Afiliados

TL; DR: Um afiliado é um indivíduo ou organização que promove produtos ou serviços para outra empresa, normalmente ganhando uma comissão por cada venda ou indicação.
Partilhar

O que é um afiliado?

O termo “afiliado” é usado com mais frequência no mundo dos negócios, por empresas que descrevem empreiteiros responsáveis ​​por chamar a atenção para uma marca. Os afiliados atuam como defensores das empresas para as quais trabalham, realizando tarefas de marketing e promoção ou vendendo produtos em nome de outra empresa.

Algumas empresas criam programas completos de “afiliados” que atraem dezenas de pessoas diferentes, como a rede de afiliados da Amazon. Outras marcas se concentrarão na seleção manual de um pequeno número de afiliados que consideram mais benéficos para o crescimento de seus negócios.

O que é um afiliado?

Em termos comerciais gerais, a palavra “afiliado” refere-se à conexão oficial entre duas entidades comerciais. Em outras palavras, existe um contrato que vincula as atividades de uma marca e de outra pessoa ou grupo. As entidades não precisam estar publicamente conectadas, mas devem ter um acordo em vigor que dê a uma empresa acesso aos serviços de outras entidades.

De acordo com a SBA, um indivíduo, empresa ou entidade pode ser afiliada de outra empresa se a segunda empresa tiver controle sobre a primeira com base em vários fatores. Por exemplo, a afiliação pode ser definida por relações contratuais, propriedade ou conexões de gerenciamento. As partes de uma joint venture também podem ser consideradas “afiliadas” uma da outra.

Primeiramente, existem dois usos específicos para o termo "afiliado" nos negócios:

Em direito societário e impostos, uma afiliada é uma empresa relacionada a outro negócio por estar em uma função subordinada.

No varejo online, um afiliado é um empreiteiro ou empresa que deve ajudar outra marca a vender produtos e serviços por meio de vendas diretas ou marketing.

O que é um programa de afiliados?

Um programa de afiliados ou “programa de associados” é um acordo em que uma empresa paga a outra entidade (uma pessoa ou empresa) uma comissão para ajudar no crescimento do negócio. O contrato de afiliação pode incluir outra empresa ou indivíduo vendendo um produto em seu site ou por meio de seus canais de mídia social.

Uma das formas mais comuns de programa de afiliados é o "marketing de afiliados". No marketing de afiliados, o afiliado é responsável por enviar leads potenciais ao site do comerciante, onde pode comprar um produto. Normalmente, os afiliados nessa situação são pagos com base no número de leads que entregam à empresa ou no número de pessoas que convertem usando um link especial rastreável.

Os programas de afiliados pode ser benéfico por uma série de razões. Primeiro, eles fornecem às empresas acesso a recursos adicionais de marketing e promoção, para que possam alcançar um número maior de clientes. O marketing de afiliados também pode ajudar a melhorar a reputação de uma marca, criando associações com outras pessoas conhecidas.

No cenário do marketing digital, o marketing de afiliados costuma ser útil porque pode ajudar a melhorar a classificação de SEO de uma empresa. Backlinks para sites de locais de alta autoridade podem melhorar a imagem da marca aos olhos dos mecanismos de pesquisa.

Alguém pode ser afiliado?

Os acordos de afiliados podem frequentemente ser celebrados por todos os tipos de profissionais, incluindo freelancers, proprietários individuais, sociedades limitadas e joint ventures. Para que a relação de afiliado seja bem-sucedida, no entanto, deve haver um contrato completo, no qual as partes delinem:

Os termos do contrato de afiliação

A definição de "afiliado" na situação

A relação entre as duas partes

Os direitos e deveres do afiliado

Quem paga o quê, por quê e quando?

Quais licenças podem ser necessárias para a afiliada ou empresa?

Quem possui a propriedade intelectual criada na parceria?

Atualizado 04 de janeiro de 2024
Axel Grubba é o fundador da Findstack, uma plataforma de comparação de software B2B, com experiência em consultoria de gerenciamento e capital de risco, onde investiu em software. Recentemente, Axel desenvolveu uma paixão por codificação e gosta de viajar quando não está construindo e melhorando Findstack.