O marketing por email é uma estratégia de marketing online que envolve o envio de emails cuidadosamente elaboradossages para pessoas em uma lista de discussão. Esses e-mails enviados regularmente têm como objetivo conectar-se com o público e envolvê-lo de uma forma que impulsione as vendas e aumente a lealdade.
Embora o marketing por email já exista há algum tempo no panorama do marketing digital, continua a ser uma das ferramentas de publicidade mais populares até à data. A grande maioria dos adultos em todo o mundo tem acesso a pelo menos um endereço de e-mail, tornando o marketing por e-mail uma escolha popular para atingir um público amplo.
O marketing por email é uma forma de marketing digital direto, projetada para promover produtos e serviços comerciais, ao mesmo tempo que constrói relacionamentos com os clientes. As empresas que investem em marketing por e-mail costumam usar uma variedade de tipos diferentes de e-mails para chegar aos clientes, como:
E-mails promocionais: as campanhas de marketing por e-mail geralmente têm como objetivo promover algo, como um produto ou serviço. Com e-mails promocionais, você pode chamar a atenção para ofertas especiais, promoções, vendas e muito mais.
E-mails informativos: boletins informativos e e-mails com foco em informações chamam a atenção para a natureza do negócio e para as coisas que a empresa realiza. O objetivo dos e-mails informativos é desenvolver um relacionamento com o cliente e construir a reputação da marca.
E-mails transacionais: e-mails transacionais informam o cliente sobre os detalhes de sua compra, prazos de envio e, muitas vezes, agradecem aos clientes por comprarem algo. Esses e-mails também ajudam na construção de relacionamento,
O marketing por email também pode ser usado para fazer anúncios sobre informações importantes, como mudanças na estrutura de uma empresa ou a chegada de novos produtos.
O envio de e-mails regulares aos clientes para promover produtos e melhorar o relacionamento com a marca / cliente seria muito difícil de fazer manualmente. Felizmente, software e-mail marketing pode ajudar neste processo.
Uma solução de email marketing pode automatizar o processo de envio de emails para grandes grupos de pessoas. Você também pode organizar suas listas de e-mail e “segmentá-las” para garantir a mensagem certa.sages alcançar as pessoas corretas. O software disponível geralmente vem com ferramentas de segmentação para ajudar a distribuir e-mails de forma mais eficaz de acordo com fluxos de trabalho específicos.
O software de marketing por email geralmente apresenta temas e modelos, para que as empresas possam criar emails com aparência profissional sem muito conhecimento de codificação. Também há acesso a ferramentas para análises, relatórios e assim por diante.
O marketing por email ajuda a cumprir uma série de objetivos para os líderes empresariais de hoje. Se você estiver lançando uma liquidação ou promoção, poderá alcançar os clientes onde quer que estejam. A maioria das pessoas tem acesso a um endereço de e-mail o tempo todo, principalmente na era dos smartphones.
O marketing por email é eficaz para gerar conversões, especialmente quando as empresas promovem as vendas, ofertas ou negócios certos para os clientes. Outros benefícios incluem:
Maior conhecimento da marca
Oportunidades para construir a fidelidade do cliente
Desenvolvimento da reputação da marca
Pesquisa e percepções do cliente
Atendimento ao cliente
A estratégia certa de marketing por e-mail pode frequentemente acompanhar outros planos de marketing digital, que podem incluir marketing de conteúdo e publicidade em mídia social.