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Como criar um curso online em 2024 (guia passo a passo)

Cristóvão Benítez

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Atualização do 6 de Setembro de 2022

Como criar um curso online

As pessoas veem a criação de cursos online como uma maneira fácil de ganhar dinheiro online. Se você tem amplo conhecimento sobre determinado assunto, pode criar um curso online e vendê-lo por meio de seu site ou plataformas de cursos terceirizadas.

Mas o que é necessário para lançar um curso online de sucesso? E como é o processo de criação do curso?

Neste guia, contaremos tudo o que você precisa saber sobre a criação de um curso online do início ao fim. Ao final desta postagem, você deverá ser capaz de fazer um curso online e tê-lo pronto para os primeiros alunos.

Vamos começar.

1. Determine o Tópico do Curso

A criação de um curso online começa com o desenvolvimento de um tópico do curso. O primeiro passo não é tão fácil. Por quê? Porque você não só precisa estar familiarizado com o conteúdo do seu curso, mas também criar e vender os cursos online de que os alunos precisam.

Você também não quer que o tópico do curso seja muito amplo. Embora você encontre muitas oportunidades no espaço de aprendizagem online, também há uma tonelada de competição. Para se destacar, seu primeiro curso precisará de um ponto de venda exclusivo.

Para referência, SkillShareOs cursos mais populares de todos os tempos (em junho de 2021) são:

  1. Os fundamentos da fotografia DSLR
  2. Adobe Photoshop CC - Curso de Treinamento Básico
  3. Adobe Illustrator CC - Curso de Treinamento Básico
  4. Edição de vídeo com Adobe Premiere Pro para iniciantes
  5. Masterclass de produtividade: crie um sistema personalizado que funcione

Como você se diferencia?

A chave para um bom plano de curso é encontrar um tópico procurado com pouco ou nenhum conteúdo de curso sobre ele.

Vamos discutir este tópico mais adiante usando um exemplo.

Existem muitos criadores de cursos que escrevem tópicos relacionados a negócios para alunos que desejam se tornar empreendedores. No entanto, é um assunto muito amplo.

Os tópicos possíveis incluem estratégias, operações, marketing, branding, pesquisa de mercado, finanças e contabilidade e pesquisa da concorrência. E você pode até mesmo dividir esses tópicos em subsegmentos.

Portanto, sua melhor aposta é construir um esboço do curso que se concentre em um tópico específico. Olhando para Cursos de negócios da Udemy, os resultados mais populares atendem a um nicho específico.

Cursos de negócios da Udemy
Fonte: Cursos de negócios da Udemy

Alguns instrutores da Udemy ainda publicam conteúdo sobre fundamentos de negócios. Mas, ao se concentrar em um tipo de negócio específico, eles conseguiram se destacar dos cursos de negócios concorrentes. Um dos de melhor desempenho é um curso sobre a venda de produtos naturais para a pele, enquanto o outro é um guia para iniciar um negócio de cafeteria.

Sobre a Coursera, os cursos de negócios mais populares ajudam os alunos a desenvolver um conjunto específico de habilidades de negócios.

Coursera Business Cursos
Fonte: Coursera Business Cursos

É uma boa ideia pensar assim. Encontre um tópico que se adapte aos seus pontos fortes e escolha um ângulo único que o diferencie de outros conteúdos em sua área.

Onde você encontra bons tópicos?

Você pode criar facilmente uma lista de tópicos por meio de pesquisas. A maneira mais objetiva de encontrar tópicos é por meio da pesquisa de palavras-chave.

Para quem não está familiarizado, a pesquisa de palavras-chave é uma estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) em que os profissionais de marketing online procuram o valor de uma palavra-chave para determinar quais devem ter como alvo para obter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa.

Em termos mais simples, é uma estratégia que mostra quais palavras-chave as pessoas mais procuram no Google.

