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Como iniciar um blog (em 2024): guia passo a passo para iniciantes

Findstack Equipe editorial

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Atualização do 14 de fevereiro de 2023

Quer começar um blog para o seu negócio? Os blogs desempenham um papel vital no marketing de conteúdo e na otimização do mecanismo de pesquisa. Neste guia, mostraremos como iniciar um blog, desde a escolha de sua plataforma até a publicação de sua primeira postagem. 

O que é um blog?

Um blog, abreviação de weblog, é um site ou parte de um site que consiste em artigos atualizados regularmente ou postagens de blog. Os blogs começaram em 1997, como uma forma de as pessoas compartilharem diários online com amigos e familiares. 

Décadas depois, o blog tornou-se uma forma importante para indivíduos e empresas se conectarem com seu público-alvo. Como mostrado por Google Trends, os blogs se mantiveram consistentes nas tendências de pesquisa nos últimos cinco anos. 

como criar um blog 1

Quais são os benefícios do blog? 

Além de construir uma comunidade em torno do conteúdo, as empresas se beneficiam dos blogs de várias maneiras. 

  • Ao publicar regularmente conteúdo de alta qualidade sobre um tópico específico, as empresas podem se posicionar como uma autoridade informativa em seu nicho. 
  • As postagens de blog que são adequadamente otimizadas para pesquisa têm o potencial de se classificar bem na pesquisa, levando ao seu site. 
  • As postagens do blog escritas com o leitor em mente podem ser compartilhadas com outras pessoas nas mídias sociais, direcionando o tráfego para seu site.
  • As postagens de blog podem se tornar parte de seu funil de marketing, apresentando sua empresa a novas pessoas e ajudando-as a descobrir as informações de que precisam para fazer uma compra. 

Como faço para começar um blog?

O processo a seguir o ajudará a configurar sua presença online para ter um blog de sucesso. 

Selecione uma plataforma

A primeira etapa para iniciar um blog é selecionar uma plataforma de blog. Este é o software que você usará para gerenciar o conteúdo do seu blog. Existem dois tipos de plataformas de blog. 

Hospedado

As plataformas de blog hospedadas permitem que você se concentre mais no conteúdo que deseja criar e menos nos aspectos técnicos da criação de um blog. Embora seja um benefício substancial para quem não gosta ou não tem tempo para a tecnologia, tem suas desvantagens. 

  • Você está limitado à funcionalidade básica do blog.
  • Você está limitado a uma seleção menor de modelos / designs para o seu blog com poucas opções de personalização.
  • Você pode estar limitado a um URL que se parece com você.blog.com em vez de com você
  • Você deve seguir as regras da plataforma de blog, que podem mudar com frequência e podem afetar a forma como você promove seu negócio.

Exemplos de plataformas de blog hospedadas incluem Wordpress. Com Squarespace, Wix, Médio e Tumblr. 

Embora as plataformas de blogs hospedados se vendam como o serviço ideal para pessoas que desejam menos complicações técnicas, existe uma maneira melhor de obter o melhor dos dois mundos. 

Self-Hosted

Plataformas de blog auto-hospedadas permitem que você instale o software de blog em seu domínio e opere seu blog em com você. Isso dá a você controle total sobre a funcionalidade do seu blog e opções de personalização ilimitadas para o design. 

WordPress é o líder CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo). Isso permitirá que você crie um site com quantas páginas e postagens de blog você precisar. Você pode personalizar a funcionalidade com plug-ins e o design com um tema. Discutiremos em breve. 

Para começar com WordPress, você precisará instalá-lo em seu domínio por meio de uma empresa de hospedagem na web. Veja como. 

Escolha um provedor de hospedagem na web

Vários provedores de hospedagem na web oferecer WordPressplanos de hospedagem na web específicos. As três empresas WordPress as recomendações para hospedagem incluem o seguinte.

bluehost página de destino de hospedagem na web
  • Bluehost - WordPress planos de hospedagem com grátis WordPress a instalação começa em $ 2.95 por mês com registro de domínio grátis e SSL grátis. 
  • DreamHost - WordPress planos de hospedagem com grátis WordPress a instalação começa em $ 2.59 por mês com registro de domínio grátis e SSL grátis. 
  • SiteGround - WordPress planos de hospedagem com grátis WordPress a instalação começa em $ 4.99 por mês com SSL grátis. 

