CRM

TL; DR: CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma estratégia e tecnologia para gerenciar interações e relacionamentos com clientes e potenciais clientes, visando melhorar o relacionamento comercial, a retenção de clientes e o crescimento das vendas.
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O que é um CRM?

CRM ou “Customer Relationship Management” é o termo comumente usado para se referir à tecnologia que permite às empresas rastrear e gerenciar suas interações com os clientes. Os sistemas de CRM ajudam as organizações a desenvolver conexões mais fortes com seu público-alvo, incentivando as vendas e a fidelidade à marca ao longo do tempo.

Software de CRM ajuda na organização, eficiência, gerenciamento de tempo e garantindo que você tenha o que é preciso para impressionar seus clientes. Embora o conceito de software de CRM já exista desde meados dos anos 90, a tecnologia só realmente começou a ganhar atenção adicional recentemente, à medida que o conceito de “CX” ou experiência do cliente se torna mais essencial para as marcas.

Quando as pessoas falam sobre “CRM”, frequentemente estão se referindo ao Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente como uma solução de software. No entanto, existem várias definições de CRM, tais como:

CRM como um processo: O Customer Relationship Management como um “processo” são os vários esforços e sistemas que uma empresa usa para nutrir e gerenciar relacionamentos com a marca.

CRM como estratégia: Esta é uma filosofia de negócios sobre como os relacionamentos com clientes potenciais e clientes devem ser gerenciados.

CRM como tecnologia: Este é o produto de software que as equipes podem usar para registrar, rastrear, analisar e melhorar as interações entre os clientes e a empresa.

O objetivo do “Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente” como um conceito geral é usar estratégias, processos e tecnologias para melhorar as relações comerciais e expandir os negócios.

O que o software CRM faz?

O software de gerenciamento de relacionamento com o cliente geralmente possui vários recursos. Você pode registrar informações de contato do cliente, como e-mail, telefone e interações nas redes sociais, e até mesmo rastrear o comportamento do cliente em seu site. As soluções de CRM também são eficazes para obter outras informações sobre a atividade da empresa e armazenar detalhes sobre as preferências do cliente.

Essencialmente, a tecnologia de CRM oferece às empresas uma visão dos bastidores de todas as informações necessárias para entender as expectativas de um cliente e de seu público em geral. Com uma visão de 360 ​​graus de cada interação com um consumidor, você pode ter conversas muito melhores com seu público-alvo. Os benefícios do software CRM incluem:

Organização: manter as informações do cliente organizadas é crucial quando você está tentando fornecer uma experiência do cliente incrível. Sua tecnologia CRM coletará todos os números de telefone, endereços de e-mail e dados de clientes, para que você possa criar experiências personalizadas para cada cliente.

Rastreamento de tarefas: O software correto pode ajudar a alinhar a equipe em torno de tarefas específicas e até mesmo automatizar vários processos. Isso mantém a equipe funcionando da maneira mais eficiente possível, mesmo em um local de trabalho híbrido ou remoto.

Oportunidades de vendas: as soluções de CRM rastreiam coisas como padrões de compra e fornecem insights sobre tendências e temas. Isso torna mais fácil para as empresas determinarem como precisam evoluir para crescer no futuro.

Acompanhamento de vendas: o gerenciamento de vendas é um componente comum do ambiente de CRM. Você pode usar sua tecnologia para acompanhar o progresso das conversas de vendas em toda a organização. Isso também ajuda a determinar com quem você precisa fazer o acompanhamento.

Comunicações personalizadas: a tecnologia CRM oferece uma visão dos bastidores de seus clientes, para que você possa se comunicar com eles de uma forma mais pessoal. As comunicações personalizadas geralmente melhoram a fidelidade à marca e as conversões.

Maior retenção: acompanhar o relacionamento com os clientes também torna mais fácil determinar quais de seus clientes podem estar prestes a abandonar o navio.

Atualizado em fevereiro de 17, 2024
Axel Grubba é o fundador da Findstack, uma plataforma de comparação de software B2B, com experiência em consultoria de gerenciamento e capital de risco, onde investiu em software. Recentemente, Axel desenvolveu uma paixão por codificação e gosta de viajar quando não está construindo e melhorando Findstack.