A necessidade de um software de colaboração completo é bastante evidente, com mais de 80% de empresas dizendo que os locais de trabalho digitais (incluindo ambientes construídos com Ferramentas de colaboração) são agora essenciais para o futuro do sucesso da empresa. À medida que as empresas crescem, escalam e amadurecem como empresas, essa necessidade é ainda mais premente. É por isso que muitas empresas procuram adotar uma plataforma de colaboração de 360 graus que atenda às suas necessidades atuais e se mostre eficiente mesmo à medida que a empresa cresce.
O software de colaboração empresarial deve ir além das ferramentas de colaboração tradicionais para incluir recursos e integrações avançadas que são fundamentais para permitir a colaboração multifuncional. Antes de analisarmos nossas duas opções de software, vejamos os fatores que uma empresa deve considerar antes de escolher uma solução de colaboração corporativa.
Software de colaboração empresarial é um termo amplo que se refere a várias ferramentas usadas pelos funcionários para colaborar de forma transparente. Isso pode incluir e-mail, colaboração de documentos, armazenamento centralizado de arquivos, mensagens instantâneas, ferramentas de engajamento de funcionários e muito mais.
É melhor que as empresas avaliem cuidadosamente seus requisitos antes de selecionar sua plataforma preferida, para garantir que os recursos e funcionalidades sejam o que sua empresa precisa.
Recursos comuns a serem considerados incluem:
Zoho Local de trabalho é a oferta de comunicação e colaboração da Zoho, uma empresa de software que existe há mais de 25 anos.
Conhecido por seu CRM, Zoho gradualmente construiu um conjunto completo de produtos que poderiam servir como sistema operacional para uma empresa. O Workplace inclui ferramentas para e-mail e mensagens, calendários de negócios, armazenamento de arquivos, reuniões online, intranet para funcionários e um pacote de escritório completo e conta com a confiança de mais de 16 milhões de usuários em todo o mundo.
Google Workspace, anteriormente conhecido como GSuite, reúne ferramentas projetadas para ajudar as equipes a se conectar, criar e colaborar, e supostamente tem mais de 3 bilhões de usuários em todo o mundo. A plataforma inclui ferramentas para e-mail, construção de sites, formulários e um pacote de escritório, bem como um calendário de negócios.
Vamos ver como eles se comparam entre si em diferentes categorias.
Zoho Local de trabalho tem dois planos, Standard e Professional, e também oferece outras opções de Mail Only para empresas que precisam apenas de e-mail e bate-papo comercial.
Google Workspace vem com três planos, Starter, Standard e Business Plus.
Ambos os serviços oferecem preços sob medida para empresas, que devem ser discutidos offline por meio de seus representantes de vendas.
Se o orçamento for sua principal consideração, Zoho oferece preços muito melhores para cada usuário, com seu plano mais alto, incluindo recursos avançados que custam apenas US$ 6/usuário por mês quando cobrados anualmente.
As organizações corporativas têm funcionários trabalhando em diferentes funções e que precisam de diferentes níveis de acesso. Zoho O local de trabalho oferece modelo de licenciamento flexível, onde o administrador da empresa pode misturar e combinar planos para diferentes usuários da empresa.
Por exemplo, a equipe da mesa ou os funcionários da linha de frente podem exigir apenas e-mail e bate-papo, enquanto os gerentes podem precisar de toda a gama de aplicativos. Isso é possível comprando licenças Mail Lite para a equipe de recepção e funcionários da linha de frente e optando por licenças Professional para o gerenciamento de nível superior. A boa notícia é que não há limite para o número de usuários a serem adicionados a cada plano.
Embora o Google também tenha introduzido recentemente o modelo de preços flexíveis, ao combinar os planos Business e Enterprise, há uma compra mínima para o Enterprise de 100 licenças ou 15% do número total de usuários adquiridos. O Google, por outro lado, introduziu um plano exclusivo para usuários da linha de frente, que é uma versão simplificada do Workspace com menos ferramentas e armazenamento, mas não há menção a esse plano estar disponível no modelo de licenciamento flexível.
As maiores vantagens de um modelo de precificação flexível são preço e escalabilidade. As organizações podem adicionar licenças com as permissões apropriadas e, por sua vez, economizar custos ao não serem obrigadas a pagar pela edição mais alta para todos os funcionários da mesma organização.
Ambos Zoho Local de trabalho e Google Workspace cumprir uma longa lista de normas, leis e certificações da indústria. Eles também vêm com criptografia de ponta a ponta e autenticação multifator.
No entanto, quando se trata de privacidade, Zoho está um passo à frente. Zoho Tradicionalmente, ficou longe de anúncios e venda de dados de usuários desde a sua criação e fornece serviços sem anúncios, mesmo em seu plano gratuito. Google Workspace é livre de anúncios em sua edição paga, mas veicula anúncios para usuários gratuitos.
Uma vez que uma empresa se qualifique como uma empresa, por lei, ela precisa cumprir determinados requisitos de dados, como retenção e arquivamento, descoberta eletrônica e backup.
Como esses dois pacotes lidam com dados confidenciais, como e-mail, arquivos da empresa, mensagens de bate-paposages, é importante que eles sejam fornecidos com recursos de arquivamento corporativo.
Ambos Zoho Local de trabalho e Google Workspace fornecem recursos como eDiscovery, análises e relatórios avançados, suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana em seus planos pagos. Enquanto Zoho oferece S/MIME avançado em seu plano Professional, o Google o oferece apenas em seu plano Enterprise, que não tem preço de tabela.