Se você escolher qualquer um destes WordPress empresas de hospedagem, você não terá que se preocupar em instalar WordPress. Ele virá instalado no domínio escolhido. É a melhor opção para quem não quer lidar com o lado técnico da inicialização do seu site. 

Você também pode querer olhar para gerido WordPress hospedagem. Empresas de hospedagem gerenciada, incluindo, Kinsta, WPEngine, LiquidWeb or InMotion, e oferecer em curso WordPress gerenciamento e liderança de suporte ao cliente. Isso permitiria que você se concentrasse em seu conteúdo enquanto seu host da web lida com atualizações, segurança e backups. 

Escolha seu nome de domínio

O registro de um domínio por um ano normalmente começa em US $ 12.95. Quando você se inscreve em um plano de hospedagem com Bluehost or DreamHost, você receberá um domínio gratuito no primeiro ano. 

O melhor nome de domínio para sua empresa será nomedasuaempresa.com. Embora existam muitos novos TLDs (domínios de nível superior) para escolher, .com ainda é a extensão mais reconhecida para um site. 

KnowEm e Verificação de nome são dois serviços gratuitos que você pode usar para pesquisar a disponibilidade do nome da sua empresa como domínio e como nome de usuário nas principais redes sociais. 

como criar um blog 3

Idealmente, você deve ser capaz de se marcar com o seguinte.

  • suaempresa.com
  • facebook.com/suaempresa
  • instagram.com/seunegócio
  • twitter.com/suaempresa 
  • linkedin.com/company/yourbusiness
  • youtube.com/suaempresa 

Isso ajudará seu público-alvo a reconhecer sua empresa em várias plataformas. Você deseja que seus clientes saibam que estão se conectando com sua empresa, das redes sociais ao seu site. 

Depois de decidir sobre um nome de domínio, você está pronto para se inscrever em WordPress hospedagem com a empresa de sua escolha. Depois de receber a confirmação de que WordPress estiver instalado, você pode continuar a configuração do seu site. 

Escolha o seu WordPress Nome de Utilizador

A primeira coisa que você precisa configurar para o seu WordPress site é o seu nome de usuário e senha. Este também será o administrador principal do seu WordPress instalação. Por razões de segurança, você desejará escolher um nome de usuário diferente do admin. Além disso, você desejará seu nome no nome de usuário se estiver blogando, visto que seu nome de usuário aparece no URL de suas postagens (suaempresa.com/author/username) É melhor ter yourbusiness.com/author/yourname ou yourbusiness.com/author/yourbusinessname para suas postagens que yourbusiness.com/author/admin.

Conhecer WordPress

Depois de entrar no WordPress, você verá o seu WordPress painel de controle. Ele mostrará detalhes sobre sua atividade recente, a saúde geral do seu site, as últimas notícias de WordPresse informações adicionais de quaisquer plug-ins que você instalou. À esquerda, você verá as opções do menu principal, incluindo as seguintes.

Tela do painel - WordPressFóruns .org
  • POSTAGENS - O menu Postagens permite que você visualize todas as suas postagens de blog, crie novas postagens de blog, visualize suas categorias e veja suas tags. 
  • Mídia - O menu de mídia permite que você visualize tudo o que você carregou através WordPress (como imagens) e adicionar novos itens à sua biblioteca de mídia. 
  • PÁGINAS - O menu Páginas permite que você visualize todas as suas páginas estáticas e crie novas. 
  • Comentários - Se você permitir que as pessoas deixem comentários nas suas postagens, o menu Comentários é onde você irá para visualizá-los e moderá-los. 
  • Aparência - O menu Aparência inclui links para seus temas, editor de tema, widgets (conteúdo em sua barra lateral), menus, plano de fundo e personalizador.  
  • Plugins - O menu Plug-ins é onde você encontrará e adicionará novos plug-ins. Os plug-ins permitem que você adicione funcionalidade aprimorada ao seu WordPress . 
  • Utilizadores - O menu Usuários é onde você encontrará seu perfil e, como administrador, uma lista de todos os usuários cadastrados em seu site e a opção de adicionar novos usuários. Isso é útil se você deseja que mais de uma pessoa gerencie ou crie conteúdo para o seu site. 
  • Ferramentas - O menu Ferramentas abriga Importar e Exportar se você tiver conteúdo de blog de outra plataforma ou quiser exportar seu conteúdo para outra plataforma. Também possui a opção de exportar e apagar seus dados pessoais. 
  • Configurações – O menu Configurações permite modificar as preferências do seu site. Você pode controlar como o front aparência da página do seu site, formatação de hora, moderação de comentários, categoria padrão para postagens de blog e muito mais. 

