Abreviação de “seminários baseados na web”, webinars são apresentações virtuais, workshops, palestras, palestras e outros eventos para um público-alvo. Os webinars são usados para ensinar, treinar ou demonstrar um tópico e, mais recentemente, comercializar e vender produtos e serviços. Dependendo se são ao vivo ou pré-gravados, os webinars podem ser interativos, com os participantes podendo interagir com o anfitrião para fazer perguntas, dar feedback, participar de enquetes e conversar com outros participantes, entre outros.
Partindo disso, o software de webinar é uma ferramenta ou plataforma que é usada para criar, transmitir e gerenciar webinars, acompanhar e analisar seu desempenho, bem como monetizar seu conteúdo. Pode ser um programa local que é baixado e instalado em um computador ou um aplicativo baseado em nuvem que transmite webinars de um navegador da Internet.
Além de transmitir webinars, o software permite que organizadores e organizadores de webinar gerenciem listas de participantes, enviem aos participantes suas credenciais e informações de login para acessar as sessões e permita a colaboração entre organizadores e participantes.
O software de webinar permite que você esteja virtualmente presente onde quer que seu público esteja e sempre que quiser consumir conteúdo. Quando se trata dos benefícios do software de webinar, isso mal arranha a superfície.
O software de webinar percorreu um longo caminho desde que as primeiras soluções de webinar foram lançadas na década de 1990. Junto com essa evolução veio uma série de casos de uso que provaram funcionar entre aqueles que o usaram.
Marketing e Promoções
O uso de webinars em marketing e promoções está alinhado com a tendência crescente de fornecer conteúdo valioso e útil para seus clientes-alvo, seja você um negócio B2C ou B2B. O objetivo principal de usar o software de webinar é a disseminação de informações e conteúdo – de ideias complexas a tópicos casuais.
O software de webinar pode desempenhar um papel em todas as etapas do funil de marketing.
Os webinars provaram ser uma ferramenta de marketing e promoções extremamente eficaz que se tornou uma tática básica entre muitas empresas em vários setores.
Educação
Os webinars são uma ferramenta de ensino eficaz, especialmente nos dias de hoje em que o e-learning está crescendo rapidamente. Como a maioria das pessoas são aprendizes visuais, o software de webinar oferece salas de aula virtuais ricas em mídia que permitem que professores, instrutores e treinadores conduzam o público através de uma aula de forma eficaz com o uso de recursos visuais, como apresentações de slides e vídeos. Seja usado por grandes instituições, como escolas, faculdades e universidades, ou por pequenos centros de aprendizado ou instrutores individuais, o software de site facilita uma educação mais envolvente e eficaz. Outro benefício é expandir o potencial do conjunto de potenciais inscritos e alunos para além das fronteiras geográficas.
Reuniões e Conferências
Embora os webinars sejam frequentemente usados para transmitir conteúdo para uma audiência pública, isso não significa que eles não possam ser utilizados para eventos privados e internos, como reuniões da empresa e conferências do setor. Por que gastar milhares de dólares alugando um local se você pode usar o software de webinar e ainda envolver seu público e receber suas mensagenssage por uma fração do custo sem diminuir o impacto (desde que você faça seu webinar da maneira certa)? Organizações de todos os tamanhos podem usar o software de webinar para realizar reuniões importantes e transmitir anúncios para toda a empresa.
A beleza do software de webinar é que o conteúdo pode ser gravado, armazenado e arquivado automaticamente. O webinar gravado se torna uma referência sob demanda que os funcionários podem acessar posteriormente, se e quando necessário. Esse conteúdo de autoatendimento se torna um recurso de longo prazo para comunicação interna, educação e conscientização.
Reuniões e conferências transmitidas via software de webinar são especialmente benéficas para organizações multinacionais, pois eliminam a necessidade de os participantes interessados viajarem para um local físico.
Aumente o envolvimento do público
Webinars são eventos altamente comercializáveis. Com a estratégia e as táticas certas, é fácil deixar seu público empolgado. Saber que um anúncio, reunião, conferência, palestra ou apresentação será transmitido ao vivo adiciona gravidade ao evento. Uma promoção pré-webinar eficaz fará com que os participantes sintam que farão parte de algo importante, emocionante e interessante. Também predispõe seu público a ser mais participativo durante o próprio webinar.
