O que é um software construtor de sites?
O software construtor de sites permite que qualquer pessoa crie um site sem conhecimento de codificação. O software vem com um editor de arrastar e soltar ou bloco que permite que você crie seu site com modelos de página da Web personalizáveis, bem como funções e recursos adicionais para que você possa gerenciar seu site. Os criadores de sites trabalham junto com os serviços de hospedagem para que os visitantes possam acessar o site online.
Os criadores de sites geralmente incluem um nome de domínio, páginas compatíveis com dispositivos móveis, SEO, bem como análises, plug-ins e aplicativos. Os usuários também podem adicionar fontes, cabeçalhos, widgets, imagens e vídeos a um site.
É importante entender que os construtores de sites variam em finalidade, ferramentas disponíveis e tamanho da empresa que visam. Existem muitos tipos diferentes de sites que eles podem criar, desde aqueles para indivíduos até empresas que desejam um site informativo e direto, até vitrines de grande escala e sites multimídia semelhantes a plataformas de assinatura de vídeo.
Por que usar o software do construtor de sites: principais benefícios a serem considerados
Contratar uma equipe de designers e programadores de sites é uma aposta cara. Isso tira sua agência, pois você não tem controle direto sobre o cronograma do projeto.
Outra opção é tornar seu site solo do zero, mas requer muito tempo para dominar as linguagens de codificação JavaScript, CSS e HTML.
Com um construtor de sites, os funcionários têm fácil acesso ao site, permitindo que eles gotejem o conteúdo sem a necessidade de adquirir conhecimentos técnicos e passar por um treinamento extensivo.
O software de criação de sites reduz o tempo necessário para tornar seu site ativo, selecionando um modelo pré-criado ou usando um design de inteligência artificial (IA), que cria seu site com base em perguntas e respostas.
É mais fácil editar seu site e visualizar sua aparência antes de publicá-lo ao vivo, e o software de criação de sites permite que você veja as edições em vários formatos de tela. Além disso, há a opção de editá-lo durante sua programação pessoal.
O software geralmente vem com muitos aplicativos e plug-ins, como ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CMS), integrações de mídia social e outros aplicativos de marketing.
Por exemplo, o software fornece funcionalidade de blogging para que você possa mesclar facilmente seu site, produto e blog juntos.
Em poucas palavras, eis por que as pessoas usam criadores de sites:
- Para eliminar a necessidade de conhecimento de codificação
- Reduza o tempo de ativação com modelos pré-criados
- Inclui uma biblioteca de plugins e aplicativos que ampliam as funcionalidades do site
- Permite que as equipes de conteúdo atualizem facilmente o conteúdo conforme necessário
Quem usa o software do construtor de sites?
Criativos, incluindo freelancers e blogueiros, usam o software para criar sites pessoais. As pessoas que desejam um visual específico para mostrar seu campo ou hobby, como um fotógrafo, também podem desejar um site minimalista no estilo álbum de recortes, por exemplo.
As pequenas e médias empresas precisam de um site para conquistar clientes, criar uma marca digital profissional e coesa e criar um senso de credibilidade e confiança. Esses compradores tendem a se concentrar em modelos específicos do setor com recursos como edição em tempo real e marketing por e-mail. Eles podem usar opções de comércio eletrônico para vender bens digitais ou físicos, e há escalabilidade para expandir o número de sites ou atualizar recursos.
Compradores de nível empresarial e seus sites têm demandas maiores que cobrem necessidades de segurança, uma ampla seleção de opções de comércio eletrônico, gateways de pagamento e uma abordagem mais personalizada com design avançado e suporte de site premium.
As empresas precisam de webinars, opções de associação, serviços de streaming de vídeo e recursos em vários idiomas para se posicionarem globalmente e serem mais acessíveis.
Recursos do software construtor de sites
Recursos padrão
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Atualizações automáticas: Isso garante que seus temas e site sejam bem mantidos, sem falhas ou erros. Eles também trabalham para proteger seu site contra ameaças on-line e garantir que a manutenção seja mínima.
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Colaboração em tempo real: Trabalhando juntos ao mesmo tempo. Pode incluir aplicativos de compartilhamento de tela, quadro branco, comentários ao vivo e arquivos de compartilhamento na nuvem. Clientes, parceiros e membros da equipe têm acesso, o que significa que podem ver atualizações contínuas. Em um nível básico, todos os criadores de sites devem se integrar com pastas do Google, aplicativos de videoconferência e ferramentas de gerenciamento de projetos, como Trello e Asana.
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Um construtor de formulários integrado: Eles coletam detalhes do cliente diretamente de seu software de criação de sites sem a necessidade de um aplicativo de terceiros. Inscrições, descontos e associações usam os formulários e podem fazer parte de sua campanha de marketing.