Escolha um design

Com um auto-hospedado WordPress site, você tem opções ilimitadas para um design. Você pode começar com temas gratuitos e pagos dentro do WordPress biblioteca temática. Para uma aparência mais exclusiva que corresponda ao seu setor, existem temas premium das seguintes fontes. 

  • ThemeForest - Este mercado tem mais de 11,000 WordPress temas de designers profissionais. 
  • ElegantThemes - A casa da Divi, a mais utilizada WordPress quadro
  • StudioPress - Criadores da estrutura Genesis para WordPress, eles têm dezenas de temas e desenvolvedores de temas que podem ajudá-lo a personalizar ainda mais. 
  • TemplateMonster - Este mercado tem mais de 2,600 WordPress temas. 

Os benefícios de escolher um tema premium em vez de um gratuito são a documentação e o suporte. Muitos temas premium vêm com várias opções de cores e layout para garantir uma aparência exclusiva para o site da sua empresa. 

instalar plugins

Depois de personalizar a aparência do seu site com um tema, pode ser necessário instalar um ou mais plug-ins, conforme recomendado pelo fornecedor do tema. Os plug-ins fornecem recursos como um controle deslizante de mídia da página inicial, formulário de contato, otimização de mecanismo de pesquisa, cache, quadro de empregos, fórum, loja online e muito mais. 

RankMath — Melhor ferramenta de SEO para WordPress

Você deve instalar menos plug-ins, se possível. As necessidades básicas de um blog incluem:

  • Um plugin de SEO como RankMatemática permitirá que você defina as configurações de SEO para todas as suas páginas, postagens, categorias, tags e páginas de arquivo.
  • Um plugin de formulário como Formulários WP permitirá que você crie formulários de contato profissional, formulários de solicitação de orçamento e outros formulários de site da Web necessários para coletar leads que se convertem em vendas. 
  • Um plugin de cache como WP Rocket para garantir uma velocidade de carregamento de página mais rápida para ajudar a atender aos princípios vitais da Web do Google para desempenho de página e classificações móveis. 
  • Um plugin de controle de spam como Akismet, que filtra os comentários de spam legítimos. 
  • Um plugin de backup e segurança como VaultPress se sua empresa de hospedagem não oferece esses recursos. Isso protegerá o seu site do comum WordPress tentativas de intrusão e mantenha uma nova cópia do conteúdo do seu site com backup diário. 

À medida que você continua a escolher plug-ins para seu site, considere o valor que eles fornecerão ao seu público. Se o plug-in não fornecer valor, ele pode não fazer nada além de tornar o seu site mais lento. 

Criar páginas básicas

Para se conectar com o público-alvo do seu blog, você deve criar algumas páginas estáticas para o seu site. Para começar, você precisa de uma página Sobre nós que informe ao seu público quem está por trás do conteúdo do blog. Se o seu blog tem mais de um autor, apresente-os junto com os editores em sua página sobre nós. 

Em seguida, você precisará de uma página que promova seus produtos e serviços. Você pode vender produtos diretamente em seu WordPress site usando WooCommerce ou coletar leads usando Gravity Forms. 

A página Fale Conosco oferece aos visitantes do site uma maneira de entrar em contato com você sobre o conteúdo, produtos ou serviços do seu site. Se você estiver promovendo uma empresa local, esta seria a página onde você colocaria seus detalhes de contato local - nome, endereço e número de telefone. Seu endereço e número de telefone devem ser adicionados ao cabeçalho ou rodapé de seu site para garantir que os clientes locais possam encontrá-lo. 

Finalmente, você precisa de uma página de política de privacidade para que as pessoas saibam como você protegerá suas informações pessoais. Você pode usar um gerador de política de privacidade para gerar uma política detalhada para o seu site. 