Para os instrutores do curso, pode revelar quais tópicos do curso as pessoas pesquisam online. Este processo também mostrará termos relacionados a partir dos quais você pode gerar ideias.

O Google Ads tem uma ferramenta chamada Planejador de palavras-chave. Você pode usar isso para começar sua pesquisa de palavras-chave. É uma ferramenta gratuita. Tudo o que é necessário é que você tenha uma conta do Google.

Então, como você sabe o valor de uma palavra-chave?

Anúncios do Google
Fonte: Anúncios do Google

Você começa inserindo uma palavra-chave. Depois de inserido, o Google mostrará a média de pesquisas mensais para o termo que você inseriu, bem como os dados de palavras-chave relacionadas ao seu tópico. Quanto maior o volume médio de pesquisa mensal, mais procura a palavra-chave.

Há também uma coluna que informa o grau de competitividade de uma palavra-chave. Se houver muita concorrência, você pode considerar se concentrar em um subtópico ou pesquisar outro tópico completamente.

Em nosso exemplo, o Google Ads nos diz que o termo “curso de design gráfico” é uma palavra-chave altamente competitiva com 100 a 1,000 pesquisas mensais em média. Mas um termo relevante, “design gráfico”, chega a 10,000 pesquisas por mês, mas tem baixa concorrência.

Existem também palavras-chave que incluem o termo “certificados”, o que significa que o público normal está interessado apenas em cursos que oferecem certificados.

Você pode usar essas informações para descobrir como comercializar seus cursos online.

Mas como você usa o Google Ads para encontrar tópicos? Você simplesmente substitui a palavra-chave pelo tópico do seu curso.

Tela de pesquisa do Google Ads
Fonte: Anúncios do Google

Entramos no tópico “como abrir uma floricultura” e vimos que não há muita procura. Ele só tem até 100 pesquisas por mês, em média. Mas tem baixa competição, então pode valer a pena explorar.

Também é interessante encontrar termos semelhantes como “como abrir uma floricultura online” e “como iniciar um negócio de flores em casa”, que são ângulos interessantes. Pode ser assim que você se separa de outros cursos sobre como abrir uma floricultura.

No entanto, como a maioria dos tópicos sugeridos tem poucas pesquisas mensais, você pode continuar discutindo os tópicos e usando o Google Ads para verificar se vale a pena persegui-los.

É importante notar que existem outras plataformas de marketing - gratuitas e pagas - que oferecem suas próprias ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Alguns deles podem gerar resultados melhores do que o Google Ads.

Se você não se sentir confortável com a pesquisa de palavras-chave, poderá pesquisar tópicos por outros meios. Quora e outros sites de perguntas e respostas estão cheios de pessoas que querem aprender. Reveja as perguntas mais frequentes sobre o seu tópico. A partir daí, você pode desenvolver um esboço do curso.

Sites de mídia social como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn também podem ser recursos valiosos. Se você encontrar um grupo do Facebook centrado em seu nicho, encontrará muitas ideias possíveis lá.

Você não apenas encontrará seu público principal nas redes sociais, mas também encontrará informações sobre o que eles gostariam de aprender.

2. Identifique o tipo de curso a ser usado

Depois de ter uma ideia para o curso, você terá uma ideia melhor de que tipo de curso deve usar.

Existe mais de uma maneira de criar um curso online. Você terá que saber qual tipo de curso funcionará melhor com seu conteúdo. Selecionar o tipo certo de curso torna mais fácil para o aluno entender suas aulas.

Aqui estão alguns dos tipos de curso mais comumente usados ​​e sua finalidade.

