Não sabe o que é marketing promocional? Você não está sozinho. Mas a verdade é que encontramos marketing promocional em nossa vida cotidiana o tempo todo. É melhor descrito como a publicidade e o marketing que as empresas usam para promover seus produtos ou serviços.
O marketing promocional pode assumir muitas formas, desde anúncios on-line e postagens de mídia social até displays na loja e mala direta. Mesmo assim, ainda há dúvidas sobre o que é o marketing promocional e como ele pode ser usado.
Mas não se preocupe, estamos no negócio de esclarecer o assunto. Neste post, vamos definir o que é marketing promocional e mostrar como usá-lo para impulsionar o seu negócio.
Pronto para aprender mais? Vamos começar!
De acordo com as SendPulse, o marketing promocional é uma forma de marketing que se concentra na criação e entrega desages que promovem um produto, serviço ou marca. E seu objetivo de marketing promocional é aumentar as vendas e impulsionar o crescimento da receita.
Para ser eficaz, o marketing promocional deve ser bem planejado e executado com cuidado. Ele deve estar alinhado com sua estratégia geral de marketing e objetivos de negócios. Além disso, deve ser cuidadosamente direcionado ao seu público e entregue através dos canais que eles mais usam.
Os objetivos do marketing promocional são aumentar a conscientização, criar interesse, gerar leads e aumentar as vendas. Além disso, o marketing promocional pode ser usado para criar valor e fidelidade da marca, direcionar o tráfego do site e aumentar o engajamento nas mídias sociais. Vamos analisar cada um deles com um pouco mais de detalhes.
Com seus objetivos em mente, você pode começar a traçar um curso de marketing promocional. A melhor abordagem para o seu negócio dependerá de seus produtos, serviços, público-alvo e objetivos, é claro.
Alguns tipos comuns de marketing promocional incluem:
Não importa que tipo de marketing promocional você escolha, é importante criar mensagenssages que são direcionados, relevantes e envolventes. Você deve garantir que suas campanhas promocionais estejam alinhadas com sua estratégia geral de marketing.
É bom notar que você pode fazer marketing promocional para uma variedade de indústrias diferentes. E como isso é executado pode parecer diferente dependendo do setor. Aqui estão alguns exemplos:
Agora que analisamos alguns exemplos, vamos discutir algumas estratégias de marketing promocional que você pode experimentar.
Publicidade é uma ótima maneira de alcançar um grande público com suas mensagenssages. Ao lançar uma campanha publicitária, é importante escolher os canais certos e criar anúncios segmentados, relevantes e envolventes.
A publicidade é uma ótima maneira de gerar buzz e construir relacionamentos com clientes em potencial. Ao iniciar uma campanha publicitária, é importante escolher os canais certos e criar mensagenssages que são interessantes, interessantes e emocionantes.
A venda pessoal é uma ótima maneira de gerar leads e fechar vendas. Você precisará escolher o local certo, criar um roteiro de vendas e treinar seus funcionários sobre como vender seus produtos ou serviços para que um evento desse tipo seja eficaz.
As promoções de vendas são uma ótima maneira de aumentar as vendas no curto prazo. Ao criar uma promoção de vendas, é importante escolher o tipo certo de promoção, definir um orçamento e criar uma oferta que seja boa demais para ser recusada.
As relações públicas são uma ótima maneira de construir relacionamentos com as principais partes interessadas. Ao desenvolver uma estratégia de relações públicas, é importante escolher os canais certos, criar mensagenssages que são positivos e dignos de notícia e constroem relacionamentos com a mídia.
O marketing direto é uma ótima maneira de alcançar clientes em potencial diretamente. Ao lançar uma campanha de marketing direto, é importante escolher os canais certos, criar mensagenssages segmentados e relevantes e acompanhe seus resultados para otimizar sua campanha.
Ao trabalhar com influenciadores, é importante escolher as pessoas certas para criar messages que são direcionados e relevantes, e construir relacionamentos que são mutuamente benéficos.