Além disso, os apresentadores podem aproveitar os recursos do software de webinar, como pesquisas, enquetes e comunicação ao vivo para despertar o interesse. Isso faz com que os espectadores se sintam mais envolvidos, aumentam a recepção e ajudam as ideias a se encaixarem melhor.
Os recursos do software de webinar também criam marcos memoráveis em sua apresentação e tópicos “pegajosos”, amplificando o efeito de suas apresentações mesmo depois de encerradas.
Credenciais de destaque
Muito poucas ferramentas online podem superar o software de webinar em termos de construção de autoridade. Os webinars fornecem a indivíduos, empresas e organizações uma plataforma para construir liderança de pensamento, destacando seu histórico, demonstrando conhecimento em nichos, disciplinas e áreas em que estão e fornecendo valor antecipado com informações relevantes e úteis. O software de webinar também pode ser usado para criar conteúdo multimídia compartilhável, que pode impulsionar o boca a boca positivo para sua marca.
Qualquer pessoa e todos que desejam divulgar informações, criar conteúdo e compartilhar informações valiosas e úteis podem usar o software de webinar. No entanto, é particularmente útil para os seguintes segmentos:
Equipes de marketing e vendas
O bordão “Content is King” vem dominando o mundo do marketing online há anos e por um bom motivo. Os clientes agora são mais exigentes e as táticas de marketing e vendas difíceis não são tão eficazes quanto antes. A construção de relacionamento é importante para facilitar o fluxo da jornada do comprador.
É aí que entra o software de webinar, pois ajuda as equipes de marketing e vendas a apresentar produtos e serviços de uma maneira que agrega valor (responde à pergunta dos clientes “o que eu ganho com isso?”). O software de webinar é altamente personalizável, o que significa marketing e vendassages podem ser personalizados para atender a necessidades específicas e pontos problemáticos dos clientes com os quais você está interagindo.
As ferramentas de webinar também podem se integrar a outras plataformas de marketing e vendas digitais, tornando conveniente adicionar ativos de marca em apresentações.
Professores
Ensinar e aprender são conceitos que não estão mais confinados nas quatro paredes das salas de aula físicas e os webinars possibilitaram que o e-learning progredisse para o que é hoje. Com integração perfeita com vários sistemas de gerenciamento de aprendizado (LMS), os educadores podem realizar webinars ao vivo para uma experiência de aprendizado mais próxima de um ambiente presencial e, ao mesmo tempo, fazer upload de sessões gravadas para que os alunos possam aprender em seu próprio ritmo .
Vários LMS têm software de webinar integrado com funcionalidades específicas de aprendizado/ensino, como questionários e recursos de anotações, mas também existem ferramentas de webinar independentes feitas especificamente para educadores que podem ser facilmente conectadas a vários LMS.
Coaches de Desenvolvimento Pessoal
Intimamente relacionados aos educadores estão os treinadores de desenvolvimento pessoal. Estes incluem coaches de vida, coaches de carreira, profissionais de saúde mental e terapeutas de relacionamento, apenas para citar alguns. Em vez de se encontrar pessoalmente ou pedir aos clientes que venham ao escritório, o que pode ser um ponto de atrito, os coaches podem aproveitar o software de webinar para conduzir sessões com clientes virtualmente. Os webinars também podem diminuir a frequência de cancelamentos e adiamentos, pois são eliminados alguns fatores externos que podem impedir os clientes de prosseguir com seus compromissos agendados, como tráfego e intempéries.
Criadores de conteúdo e influenciadores
Em algum momento, criadores de conteúdo e influenciadores precisam se diferenciar de outros que estão no mesmo nicho que eles. Uma das maneiras de fazer isso é usar o software de webinar para cultivar um grupo engajado de seguidores e comunidade por meio de conteúdo informativo e útil que os recompensará com ganhos rápidos.
Não há uma abordagem mesquinha para usar webinars. Na verdade, os webinars são mais eficazes quando usados de acordo com objetivos específicos.