  • Cursos de Avaliação - Estes são cursos destinados a testar o conhecimento do aluno sobre o seu tópico.
  • Cursos Bonus - Esses cursos são recursos complementares, geralmente oferecidos aos alunos como forma de agradecimento pela participação no programa.
  • Cursos de pacote - Esses cursos são uma compilação de cursos diferentes, mas relacionados, com o objetivo de proporcionar aos alunos mais valor pelo seu dinheiro.
  • Cursos de Certificação - Esses cursos concedem aos alunos um certificado na conclusão, de modo que todos os participantes devem atender aos requisitos definidos pelo instrutor para validar sua compreensão das aulas.
  • Cursos de Demonstração - Esses cursos mostram as habilidades dos instrutores em suas áreas escolhidas, como culinária, pintura e música, com o objetivo de transmitir conhecimentos aos seus alunos.
  • Cursos de gotejamento - Esses cursos são divididos em seções. Cada seção é liberada em etapas de acordo com a preferência do instrutor (diária, semanal, etc.) para que todos os alunos façam as aulas (e concluam o curso) ao mesmo tempo.
  • Cursos para convidados - Esses cursos promovem o aprendizado online, apresentando palestrantes / palestrantes convidados que são especialistas em seu tópico.
  • Cursos Ao Vivo Online - Esses cursos são geralmente em formato de vídeo e transmitidos ao vivo. Alunos e instrutores podem interagir uns com os outros em tempo real.
  • Mini-cursos - Esses cursos são versões compactadas de suas contrapartes de versão completa. Eles dão ao aluno uma ideia do que esperar ao se inscrever em seus cursos.
  • Cursos de pré-venda - Esses cursos são de natureza promocional. Eles são projetados para gerar leads para os quais você pode vender seus cursos principais.

Você não precisa confiar em um tipo. A maioria dos instrutores coleta feedback e usa dois ou mais desses tipos de curso, dependendo dos resultados.

3. Pesquise o tópico

Agora você pode começar a construir seu curso online por meio de pesquisa de tópicos. Como mencionamos anteriormente, você precisa aprender a criar um plano de curso diferente de qualquer conteúdo que já existe. Além disso, você deseja que seu curso seja o mais factual possível. É aí que entra a pesquisa.

Existem muitas vantagens em pesquisar adequadamente o seu conteúdo. Um dos maiores é a credibilidade. Os alunos querem aprender com instrutores que sabem do que estão falando. E eles serão capazes de dizer a diferença entre especialistas e fraudes. Fazer pesquisas dá a você uma vantagem sobre seus concorrentes.

Pesquisa de concorrentes

Se você deseja criar um curso como o de seus concorrentes, deve começar observando o conteúdo do curso.

Uma escola online exibirá o que seus cursos contêm. Use isso a seu favor. Veja o que eles estão ensinando e use essas informações para criar um programa mais abrangente.

Por exemplo, se o seu curso for sobre fotografia de rua, você encontrará alguns cursos sobre o assunto em SkillShare. Olhe para cada um e veja o que ele oferece e o que você acha que está faltando.

SkillShare Para
Fonte: SkillShare Fotografia de retratos na rua

Ao passar por cada curso, você terá uma ideia do que é a aula, sua duração, o que os alunos aprenderão e quais atividades / conteúdo bônus estão incluídos, se houver.

palavra imagem
Fonte: SkillShare Fotografia de retratos na rua

Você também encontrará informações sobre os instrutores do curso e suas credenciais.

SkillShare Exemplo de Perfil
Fonte: SkillShare Biografia de Zun Lee

A maneira como você usa essas informações dependerá de você e de sua experiência. Você é quem vai saber o que está faltando no curso.

No SkillShare curso que apresentamos acima, o curso é muito detalhado, ensinando os alunos a tirar fotos de estranhos com confiança. Se você está trabalhando em um curso semelhante, como pode melhorar isso?

Alguns alunos podem querer saber sobre o uso justo. Quando eles podem usar as imagens que tiraram para uso comercial? Eles podem ser processados ​​por isso? Isso pode ser algo que você pode adicionar ao seu curso.

Você também pode usar o Google ou ir a fóruns para encontrar mais informações sobre o seu tópico.