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Modelos pré-construídos: Crucial em criadores de sites para criar layouts prontos específicos do setor. Isso garante que seu site seja criado com ajustes mínimos no editor.
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Blogues integrados: Isso pode melhorar drasticamente a otimização e a autoridade do mecanismo de pesquisa, tendo um fluxo constante de conteúdo de qualidade. Eles ajudam a melhorar sua classificação e aumentar a visibilidade do seu site quando um termo é digitado em um mecanismo de pesquisa.
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Ferramentas de edição de imagem: Permite que você aprimore e faça upload de fotos em seu site para uma aparência elegante. Ferramentas padrão como cortar, girar e iluminar podem melhorar a qualidade, e filtros semelhantes ao Instagram suavizam quaisquer imperfeições. Muitas vezes, há uma biblioteca de imagens profissionais para escolher quando necessário.
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Importação e exportação de conteúdo: Refere-se ao armazenamento, salvamento e coleta de trabalho do site atual, anterior ou de ambos. Inclui tabelas, multimídia, animação, áudio e muito mais. Em termos de armazenamento, todos os construtores de sites possuem armazenamento em nuvem e uma biblioteca de imagens. A quantidade de armazenamento em nuvem geralmente é limitada nos planos gratuitos. O conteúdo carregado é copiado; no entanto, deve haver uma opção para migrar o conteúdo de um site anterior para o novo site e a opção de selecionar um código personalizado ao criá-lo. Carregar novo conteúdo lhe dará uma escolha geral de formatos de arquivo para escolher.
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Certificação SSL: Significa Secure Sockets Layer e autentica (e permite) um link criptografado entre seu site e o servidor, dando ao site o status HTTPS, que é mais seguro. Sem SSL, o site parece não confiável e aparecerá como um domínio HTTP.
Principais recursos a serem procurados
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Hospedagem de comércio eletrônico: Hospedagem na Web com vários recursos para comércio eletrônico. Hospedagem na Web é comprar espaço online e manter todos os seus arquivos para um site (ou vários sites) no servidor. A execução de um site ou loja requer hospedagem na web; não é negociável, pois permite que seu site seja acessado pela internet. Com a hospedagem de comércio eletrônico, os pacotes geralmente incluem recursos de marketing, criptografia SSL, segurança extra e gateways de pagamento que autorizam pagamentos diretos e transações com cartão.
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SEO Gestão: é aqui que você faz com que seu site tenha uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, para que mais tráfego chegue a ele. Envolve pesquisa aprofundada, planejamento de conteúdo e uso de dados para ver quais tópicos tiveram sucesso em seu site. Bons criadores de sites têm ferramentas de SEO, incluindo análises, metatags personalizadas, integrações de mídia social incorporadas e painéis de teste A/B.
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Opções de personalização: Eles abrangem uma ampla gama de design, ferramentas de edição, elementos e aplicativos que permitem ajustar cores, fontes e layouts. As melhores opções incluem submodelos disponíveis para páginas padrão, como as páginas Sobre, Blog e Contato. Até mesmo os desenvolvedores da web usam criadores de sites para seu trabalho. Cada construtor de sites varia em termos de opções de personalização com base em seu público-alvo: iniciantes a intermediários, experientes a especialistas. Alguns permitem que você altere totalmente os botões e adicione um código personalizado dentro do editor do construtor. Os editores básicos têm menos opções de personalização, pois priorizam a velocidade e a simplicidade.
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Otimização para celular: isso é vital porque a maioria dos visitantes acessa os sites por meio de seus telefones celulares. Os visitantes sairão se uma página carregar lentamente ou formatar mal. Alguns criadores de sites têm a opção de visualizar cada página em diferentes formatos de tela antes de publicar ao vivo. Ter um aplicativo dedicado permite que você faça edições e alterações apenas no seu telefone.
Considerações importantes ao escolher o software do construtor de sites
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Suporte ao Cliente: os construtores de sites fornecem suporte ao cliente e cada um difere em como eles o fornecem. Alguns terão um sistema de tíquetes online ou a opção de enviar um e-mail para a equipe, enquanto outros oferecem chat ao vivo e suporte por telefone. Da mesma forma, alguns respondem melhor às necessidades do cliente do que outros; os usuários podem verificar as avaliações on-line ou fazer uma avaliação gratuita sem compromisso. A maioria dos softwares fornece uma base de aprendizado, incluindo guias passo a passo, tutoriais em vídeo on-line e perguntas frequentes para ajudar a resolver problemas. Também vale a pena verificar se eles têm uma comunidade em seu site.