Diferentes tipos de webinars requerem diferentes tipos de software. Aqui estão algumas das classificações de software de webinar mais comuns que você pode encontrar.
Software de webinar Evergreen
Esse tipo de tecnologia de hospedagem de webinar permite que você crie eventos online com conteúdo de relevância atual e futura. Em outras palavras, esta é uma plataforma de webinar para transmissão de tópicos de webinars que estão sempre atuais.
As vantagens de um webinar evergreen incluem:
Os webinars Evergreen podem ser ao vivo ou pré-gravados.
Software de webinar automatizado
O software de webinar automatizado oferece a capacidade de publicar webinars pré-gravados que são acessíveis apenas em datas e horários pré-determinados. Essa abordagem de “tempo limitado” tem vários benefícios, incluindo:
Software de webinar sob demanda
Semelhante a uma solução de webinar automatizada, o software de webinar sob demanda transmite webinars pré-gravados. A diferença é que, em vez de dar aos espectadores acesso limitado durante horários pré-definidos, as tecnologias de webinar sob demanda disponibilizam conteúdo pré-gravado o tempo todo.
O uso do software de webinar sob demanda tem as seguintes vantagens:
Software de webinar just-in-time
Um programa ou aplicativo de webinar just-in-time é usado para transmitir webinars pré-gravados que oferecem aos participantes interessados a opção de participar de uma sessão que começa minutos depois de chegarem à página de registro (daí o termo “just in time”) . Essa programação é criada dinamicamente toda vez que alguém visita a página inicial de um webinar e é exibida junto com outras programações que ocorrerão em datas posteriores.
Uma tecnologia de webinar relativamente nova, os webinars just-in-time estão crescendo em popularidade devido a muitos motivos positivos:
Existem várias plataformas de webinar tudo-em-um que possuem as funcionalidades das quatro soluções discutidas acima. Se você acha que usará todos esses tipos de software de webinar em algum momento, optar por um aplicativo de webinar que tenha todas essas funcionalidades pode ser sua melhor opção.
Compreender os recursos comuns de uma solução de webinar é o primeiro passo antes de obter um. Essas informações o ajudarão a restringir suas soluções de webinar com base em seus recursos, garantindo que o software selecionado seja capaz de executar todas as funções de que você precisa.
Enumerados abaixo estão os recursos típicos do software de webinar. Examine esta lista, escolha os atributos que melhor atendem às suas necessidades e use-os como critério ao escolher qual plataforma comprar ou assinar.
Da mesma forma, descritos abaixo estão os recursos adicionais do software de webinar. Isso é bom de ter e não ter essas funcionalidades não impedirá que você inicie seu primeiro webinar. No entanto, eles oferecem recursos adicionais que podem ser úteis à medida que você se tornar um usuário mais experiente no futuro.
Marca personalizada
Seja você uma empresa ou um indivíduo, o branding é crucial se você deseja que seus webinars gerem reconhecimento, criem afinidade e gerem recall. Isso é especialmente importante se você for usar webinars como uma tática principal de marketing e promoções. Ele permite que você anexe sua empresa ou seu nome às ideias, produtos ou serviços que você está apresentando. Webinars personalizados devem ser um recurso inegociável ao escolher o software de webinar, mas isso pode não estar disponível para versões gratuitas.
Acesso Baseado em Função
Semelhante aos eventos presenciais, gerenciar o comportamento dos participantes durante um webinar é vital para garantir o fluxo suave da discussão. O acesso baseado em função permite que os hosts restrinjam o uso de determinadas ferramentas com base em funções. Isso garante que a interação do público sempre ocorra a critério do orador. Ele também direciona a atenção dos participantes para onde o orador quer em um determinado momento. Por exemplo, os apresentadores podem silenciar os participantes, desabilitar as conversas entre participantes e limitar o compartilhamento de tela ao host e aos co-anfitriões, apenas para citar alguns.