Ao incentivar o marketing boca a boca, você precisa criar mensagenssages que são atraentes e interessantes e facilitam para os clientes compartilharem suas mensagenssages com seus amigos. Fazer isso pode pagar de volta em dividendos. De acordo com pesquisa realizada por Universidade Wharton da Pensilvânia, os clientes que foram indicados para sua empresa por um amigo têm um valor de vida útil 16% maior.
Em 2021, 4.6 bilhões de pessoas estavam usando mídias sociais de acordo com Estadista. O que significa que vale a pena o esforço para construir uma campanha nas mídias sociais.
Sua campanha social pode envolver a criação de conteúdo atraente, a veiculação de anúncios ou o trabalho com influenciadores. Mas o mais importante é que sua campanha de mídia social seja bem planejada e direcionada ao seu público.
Aqui estão algumas dicas para lançar uma campanha de mídia social bem-sucedida, que são semelhantes às etapas que você precisa seguir para lançar uma campanha promocional em geral:
Isso pode envolver escrever artigos, criar vídeos, iniciar um podcast ou desenvolver infográficos. Criar qualquer tipo de conteúdo em torno de sua marca pode ajudar a promover seus produtos, sim, mas também construir sua voz no setor como uma autoridade de marca confiável. Investir em conteúdo para marketing promocional é demorado, mas pode valer a pena. Na verdade, segundo Wyzowl, 87% dos entrevistados disseram que a criação de vídeos ajudou a aumentar o tráfego do site.
Isso pode envolver oferecer descontos, recompensas ou vantagens especiais para clientes que compram em sua loja com frequência. Veja a Starbucks, por exemplo. Seus Recompensas da Starbucks O programa oferece benefícios aos clientes que fazem compras na Starbucks com o aplicativo Starbucks. Depois de baixar o aplicativo e se cadastrar, você ganha bônus, vantagens e prêmios apenas por pagar o café com o aplicativo, o que é um bom negócio para clientes regulares que acabam se sentindo mais valorizados pela empresa.
Existem infinitas possibilidades quando se trata de marketing promocional. O importante é escolher a estratégia certa para o seu negócio e garantir que seus messages são direcionados, relevantes e envolventes. Se você fizer isso, estará no caminho certo para gerar leads e fechar vendas.
Agora que você sabe o que é marketing promocional e tem alguns exemplos a serem lembrados, é hora de começar a planejar sua própria campanha de marketing promocional. Veja como começar:
O que você espera alcançar com sua campanha de marketing promocional? Você quer gerar leads, fechar vendas ou construir relacionamentos? Depois de definir seus objetivos, você pode começar a desenvolver sua estratégia.
Quem você quer alcançar? Quais são seus dados demográficos? Quais são seus interesses? Conhecer seu público-alvo ajudará você a desenvolver messages que são relevantes e envolventes. Você pode usar ferramentas de escuta de mídia social e realizar análises de concorrentes para aprimorar seu público.
Quais canais você usará para atingir seu público-alvo? Mídias sociais, e-mail, mala direta, eventos ou marketing de influenciadores? Depois de escolher seus canais, você pode começar a desenvolver seu conteúdo.
Que tipo de conteúdo você vai criar? Postagens de blogs, vídeos, infografia, ou e-books? Certifique-se de que seu conteúdo seja relevante, envolvente e alinhado com seus objetivos.
Quanto você vai gastar em sua campanha de marketing promocional? Você vai investir em publicidade? Certifique-se de definir um orçamento realista que você possa cumprir.
Depois de lançar sua campanha, é importante acompanhar seus resultados. Isso ajudará você a ver o que está funcionando e o que não está, e otimizar sua campanha para obter melhores resultados.
Seguindo essas etapas, você estará no caminho certo para desenvolver uma campanha de marketing promocional bem-sucedida. Então, o que você está esperando? Comece hoje!