Instale o Analytics

Para determinar o sucesso do seu blog, você precisará instalar a análise do site. O Google oferece duas ferramentas gratuitas - Google Analytics e Google Search Console

Com o Google Analytics instalado, você poderá saber mais sobre o desempenho do seu conteúdo. Você descobrirá quantas pessoas visitam seu conteúdo, como as pessoas o descobriram, quanto tempo permanecem no seu site, em quais links clicam e se eles se convertem em um lead ou venda. 

página inicial do google analytics

Com o Google Search Console, você pode ver quantas páginas aparecem nos resultados de pesquisa, quais consultas de pesquisa geram impressões e cliques, como suas páginas funcionam com o Core Web Vitals e se há algum erro que impeça o Google de rastrear seu site. Ele também irá alertá-lo sobre hacks e malware de sites. 

Como faço para começar a blogar?

Uma vez que você WordPress site está instalado e funcionando, você está pronto para começar a blogar. As etapas a seguir garantirão que você comece seu blog com bastante ímpeto. 

1. Crie uma programação

Com que frequência você deseja publicar novo conteúdo em seu blog? E de forma mais realista, com que frequência você pode criar novo conteúdo para o seu blog? 38% dos blogueiros publicam uma postagem por semana. Você pode ver um exemplo de como iniciar um blog com um aumento lento de conteúdo via CoSchedule

calendário mensal do blog

O segredo é escolher uma programação que permita a criação consistente de conteúdo de alta qualidade. Se você é um empresário solo que publica apenas uma postagem de alta qualidade por mês, é melhor do que ter um site com conteúdo novo e de baixa qualidade diariamente. 

2. Gerar ideias de tópicos

Não sabe sobre o que escrever no blog? Você pode gerar ideias para blogs de várias maneiras. Para começar, você pode usar ferramentas como HubspotGerador de ideias para blogs de. Ele gera 250 tópicos com base em até três palavras-chave que você insere, como como começar um blog

Google Trends é uma ferramenta que você pode usar para ver quais tópicos são tendências em sua região para o seu setor. Pesquise palavras-chave e veja sua tendência desde 2004.

Se você ainda estiver em dúvida, use a lista abaixo como uma estimativa aproximada da popularidade de pesquisa de cada nicho.

número médio de pesquisas mensais por tipos de blogs 768x402 1
Escolha um nicho que receba tráfego de pesquisa adequado, especialmente se você planeja monetizar seu blog. Fonte: Kristie Hill

Embora alguns dos nichos acima sejam mais pesquisados, isso não significa necessariamente que tenham o melhor potencial de monetização. Alguns dos mais nichos de blog lucrativos incluem:

  • Finanças pessoais
  • Saúde e fitness
  • Beleza e moda
  • O negócio
  • Desenvolvimento pessoal

Depois de definir a categoria de mercado geral do seu blog, você pode começar a criar postagens de blog que direcionarão o tráfego da pesquisa. Tente gerar ideias de tópicos mais detalhadas usando uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como SemRush (pago) ou Ubersuggest (gratuitamente). Essas ferramentas fornecerão uma lista de palavras-chave, frases e perguntas relevantes que você pode usar para gerar ideias otimizadas para postagens em blogs. Como Neil Patel diz sobre Ubersuggest, “Você não vai mais perder tempo escrevendo conteúdo que as pessoas não querem ler”.

painel do ubersuggest

À medida que você usa cada ferramenta para criar ideias para postagens em blogs, salve todas em uma planilha. Isso permitirá que você faça referência a um documento sempre que estiver pronto para criar um novo conteúdo. 

3. Conduzir pesquisas preliminares

Para cada nova postagem do blog, você desejará fazer algumas pesquisas preliminares. Especificamente, você desejará descobrir quais postagens já estão classificadas na primeira página de resultados de pesquisa de seu tópico. 

Analise cada uma das postagens do blog nos dez principais resultados de pesquisa do Google. Você vai querer determinar:

  • A duração média das postagens de blog com melhor classificação. Se as principais postagens sobre o seu tópico têm uma média de 1,000 - 5,000 palavras, você deve ter como objetivo fazer com que sua postagem tenha 3,000 palavras com espaço para expandir no futuro. 
  • Quais pontos são abordados nas postagens do blog. Você não quer duplicar seus concorrentes, mas sim cobrir tudo que eles cobrem e algo mais. 
  • Que tipo de mídia está incluída em cada postagem (imagens, vídeo, áudio ou PDF suplementar).
  • Que tipo de referências estão incluídas (estatísticas, pesquisas, pesquisas ou citações). 