Gravação
Esse recurso permite que os hosts do webinar gravem suas sessões para visualização posterior. Os webinars gravados podem ser publicados em um site pessoal ou em outro lugar na internet para qualquer pessoa assistir ou baixar posteriormente. Alguns sites incluem até gateways de pagamento, exigindo que os visitantes paguem uma taxa antes de terem acesso a um webinar gravado. Esse recurso também estende a vida útil do conteúdo, permitindo que os webinars ao vivo sejam reaproveitados como eventos pré-gravados automatizados, sob demanda e just-in-time.
Registo
Um componente vital de um webinar bem-sucedido é um processo de registro fácil e contínuo. Um recurso de registro integrado permite que os participantes interessados se inscrevam em um webinar dentro do aplicativo e permite que os organizadores verifiquem a participação sem sair da plataforma. Alguns softwares de webinar também permitem que os hosts criem páginas de destino, enviem materiais colaterais e configurem sequências de e-mail automatizadas (lembretes, etc.) dentro do aplicativo.
Bate-papo ao vivo do participante
Uma das maneiras mais fáceis de incentivar o engajamento e a participação do público durante um webinar é por meio de bate-papo ao vivo. Existem três maneiras principais de o bate-papo ao vivo funcionar: mensagens privadassages enviadas ao apresentador, mensagens públicassages visíveis para todo o grupo e mensagens privadassages enviados para outros participantes. Os anfitriões podem usar o bate-papo ao vivo para coletar perguntas para a parte de perguntas e respostas do webinar e fornecer um meio para os participantes conversarem entre si para tornar a discussão mais rica.
Pesquisas e Pesquisas
Pesquisas e pesquisas de audiência em tempo real fornecem ao palestrante pontos de discussão específicos que permitem que eles adaptem suas mensagenssage com base nas respostas dos participantes. Isso dá aos apresentadores dicas para dinamizar o conteúdo de sua apresentação dentro do próprio webinar (aplicável a webinars ao vivo) de uma maneira que seja mais relevante e ressoe mais com os participantes. Além disso, permite que os participantes avaliem o webinar e dêem seus comentários, comentários e sugestões durante ou imediatamente antes do término da sessão.
Análise de Eventos
Rastrear as principais métricas de desempenho antes, durante e depois de uma sessão é importante para melhorar o desempenho de seus webinars futuros. A análise de eventos oferece informações sobre várias áreas de desempenho do webinar, como taxa de aceitação ou taxa de inscrição, taxa de participação, taxa de desistência (e onde, em particular, durante a sessão, os participantes saem), taxa de conclusão, taxa de conversão (se você oferecer produtos e serviços durante o webinar) e taxa de download (se você enviar materiais para download) só para citar alguns. Isso lhe dará uma ideia do que você fez bem e pode repetir em webinars sucessivos e o que precisa ser ajustado. Vários aplicativos de webinar fornecem um painel que oferece uma visão geral de como o seu webinar está se saindo rapidamente.
Relatórios de participantes
Esse recurso reúne informações do participante para análise. Os dados que você coleta podem ser utilizados para segmentar leads que podem ser nutridos por meio de e-mails de acompanhamento e outras formas de comunicação. Se você coletar informações demográficas, poderá adaptar sua divulgação pós-webinar com base nos perfis dos participantes, bem como realizar uma análise aprofundada do público.
Social Media Integrations
Uma das melhores maneiras de promover seu webinar para aumentar sua taxa de inscrição é através das mídias sociais. O software de webinar que se integra facilmente a várias plataformas de mídia social permite que você obtenha mais olhos para o seu evento, além de transmitir simultaneamente seu conteúdo em diferentes canais, o que aumenta a audiência. O conteúdo veiculado nas redes sociais também é facilmente compartilhável, ampliando o alcance do seu conteúdo além do seu público-alvo inicial. Além disso, a integração de mídia social gera interesse avançado para seus webinars subsequentes.
Integrações de Software
Esse recurso permite que você conecte seu software de webinar com outros aplicativos para funcionalidades adicionais. Por exemplo, se você estiver usando um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), você pode conectar sua plataforma de webinar para que todos os inscritos sejam automaticamente canalizados para sua lista de e-mail. Você também pode conectar sua solução de webinar ao seu site ou construtor de página de destino para aumentar a visibilidade de seus ativos da web de propriedade. Alguns aplicativos de webinar também podem se conectar a ferramentas mais específicas do setor, como software de gerenciamento de ativos digitais, sistemas de gerenciamento de aprendizado e sistemas de gerenciamento de aprendizado corporativo.