Quando se trata de proteção avançada de threads e segurança de e-mail, os recursos a serem procurados são criptografia TLS, restrições de IP e alertas de login suspeitos, política de senha, duração da sessão, integração SSO baseada em SAML. Ambos os fornecedores marcam todas essas caixas, mas o Google tem ainda mais ferramentas como Data Loss Prevention que Zoho ainda está para apresentar.
A Estudo Forrester revela que as ferramentas de colaboração geram um aumento de 10% na produtividade. As equipes colaboram e se comunicam regularmente para atingir metas de negócios maiores. Portanto, é importante que essas ferramentas trabalhem em conjunto com aplicativos de negócios, como plataformas de CRM, aplicativos financeiros, automação de marketing e muito mais, para poder passar e receber informações contextualmente.
Zoho tem a vantagem de construir todos esses aplicativos de negócios internamente e, por padrão, são integrados entre si. Portanto, se você for uma empresa que optaria por ter todos os aplicativos de negócios e colaboração sob o mesmo teto, então Zoho funcionará melhor para você.
Zoho O Workplace também possui integrações integradas com muitos aplicativos de terceiros, bem como outros complementos que podem ser ativados a partir do marketplace. O Google também tem um biblioteca de complementos mas tem um custo adicional.
Dentro do pacote de colaboração, ambos Zoho e o Google oferecem integrações rígidas.
Por exemplo, um usuário pode pular sem esforço de um e-mail para uma conversa de bate-papo ou uma chamada sem perder o contexto. Embora o Workplace sempre tenha uma interface integrada com todos os aplicativos acessíveis em uma única guia, o Google também introduziu recentemente um design integrado.
Uma vantagem adicional que Zoho tem é, ele também vem com um painel com widgets personalizáveis que trazem informações de diferentes ferramentas e ajudam a realizar ações rápidas do dia a dia.
Zoho O Workplace também vem com uma barra de pesquisa com inteligência artificial que pode exibir instantaneamente resultados de diferentes Zoho aplicativos e categorizá-los de acordo, tornando a pesquisa de dados sem esforço.
Uma das maiores vantagens de um conjunto de colaboração integrado é que as informações são centralizadas em um repositório, em vez de ter que fazer malabarismos entre diferentes locais. O Google Drive e o WorkDrive são as respectivas ferramentas de armazenamento em nuvem desses dois fornecedores que ajudam a centralizar todos os anexos, arquivos de escritório, documentos, apresentações e planilhas, acessíveis apenas às equipes relevantes com o devido controle.
Se a sua organização tiver funcionários que viajam/trabalham constantemente ao ar livre, a escolha de uma solução baseada na Web não será suficiente. Tanto o Google quanto Zoho entenderam o mercado quando se trata disso e construíram aplicativos móveis para todas as suas ferramentas compatíveis com iOS e Android. Zoho vai um pouco mais ao introduzir um aplicativo integrado único para todas as ferramentas do Workplace, que vem com o poderoso Zia Search.
Ambos os pacotes também fornecem suporte offline para seus aplicativos de e-mail e de escritório, o que é útil quando você está trabalhando em um local com conexão de internet ruim ou trabalhando durante o trajeto.
Nem todas as empresas optarão pelo software de colaboração empresarial no início. Alguns de vocês podem estar hospedando dados em seus próprios servidores ou com outros provedores menores no mercado. À medida que aumenta, você pode migrar de seus sistemas existentes para Google or Zoho. Ambos os fornecedores fornecem migração fácil com etapas detalhadas. Além disso, Zoho O Workplace também introduziu recentemente um Programa de Assistência à Migração para usuários legados do Google, após o aumento nas migrações depois que o Google descontinuou sua edição Legacy para usuários existentes.
Os processos de migração para empresas são demorados, pois geralmente são realizados em fases. É importante apresentar seus requisitos claramente ao técnico de suporte que auxilia na migração, para garantir uma migração tranquila e sem perdas.
É crucial escolher uma plataforma na qual os funcionários adorem trabalhar.
Alguns dos comuns problemas que os funcionários citam como motivos para a perda de produtividade são que há muitos e-mails, as informações não são facilmente acessíveis, há falta de visibilidade da carga de trabalho e colaboração de equipe multifuncional confusa.
Ambos Zoho e o Google têm suas próprias abordagens para resolver esses desafios. Embora o Google tenha um quadro de jams que permite que os funcionários colaborem em tempo real, Zoho adiciona um toque moderno aos e-mails por meio de compartilhamento e comentários para diminuir a carga da caixa de entrada. Zoho O Workplace também tem o Connect, a plataforma de engajamento interno que ajuda os funcionários a compartilhar ideias, discutir tópicos e se envolver em atividades relacionadas ao trabalho e outras. Elementos interativos como pesquisas, reações, comentários de convidados e prefeituras garantem a máxima participação.
Nenhuma ferramenta pode atender aos requisitos de todos os negócios. A decisão final se resume ao que você quer e precisa da sua plataforma de colaboração.
Você é uma empresa de médio porte ou uma empresa corporativa que procura uma solução abrangente? Você também está procurando integrar suas ferramentas de negócios no mesmo ecossistema? Se sim então, Zoho é a sua melhor escolha. Se você está acostumado a trabalhar e usar as diferentes ferramentas do ecossistema do Google e aprecia a familiaridade, o Google Workplace pode ser a melhor opção para você.