4. Descreva seu curso online

Todos os cursos são divididos em subtópicos. Você não deve apenas prestar atenção ao que seus subtópicos incluirão, mas também deve pensar na ordem em que são apresentados.

Se um aluno acessar a página de destino do seu curso e descobrir que seu esboço está uma bagunça, você pode perder uma venda.

Como fazer um esboço forte do curso

Aqui estão algumas dicas sobre como você pode tornar o esboço do curso mais atraente para os alunos.

  • Liste seus objetivos - O que você deseja que os alunos aprendam ao final do curso? Isso deixará mais claro quais subtópicos você precisa criar para levar seus alunos aonde eles precisam estar.
  • Identifique seu público-alvo - Para quem é o seu curso? Seus alunos são iniciantes? Em seguida, você precisa apresentar os conceitos básicos no início do curso. Se seus alunos tiverem conhecimento sobre o assunto, você terá mais margem de manobra. Você pode ir direto para tópicos mais complexos imediatamente.
  • Reforce suas lições - Saltar de um subtópico para outro pode ser chocante para alguns alunos. Assim, você pode inserir conteúdo de preenchimento no meio. Os questionários são uma opção popular, pois ambos resumem o que os alunos acabaram de aprender e os preparam para o que está por vir.
  • Organize os subtópicos de maneira lógica - Faça com que seja mais fácil para os alunos visualizarem a jornada que você está prestes a embarcar. Uma página de destino mais limpa tornará sua escola online mais atraente para clientes em potencial.

Que outras informações você deve incluir?

Disponibilizar as seguintes informações pode ajudá-lo a vender seu curso online com mais rapidez.

  • Descrição do Curso - É um breve resumo do seu curso. Ele descreve do que se trata, o que os alunos podem tirar disso e quais lições você apresentou.
  • Autor Bio - É aqui que os alunos podem aprender mais sobre você e sua experiência. Certifique-se de enfatizar o que o qualifica como instrutor. Se você publicou trabalhos ou um portfólio online, pode criar um link para eles nesta seção.
  • Preços - Detalhe quanto custará seu curso. Também é uma boa ideia listar brindes, se houver algum.
  • Informações sobre classificação - Se passar em questionários é um requisito para os alunos obterem um certificado, você deve explicar como planeja avaliar seus alunos.
  • Políticas internas - Faça questão de declarar suas políticas estudantis. Por exemplo, se a presença for necessária (especialmente para aulas ao vivo), informe seus alunos quantas ausências são permitidas.
  • Equipamentos necessários - Avise aos alunos se eles precisarão de um equipamento específico para acompanhar o curso.
  • Habilidades de pré-requisito - Isso é importante especialmente para cursos avançados. Liste todas as habilidades ou conhecimentos que seus alunos precisam ter antes de se inscreverem no curso.

5. Estabelecer metas e objetivos do curso

Já conversamos sobre como deixar os objetivos do curso claros para os alunos. É importante porque permite que eles saibam o que podem esperar de você. Então, vamos discutir isso mais detalhadamente.

Como você faz isso?

Embora seja bom ter uma meta geral, você precisará ter metas e objetivos para todos os subtópicos do curso. Você pode usar o vídeo para explicar o que os alunos aprenderão com o curso. Mas uma lista com marcadores pode ser melhor.

Curso de treinamento Udemy Photoshop CC
Fonte: Curso de treinamento Udemy Photoshop CC Essentials

No exemplo acima, você notará que todas as habilidades do Photoshop que os alunos aprenderão estão claramente definidas. Você vai querer ser o mais específico possível. A lista vai além de explicar as habilidades que eles aprenderão. Ele também menciona aplicações práticas, como remover pessoas das imagens e criar sombras realistas.

Portanto, se os alunos desejam realizar uma tarefa específica, como retocar pessoas para parecerem mais magros, eles saberão se vale a pena fazer o curso imediatamente. Também ajuda os alunos a abrirem os olhos para aprender técnicas que eles nem sabiam que eram possíveis.