Nem todas as opções de software de webinar são criadas iguais. Ao escolher um aplicativo de webinar, especialmente se você estiver pagando por ele, é importante observar os principais fatores para garantir que você obtenha o valor do seu investimento e cumpra seus objetivos de webinar.
Aqui está uma lista de verificação dos elementos importantes que você deve avaliar ao escolher qual plataforma de webinar usar:
Qualidade de vídeo
Mesmo o webinar melhor conceituado e bem elaborado falhará se a qualidade do vídeo for inferior. O mesmo vale para o áudio. Como meio audiovisual, uma boa qualidade de imagem e som é de extrema importância para que os webinars tenham o máximo impacto. Imagine se os participantes do seu webinar estiverem vendo um vídeo pixelado do palestrante. Outros sinais de alerta a serem observados são atrasos de vídeo, volume de som, quebra de áudio e áudio e vídeo não síncronos. Procure um software de webinar que possa transmitir pelo menos uma resolução HD (1280 x 720 pixels).
Facilidade de uso
Embora você não queira um software de webinar que seja muito fino em termos de recursos, você também não deseja selecionar uma plataforma que seja muito complexa para usar. Você deve ser capaz de utilizar um aplicativo de webinar logo de cara sem precisar de ajuda de sua equipe de TI. Procure uma solução de webinar que tenha uma interface de usuário amigável, seja simples de usar, com prompts de funcionalidade integrados e tenha perguntas frequentes e recursos de usuário bem documentados. Uma boa solução de webinar deve ser agnóstica do usuário, de modo que mesmo os iniciantes devem poder usá-la sem muito descobrir.
Opções de compartilhamento de tela
A capacidade de compartilhar a tela deve ser um dos critérios mínimos ao escolher o software de webinar. Os recursos de compartilhamento de tela podem variar em diferentes plataformas de webinars. Por exemplo, algumas ferramentas de webinar só permitem que você compartilhe sua tela ou seu vídeo, compartilhe-os simultaneamente ou permita que dois apresentadores transmitam suas telas ao mesmo tempo.
Suporte ao Cliente
Como acontece com qualquer outra tecnologia de software como serviço (SaaS), escolha uma solução de webinar de um provedor que ofereça um bom suporte ao cliente por meio de vários canais. Isso garante que você obtenha a ajuda necessária se e quando encontrar problemas técnicos com o software. Você também pode se beneficiar do suporte adicional de atendimento ao cliente, como um representante de atendimento ao cliente dedicado atribuído à sua conta, uma rica biblioteca de recursos de usuário e integração e treinamento de novos usuários.
Software de videoconferência
O software de webinar e o software de videoconferência compartilham vários recursos e funcionalidades. Ambos conectam pessoas por meio de um fluxo de vídeo usando a internet e disponibilizam ferramentas adicionais para facilitar a comunicação. A principal diferença é que o software de videoconferência normalmente atende a pequenos grupos, enquanto o software de webinar pode acomodar milhares de participantes e transmitir informações para consumo público. Os aplicativos de webinar também fornecem mais recursos específicos para apresentação em comparação com as plataformas de videoconferência que geralmente são usadas para reuniões.
Plataformas de eventos virtuais
As soluções de webinars e as plataformas de eventos virtuais criam uma experiência virtual interativa para seus participantes, mas ao mesmo tempo que se assemelham em muitos aspectos, também diferem em várias áreas, principalmente decorrente do propósito para o qual foram criadas. As soluções de webinar geralmente são destinadas a transmitir um evento por vez, enquanto as plataformas de eventos virtuais – porque são projetadas para replicar eventos no local – podem transmitir vários eventos simultaneamente. As plataformas de eventos virtuais permitem que os participantes saltem de uma sessão para outra. Enquanto os webinars geralmente são focados em apresentações audiovisuais, as plataformas de eventos online têm outras funcionalidades interativas, como exposições interativas, cabines na web e outros tipos de espaços virtuais.