webinar

TL; DR: Um webinar é um seminário online que permite aos participantes interagir e trocar informações em tempo real através da internet.
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O que é um webinar?

O termo "Webinar" significa "Web Seminar", um tipo de estratégia de educação online muitas vezes construída para incluir apresentações de vídeo, palestras e workshops hospedados online. Esses eventos online são geralmente interativos e permitem que vários educadores compartilhem conhecimentos sob demanda (por meio de sessões pré-gravadas) ou ao vivo.

Os webinars são frequentemente usados ​​como uma forma altamente eficaz de marketing de conteúdo, mas também podem ser realizados como parte de um curso online, treinamento ou experiência em evento. Alguns webinars também são eficazes para construir uma liderança inovadora, estabelecer relacionamentos com a marca / cliente e melhorar a experiência do cliente.

Que tipos de conteúdo são incluídos em um webinar?

Existem muitos tipos diferentes de conteúdo que podem ser implementados em um “seminário web” para criar uma experiência educacional completa. A maioria dos apresentadores ou educadores usará uma variedade de meios para compartilhar informações e envolver o público. Os tipos de conteúdo comuns incluem:

Apresentações de slides: vídeos educacionais geralmente exibidos acompanhados de insights do palestrante.

Vídeos ao vivo: vídeos transmitidos ao vivo onde os apresentadores podem participar de sessões de perguntas e respostas com clientes e mostrar o lado “humano” de uma empresa.

Bate-papo por texto: alguns seminários incluem componentes de bate-papo para os alunos conversarem entre si ou enviarem perguntas.

Enquetes e questionários: questionários, questionários e outros conteúdos de "teste" podem ser usados ​​para envolver os alunos e acompanhar seu progresso.

Compartilhamento de tela: os produtores de conteúdo podem compartilhar sua tela para ajudar a explicar algo que estão fazendo em tempo real.

Para que são usados ​​os Webinars?

Quer sejam ao vivo ou pré-gravados, os webinars podem ser adequados para uma ampla variedade de finalidades. O tipo mais comum de webinar é o seminário "educacional" na web, em que um apresentador educa o público sobre uma área na qual ele tem experiência. Outras opções incluem:

Webinars de produtos: Esses webinars geralmente têm como objetivo demonstrar as habilidades de um produto ou apresentar um novo produto aos acionistas e clientes.

Webinars de integração: destinados a fins de recursos humanos, os webinars de integração podem ajudar a dar as boas-vindas a um membro da equipe em um ambiente onde ele trabalhará.

Webinars de integração de usuários: semelhantes aos webinars de integração padrão, os webinars de integração de usuários podem apresentar um serviço ou produto a um cliente, para ajudá-lo a aprender como usá-lo.

Webinars de treinamento de funcionários: Os webinars de treinamento de funcionários são projetados para compartilhar habilidades específicas com grupos de funcionários em um ambiente de negócios.

Muitos webinars educacionais são usados ​​como uma forma de capturar leads para estratégias de incentivo a longo prazo, enquanto os webinars de integração de produtos e usuários são mais voltados para a retenção e suporte do cliente. Ambos os casos de uso acima geralmente requerem um dedicado plataforma de software de webinar com recursos embutidos para agilizar os processos de gravação e compartilhamento.

Quais são os benefícios de um webinar?

Os webinars têm muitos benefícios a oferecer. Dependendo do tipo de webinar que você realiza, você pode usar sua experiência educacional para atrair, nutrir e reter clientes, envolver funcionários ou simplesmente estabelecer sua posição como um líder inovador. Alguns dos maiores benefícios dos webinars incluem:

Liderança inovadora: quando você fornece conteúdo envolvente, factual e interessante na forma de um webinar, é mais provável que você apareça como um especialista do setor.

Criação de conteúdo: gravar seus webinars fornece conteúdo valioso que você pode compartilhar para ajudar a converter clientes no futuro, por meio de mídias sociais, e-mail e até mesmo de seu blog.

Geração de leads: Oferecido como parte de um lead magnet, um webinar pode ajudá-lo a coletar os endereços de e-mail de clientes que possam estar interessados ​​em seu produto ou serviço.

Retenção de funcionários: os webinars podem ajudar no treinamento, integração e suporte aos funcionários de uma forma divertida e envolvente.

Alcance da marca: Webinars podem ser uma ótima maneira de atrair a atenção de uma ampla gama de novos clientes, especialmente se você fizer parceria com outros líderes de pensamento em suas aulas.

Atualizado em fevereiro de 17, 2024
Axel Grubba é o fundador da Findstack, uma plataforma de comparação de software B2B, com experiência em consultoria de gerenciamento e capital de risco, onde investiu em software. Recentemente, Axel desenvolveu uma paixão por codificação e gosta de viajar quando não está construindo e melhorando Findstack.