Você também pode usar essa oportunidade para informar aos alunos se eles precisarão responder a um questionário antes de terminar o curso.

6. Construir o conteúdo do curso

Agora é a hora de criar um curso online. Existem diferentes formatos para explorar. Você não precisa depender apenas de texto. A maioria dos especialistas em criação de cursos usa uma combinação de texto, imagens e vídeos.

Aqui estão alguns dos meios mais populares para compartilhar conhecimento com um aluno.

  • Slideshows - Os alunos controlam o ritmo em que consomem seu conteúdo. A apresentação é semelhante à de uma apresentação em PowerPoint. Eles são ótimos para cursos de atualização porque os alunos com conhecimento prático do tópico podem digerir o conteúdo mais rapidamente.
  • VÍDEOS - É o formato mais popular porque mantém os alunos envolvidos. Também é benéfico para os instrutores, pois eles podem ser tão criativos quanto quiserem com esse formato. A única desvantagem é que você precisará de equipamento adicional, de preferência câmeras e microfones de nível profissional, se quiser competir com os melhores cursos de vídeo disponíveis. Você também pode precisar software de edição de vídeo ou contrate alguém que tenha habilidades para fazer isso por você.
  • Webinars - Este é o formato certo para quem gostaria de fazer sessões ao vivo. Também é mais acessível do que os vídeos padrão, pois você pode hospedar um webinar, desde que tenha uma webcam e um microfone decente.
  • screencast - Funciona da mesma forma que um webinar. A diferença é que você está apresentando e compartilhando a tela do seu computador ao mesmo tempo. Você achará isso útil se tiver um tópico técnico, como diagnosticar e solucionar problemas em um computador desktop.
  • Podcasts - Embora os podcasts sejam mais conhecidos por seu valor de entretenimento, alguns instrutores os usam para criar cursos que os alunos podem consumir enquanto estão em trânsito.
  • E-books - Eles são ótimos porque você pode usá-los para fornecer conteúdo complementar ou como um brinde para alunos que concluem o curso. Você também pode usá-los para gerar leads para seu negócio de cursos online.

Para apresentações de slides e e-books, você pode criá-los usando o Microsoft Office ou uma plataforma de terceiros. E como você pode redirecionar o conteúdo existente para criar esses tipos de cursos online, pode iniciá-los em algumas horas se for rápido o suficiente.

Mas para formatos de curso que requerem gravação de áudio e vídeo, você precisará de ferramentas adicionais, como um gravador de tela, como Camtasia ou Filmora. Investir em bons dispositivos de captura de áudio como um Blue Yeti também melhorará a qualidade do conteúdo do seu curso.

O formato que você escolher deve corresponder ao seu conteúdo. Se o seu tópico cobre muito terreno, os vídeos podem ser o formato certo a ser escolhido. Os alunos casuais que estão apenas procurando ouvir algo enquanto se movem preferem cursos em formato de podcast.

Essa também é uma das razões pelas quais você deve saber quem é o seu público. Isso torna muito mais fácil determinar qual formato de curso atenderia melhor às suas necessidades.

7. Escolha uma plataforma de curso

Uma plataforma de curso é o que ajuda os instrutores a promover e vender seu conteúdo. É aqui que os alunos vão para encontrar e comprar um curso. Existem diferentes tipos de escolha, cada um com seu conjunto de vantagens e desvantagens.

Se você ainda não tem uma plataforma onde possa hospedar seus cursos online, aqui estão suas opções.

Plataforma auto-hospedada

A auto-hospedagem de um curso online significa que você terá que construir um site do zero. Se você já tem um WordPress site, você pode instalar um plugin LMS que torna todo o processo um pouco mais fácil.

Este não é o caminho que você deseja seguir se não se sentir confortável para configurar um site. É muito mais complicado do que as outras opções disponíveis. E se algo der errado, você não terá a quem recorrer para obter respostas. Você também não terá um público integrado, o que significa que terá que encontrar alunos sozinho.

