Ecommerce

TL; DR: E-commerce, abreviação de comércio eletrônico, refere-se à compra e venda de bens ou serviços pela Internet, muitas vezes envolvendo transações online entre empresas e consumidores.
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O que é comércio eletrônico?

E-Commerce é o ato de comprar e vender bens ou serviços na Internet. O comércio eletrônico também é conhecido como compras online, compras eletrônicas ou compras na web. O termo “comércio eletrônico” é frequentemente usado para compra e venda online de produtos físicos, mas também pode se referir a serviços e bens intangíveis comprados e vendidos online.

O comércio eletrônico pode ser um empreendimento extremamente lucrativo devido às baixas despesas gerais, à pouca necessidade de funcionários e à popularidade dos pagamentos eletrônicos. No entanto, o sucesso do e-commerce requer tempo e esforço significativos para promover produtos por meio da mídia social, e-mail, mecanismos de pesquisa da Internet e outros meios.

Atualmente, o e-commerce é a forma mais popular de fazer compras porque é acessível e conveniente. Baseado em estatística , eles concluem que, no final de 2021, haverá mais de 2.14 bilhões de compradores online em todo o mundo. O aumento foi muito influenciado pela pandemia COVID-19.

Além disso, mais plataformas são criadas para isso e as empresas têm adotado a venda e a promoção digital. Os recursos de mudança de jogo também são disponibilizados por grandes empresas de comércio eletrônico, como Amazon e eBay. Isso inclui compras com 1 clique.

História do E-Commerce

Embora a primeira transação tenha ocorrido em 1994 em um site de varejo, a transferência de documentos por meio de um método eletrônico conhecido como Electronic Data Interchange pode ser rastreada até a década de 1960.

A partir daí, o e-commerce evoluiu e pavimentou o caminho para grandes potências de compras online como Amazon, eBay, Rakutene Alibaba.

Desvantagens e vantagens do comércio eletrônico

A vantagem mais significativa do e-commerce é o fato de que as empresas têm um alcance mais amplo. Assim que seus produtos forem publicados online, eles ficarão visíveis para milhões de compradores em todo o mundo.

Ele também permite que os vendedores reduzam os custos, porque nenhuma loja física ou equipe de varejo são necessários. Todas as transações são feitas pela Internet e os pagamentos geralmente são processados ​​por métodos seguros, como PayPal, Stripe e Wise.

Embora a maior desvantagem do comércio eletrônico seja o risco de fraude online. Isso afeta os compradores, pois é difícil saber se o produto que compram é original ou existe. Além disso, será mais difícil para os compradores devolver o item que compraram devido aos altos custos de envio e ao baixo valor de produção.

Para os vendedores, uma desvantagem a ser observada é o tempo e o conhecimento necessários para configurar um site de comércio eletrônico. Embora as plataformas tenham tornado a construção de sites o mais fácil possível, outros fatores podem afetar o processo de criação, como pesquisa de produtos e concorrentes, branding e criação de cópias, imagens e outras mídias.

O estabelecimento de um site de comércio eletrônico pode demorar menos do que 30 minutos ou 12 meses , dependendo da preparação do negócio.

Tipos de modelos de negócios de comércio eletrônico

Business to business – Este modelo é aplicável a empresas que vendem bens e serviços a outras empresas.

Business to consumer – Este modelo é o mais comum da lista. O modelo B2C se aplica quando o vendedor está em contato direto com seu cliente para transacionar bens e serviços.

Consumidor para consumidor - o modelo C2C é um tipo popular de venda e compra entre os clientes. Isso pode ser feito em várias plataformas como Facebook, Instagram, Craigslist e outros mercados online.

Consumidor para empresa – C2B permite que os consumidores vendam para empresas e geralmente é em serviços. Um ótimo exemplo de C2B são os serviços de marketing de afiliados e mercados de trabalho como o Upwork.

Atualizado em fevereiro de 17, 2024
Axel Grubba é o fundador da Findstack, uma plataforma de comparação de software B2B, com experiência em consultoria de gerenciamento e capital de risco, onde investiu em software. Recentemente, Axel desenvolveu uma paixão por codificação e gosta de viajar quando não está construindo e melhorando Findstack.