Essa análise o ajudará a criar o melhor conteúdo sobre o seu tópico. Aquele que as pessoas desejam compartilhar, acessar e ler. 

4. Escreva o primeiro rascunho para pessoas

Uma vez que existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo a editar e otimizar sua redação com palavras-chave, é importante concentrar os esforços do primeiro rascunho em seus leitores. Escreva com a intenção explícita de criar o recurso final para seus leitores sobre o seu tópico. 

Comece com um esboço para ajudá-lo a permanecer no tópico. Isso também irá garantir que você não perca nenhum ponto e criar uma peça completa. 

5. Edite e otimize o primeiro rascunho com IA

Assim que seu primeiro rascunho estiver pronto, você pode usar inteligência artificial para editar e otimizar. Grammarly e ProWritingAid são dois serviços que editarão seu conteúdo quanto à gramática, ortografia, legibilidade e conteúdo duplicado. 

como começar um blog grammarly artigo

Depois que seu conteúdo for editado, otimize-o com ferramentas como Editor de Conteúdo 2.0 por Surfer or Otimize por MarketMuse. Ambas as ferramentas ajudam os escritores a criar o equilíbrio perfeito entre palavras-chave específicas e palavras-chave relacionadas em todo o seu conteúdo. 

como iniciar um blog seo surfer

6. Adicionar mídia

Procure adicionar pelo menos uma imagem às postagens do seu blog. Isso permite que você adicione conteúdo otimizado por palavras-chave adicionais ao seu post de blog. O SD oferece a oportunidade de aparecer nos resultados de pesquisa do Imagens do Google. 

Além disso, sua imagem servirá como uma miniatura de seu conteúdo cada vez que for compartilhada na maioria das redes de mídia social. A imagem deve chamar a atenção dos usuários de mídia social, destacando-se no feed de notícias e representando de perto o tópico da postagem. 

7. Defina as configurações de pesquisa

Se você instalou um plugin de SEO como Yoast SEO, você precisará configurar seu seo-blog. Isso inclui o seguinte:

  • SEO title - Um título otimizado por palavra-chave para sua postagem com menos de 60 caracteres. 
  • Meta description - Uma descrição otimizada por palavra-chave com menos de 160 caracteres. 
  • Lesma - Um URL curto, otimizado por palavra-chave, para a postagem do seu blog. 

Além disso, analise as imagens que você carregou para a postagem do seu blog. Adicione legendas na própria postagem abaixo da imagem e tags ALT nas configurações da imagem que incluem sua frase de palavra-chave alvo. 

8. Publique

Antes de publicar sua postagem, execute uma lista de verificação para confirmar se ela foi editada, otimizada, categorizada e marcada. Se você estiver satisfeito, pode agendar a postagem para um momento futuro ou publicá-la imediatamente. 

9. Promover

Depois de publicado, você deve promover sua postagem. Quanto mais promoção você dá à sua postagem, maiores são as chances de ela ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa. 

Além de compartilhar sua postagem nas redes sociais e por e-mail, você pode procurar oportunidades de fazer as pessoas criarem um link para o seu conteúdo. Ferramentas de pesquisa de SEO premium, como Semrush or Moz pode mostrar a lista de links para as postagens do blog de seus concorrentes. 

semrush como começar um blog

Em muitos casos, esses links são de outras postagens do blog. Você pode entrar em contato com o editor ou autor do blog para ver se eles também estão interessados ​​em criar um link para sua postagem como uma atualização ou elogio ao link de seu concorrente. 

Conclusão

Esperamos que este guia tenha tornado o processo de criação de um blog um pouco menos assustador. Lembre-se de que a primeira etapa para começar um blog é construí-lo sobre uma base confiável. WordPress recomenda ir para Bluehost e se inscrevendo para WordPress hospedagem na web. A partir daí, siga as etapas acima para estabelecer uma base sólida para um futuro de blog de sucesso!

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