É mais adequado para empresas que já possuem a infraestrutura ou influenciadores que já estabeleceram um público

Ele tem suas vantagens, como melhor controle sobre seu marketing e você ganharia quase 100% de seus lucros (excluindo custos de plugin e hospedagem).

LearnDash é um dos mais populares WordPress Plug-ins LMS para aqueles que optaram por hospedar-se automaticamente.

Plataformas de Aprendizagem Online

Se tudo o que você deseja fazer é enviar os vídeos do curso e deixar outra pessoa fazer o marketing e as vendas, você deve olhar para plataformas de aprendizagem online.

Esses são sites que permitem que você envie cursos enquanto eles cuidam das operações de back-end. Você não terá que configurar gateways de pagamento, marketing e hospedagem de seus cursos. Eles também têm um mercado onde seus usuários podem navegar por diferentes cursos, incluindo o seu. Isso torna mais fácil para os alunos descobrirem seus cursos.

Apenas tenha em mente que se você escolher uma plataforma de curso online, você não terá muito controle sobre coisas como preços. Eles também normalmente recebem uma parte de suas vendas.

SkillShare, Udemy e Abre-te Sésamo são mercados de cursos online populares.

Sistemas de Gestão de Aprendizagem

Learning Management Systems (LMS) são plataformas que combinam os melhores recursos de plataformas auto-hospedadas e de aprendizagem online.

Eles são flexíveis como uma plataforma auto-hospedada, mas são fáceis de configurar como uma plataforma de aprendizado online. Eles podem cuidar das operações de back-end e, no entanto, não exigem que você lhes dê uma parte de suas vendas. Eles ganham dinheiro através de taxas de adesão recorrentes.

Thinkific e Teachable são ótimos exemplos de LMS independentes. Se você quiser saber mais, leia nosso guia do comprador completo para o melhores plataformas de cursos online.

8. Colete feedback dos primeiros usuários

O curso que você criou pode ser ótimo. Mas você não saberá com certeza até coletar feedback dos primeiros usuários.

Antes de vender seu curso, peça a algumas pessoas que examinem e vejam se tudo faz sentido para elas. Você pode até mesmo deixar seus amigos e familiares darem uma olhada. Peça-lhes que lhe digam se não puderem acompanhar seu curso.

Seria ideal que pessoas que não sabem nada sobre o seu tópico revisassem seu curso se ele fosse destinado a iniciantes.

Se estiver tendo problemas para encontrar revisores, você pode liberá-los para sua lista de e-mail. Ofereça a eles acesso gratuito à versão final do seu curso assim que for lançado ao público como um incentivo. Você também pode dar a eles acesso vitalício a cursos futuros.

Para tornar o processamento das respostas mais conveniente, você pode usar um formulário online para compilar todos os comentários que receber. Existem diferentes soluções disponíveis, incluindo o Planilhas Google. Você também pode usar uma ferramenta paga como Typeform se você tem orçamento para isso.

Você pode incluir seus comentários na seção de depoimentos da página inicial do seu curso online.

9. Avalie o seu curso de maneira adequada

Depois de criar um curso online, você pode pensar em quanto irá vendê-lo.

Você precisará encontrar o ponto ideal. Você deseja ter um bom retorno do investimento, mas ainda assim tornar seu curso acessível para os alunos. É um pouco complicado, mas existe uma maneira de fazer isso.

Como definir o preço do seu curso online

Se você não tem certeza de quanto seus cursos devem custar, você sempre pode olhar para seus concorrentes.

Os preços podem ficar altos dependendo de vários fatores, incluindo seu comprimento e complexidade. Se o instrutor for bem conhecido na comunidade, os alunos podem considerar pagar um prêmio para aprender com alguém que admiram.

