Taxa de rejeição

TL; DR: A taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes de um site que saem do site após visualizar apenas uma página, sem interagir mais.
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O que é uma taxa de rejeição?

A taxa de rejeição é o número total de visitantes que visualizam uma única página do site e saem sem fazer nada, como clicar em links, assinar um formulário ou comprar um produto. Uma alta taxa de rejeição nem sempre significa algo negativo e depende do objetivo do negócio. No entanto, analisá-lo ainda é crucial, pois pode ajudar os proprietários de empresas online a determinar seus esforços de marketing.

Alguns fatores que podem afetar as taxas de rejeição são o tipo de página, CTAs, problemas técnicos, conteúdo e design do site.

Taxa de rejeição boa x ruim

Ao calcular a taxa de rejeição, obter um número alto é ruim. Embora alcançar um número baixo seja bom.

A taxa de rejeição ruim (número alto) mostra que há um problema com a página da empresa. Pode ser pelos seguintes motivos:

O conteúdo é irrelevante ou desinteressante

Tempo lento de carregamento da página

Falta de call to action e links

Design ruim do site

Uma alta taxa de rejeição também pode significar que há um problema na forma como os mecanismos de pesquisa rastreiam, indexam ou classificam o site.

Por outro lado, boas taxas de rejeição (número baixo) mostram que a página é amigável, organizada e eficiente em fornecer aos usuários um objetivo claro ou um call to action. Também pode significar que o conteúdo da página é atraente ou convincente o suficiente para que eles cliquem.

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Taxa de rejeição média

Um relatório da GoRocketFuel.com afirmam que a média varia de 41 a 51%. No entanto, isso varia de acordo com o nicho ou indústria em que o site está.

Este gráfico do Backlinko mostra a diferença nas taxas de rejeição médias em diferentes nichos de sites.

Taxas médias de rejeição por setor

Para analisar a taxa de rejeição corretamente, empresas e indivíduos devem comparar sua porcentagem com a categoria adequada.

Quando isso importa?

A importância da taxa de rejeição varia de acordo com as metas de negócios e o tipo de página ou site que eles possuem. Por exemplo, a taxa de rejeição é vital para um negócio de e-commerce porque uma alta taxa de rejeição geralmente significa problemas com o produto ou serviço listado em seu site.

Além disso, as páginas do site de comércio eletrônico são comumente páginas de vendas, de destino ou de produto / serviço. Ou seja, se a taxa de rejeição for alta, as pessoas não estão clicando ou comprando, o que pode afetar suas vendas.

A taxa de rejeição também é essencial para páginas e anúncios PPC. Uma taxa de rejeição baixa geralmente é igual a uma conversão baixa.

Por outro lado, as taxas de rejeição não são tão cruciais para páginas de conteúdo informativo e de formato longo, como blogs. Esse tipo de página geralmente é preenchido com informações relevantes e valiosas para o público, portanto, se a taxa de rejeição da página web for alta, isso realmente não importa, pois não afeta leads ou vendas.

Além disso, a taxa de rejeição do tráfego proveniente das mídias sociais ou SEO também não é essencial.

Como a taxa de rejeição é calculada?

Cálculo da taxa de rejeição

As taxas de rejeição podem ser calculadas por meio de aplicativos online como Lido ou vários calculadoras online gratis .

Para fazer isso manualmente, as pessoas podem seguir este cálculo simples:

A taxa de rejeição pode ser calculada dividindo o número total de visitantes que saíram sem se envolver pelo número total de visitantes da página da web, vezes 100.

Por exemplo, o número total de visitantes da página da web de uma página de destino X é 2,500 e o número total de pessoas que saíram sem se engajar é 567. Portanto, 567 dividido por 2,500 vezes 100 é igual a 22.68%.

Essa taxa de rejeição é razoável. No entanto, o proprietário da empresa ou do site deve comparar isso com outros sites em seu setor e explorar maneiras de diminuir esse número, se possível.

Atualizado em fevereiro de 17, 2024
Axel Grubba é o fundador da Findstack, uma plataforma de comparação de software B2B, com experiência em consultoria de gerenciamento e capital de risco, onde investiu em software. Recentemente, Axel desenvolveu uma paixão por codificação e gosta de viajar quando não está construindo e melhorando Findstack.