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Ecossistema de aplicativos e plug-ins – A maioria dos criadores de sites tem uma loja de aplicativos e uma seleção de widgets que permitem feeds sociais, agendamento de compromissos e um mensageiro de bate-papo para o seu site. Esteja ciente de que alguns provedores bloqueiam gateways de pagamento e aplicativos específicos para os planos de pagamento mais altos. Outros criadores de sites fornecem integrações diretas em parceria e programadas para funcionar em sua plataforma. Os construtores devem fornecer uma lista de integrações diretas e sua equipe de suporte deve ser capaz de responder a perguntas sobre plug-ins e compatibilidades de aplicativos. Há momentos em que os criadores de sites permitem apenas que seus clientes usem aplicativos personalizados e impedem o suporte de integração de terceiros. Novamente, a importância disso depende das preferências pessoais.
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Responsividade Móvel – Muitos criadores de sites afirmam ter tempos de carregamento rápidos e se posicionam como compatíveis com dispositivos móveis. A grande maioria dos criadores de sites usa HTML5, o que significa que a construção de um site otimizado para dispositivos móveis pode ser feita simplesmente usando os aplicativos. Os sites que não usam HTML5 podem oferecer uma solução alternativa que permite criar um site instantâneo com diferentes formatos de tela. Uma maneira de verificar se um construtor de sites é responsivo para dispositivos móveis é visualizar seus modelos e verificar se eles são formatados corretamente no dispositivo móvel.
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Propriedade do domínio – Embora a propriedade do domínio apareça em algumas contas freemium ao lado do site, geralmente é como um subdomínio, e migrar para um novo domínio é arriscado. Por exemplo, você pode perder o SEO em que está trabalhando e, em casos extremos, todo o conteúdo da Web disponível (se optar por fazê-lo).
Registrar separadamente o nome de domínio e resolver a hospedagem pode ser uma alternativa mais barata e inteligente. Também vale a pena entrar em contato com potenciais criadores de sites para obter detalhes completos sobre propriedade de domínio, bem como e-mails de marca. Ter uma aparência profissional e consistente gera confiança.
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Facilidade de uso – Os criadores de sites precisam fornecer um equilíbrio. Eles devem ser fáceis de usar e ainda ter opções de personalização suficientes disponíveis para o usuário. Novamente, isso depende do conjunto de habilidades do cliente e se vários usuários precisam de acesso. Familiarizar-se com o uso do editor e software de arrastar e soltar em um curto período de tempo é uma prioridade; isso agiliza o treinamento da equipe e, em última análise, agiliza a conclusão do canteiro.
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restrições – O plano de preços geralmente limita o número de páginas e as funcionalidades do construtor de sites. Saber se o construtor de sites atende às suas metas de longo prazo é crucial, pois precisa haver espaço para escalar à medida que sua empresa cresce.
Sistemas de gerenciamento de conteúdo: Esses são bancos de dados robustos que permitem aos usuários armazenar, controlar, atualizar, indexar e publicar conteúdo principalmente online. Os CMSs funcionam em conjunto com um site e o conteúdo apresentado, seja o formulário baseado em texto, áudio, vídeo ou visual.
Existem três tipos principais de software CMS:
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Código aberto – O código-fonte é acessível a todos para modificar e fazer à sua própria imagem. Em vez de pertencer a uma pessoa, é organizado por uma comunidade de desenvolvedores (em vez de uma empresa). WordPress é um exemplo chave de CMS de código aberto, pois você pode escolher temas, plug-ins e outros aspectos.
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Proprietário (ou comercial) – Isso é o oposto do código aberto, pois uma empresa é proprietária do software e o executa como, por exemplo, o Microsoft SharePoint. As opções de personalização geralmente são definidas por um preço adicional.
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Software como Serviço (SaaS) – Os serviços baseados em nuvem incorporam gerenciamento de conteúdo da web, hospedagem na web e suporte técnico de uma empresa. Um exemplo notável é o Google Docs; se você quiser uma conta comercial com Google Workspace, normalmente é uma assinatura mensal ou anual.
Plataformas de comércio eletrônico: Essas plataformas são soluções de software de ponta a ponta, do consumidor ao comerciante, que permitem que uma empresa on-line gerencie e venda produtos físicos e digitais on-line. O serviço inclui construtores de sites de comércio eletrônico, além de contabilidade, diferentes sistemas de gerenciamento e e-mail marketing.
Essas plataformas são semelhantes aos criadores de sites com funcionalidade de comércio eletrônico integrada. No entanto, eles normalmente custam mais e se concentram predominantemente em personalizações de vendas, loja e checkout. Exemplos proeminentes de plataformas de comércio eletrônico incluem Etsy e Amazon.