Mas se cursos semelhantes forem oferecidos pelo mesmo preço, não faria sentido colocar o seu preço acima da média. Portanto, é importante fazer sua pesquisa para não superfaturar seu conteúdo.

Os perigos dos cursos de preços muito baixos

Aqueles que são novos na venda de cursos online podem querer definir seus preços mais baixos como parte de uma oferta introdutória. Apenas o suficiente para fazer a bola rolar.

No entanto, essa estratégia tem suas desvantagens.

Por exemplo, pode desencorajá-lo de fazer marketing de seu curso online, uma vez que você não está ganhando o suficiente com as vendas. Isso também pode deixar os alunos com a impressão de que seu conteúdo não é tão bom, pois é muito barato.

Você também teria que pensar sobre os custos de publicidade. Se seus cursos custam tão pouco, você não terá orçamento suficiente para publicidade paga.

Depois, há o maior impacto na indústria de cursos online. Se todos começarem a definir os preços de seus cursos muito baixos apenas para competir, não haverá lucro suficiente para todos os instrutores.

Modelo de assinatura

Você pode oferecer um modelo de assinatura se estiver planejando adicionar mais cursos no futuro. Embora possa pressioná-lo a constantemente adicionar novos materiais à sua escola online, é uma ótima maneira de garantir que você tenha um fluxo de renda recorrente.

Taxas de Vendas

Você também deve se lembrar que alguns editores de cursos cobram uma taxa de vendas. Portanto, você não está recebendo todo o dinheiro que um estudante paga. Você tem que dar à plataforma uma parte de seus ganhos.

Lembre-se disso ao definir o preço de seus cursos online.

FAQ: Como criar um curso online

P: Como posso criar um curso online gratuito?

Existem diferentes plataformas de criação de cursos online que permitem publicar cursos gratuitamente. Mas você deve ter em mente que os planos de cursos gratuitos têm limitações, como número limitado de alunos e cursos ou um limite de upload de tamanho de arquivo. Além disso, às vezes a própria plataforma é gratuita, mas cobra taxas muito altas em cada transação de curso, tornando-a mais cara do que pagar uma assinatura mensal de software.

P: Qual é a melhor plataforma de cursos online?

Depende muito dos seus objetivos. Se você está apenas começando e deseja ter uma ideia da criação de cursos on-line, pode começar com Thinkific pois descobrimos que é fácil de usar para iniciantes completos e robusto o suficiente quando se trata de recursos para apoiar os criadores de cursos à medida que crescem seus negócios on-line.

P: Quanto custa criar um curso online?

Se você já tem as ferramentas disponíveis, pode publicar um curso online gratuitamente. Mas se você está começando do zero, teria que investir em equipamentos (câmera/webcam, microfone, software de edição, etc.) e pagar por uma plataforma de cursos online e cobrir possíveis despesas de marketing. Então você também teria que pensar no tempo que está investindo no projeto. Embora isso pareça muito, quando você está vendendo seu curso online, toda a internet é seu público em potencial.

P: Como faço para criar um curso online no Google?

Construtor de cursos do Google é uma ferramenta que você pode usar para criar e ministrar cursos online. Ele é executado no Google App Engine para que você possa escalar conforme o número de alunos aumenta.

Conclusão

As pessoas querem saber como criar um curso online porque é uma ótima maneira de ganhar a vida. E você também acabará capacitando alunos que desejam aprender uma habilidade na qual você é especialista.

Criar um curso online não é tão difícil quanto alguns podem pensar. Mas requer muita pesquisa e planejamento. Contanto que você se lembre de fazer as duas coisas, você pode ser pago para compartilhar seu conhecimento com outras pessoas.

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Christopher Benitez é um escritor freelance especializado na área de marketing digital. Seu trabalho foi publicado em SEO e nichos específicos de marketing de afiliados, como Monitor Backlinks, Niche Pursuits, Web Hosting Secret Revealed e outros.

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