O que é um e-book? Como eles funcionam e como fazer o seu próprio

Darwin Batinga, 12 de setembro de 2022
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A crescente penetração da Internet em todas as áreas da vida está mudando significativamente os padrões de leitura e os comportamentos de leitura, impulsionando a popularidade dos eBooks nos últimos anos.

Os “bibliófilos puristas” os veem como uma abominação à arte da leitura, enquanto os vermes de livros experientes em tecnologia os recebem de braços abertos.

Ame-os ou odeie-os, os eBooks estão aqui para ficar.

Pode parecer que eles eram um produto da Era da Digitalização, mas a ideia de criar livros eletrônicos surgiu pela primeira vez na década de 1930.

A história dos e-books

Vendo a ascensão dos filmes falados (fotos falantes) nos cinemas, o autor de vanguarda americano Bob Brown, agora considerado o Poderoso Chefão dos E-Readers, publicou um ensaio intitulado Os Prontos, que alude a uma máquina de leitura portátil.

Brown escreveu: “Para continuar lendo na velocidade de hoje, preciso ter uma máquina. Uma máquina de leitura simples, que eu posso carregar ou mover e conectar a qualquer tomada elétrica velha e ler romances de cem mil palavras em dez minutos, se eu quiser, e eu quero.”

O primeiro e-book

Avançando 41 anos depois, o primeiro ebook do mundo foi criado por Michael S. Hart – uma versão digital da Declaração de Independência dos Estados Unidos, que foi compartilhada na rede compartilhada da Universidade de Illinois.

O primeiro eBook já publicado: A Declaração da Independência dos Estados Unidos da América

A Declaração de Independência dos Estados Unidos foi o primeiro eBook já publicado e foi compartilhado entre os usuários da Universidade de Illinois (Image Source).

Hart então prosseguiu com o lançamento de Projeto Guttenberg, que deu origem às cópias digitais da Declaração de Direitos, da Constituição Americana e da Bíblia.

O início da comercialização de e-books

Em 1993, a empresa Bibliotypes começou a vender eBooks online e, em 1999, a editora Simon & Schuster lançou o iBooks e começou a produzir livros em formato digital e impresso simultaneamente.

Quatro eventos importantes, que mudarão a trajetória de adoção de e-books, aconteceram em 1998:

  1. Os primeiros eReaders foram lançados
  2. eBooks foram emitidos ISBNs
  3. Bibliotecas nos Estados Unidos começaram a dar ao público acesso gratuito a eBooks
  4. O Google foi fundado

Então, em 2007, a Amazon lançou o Kindle, que mudou para sempre o cenário do mercado de e-books.

O crescimento dos e-books: leia nas entrelinhas (tendências):

Embora as vendas de livros impressos ainda superem as vendas de e-books, a crescente popularidade dos e-books não deve ser negligenciada.

As vendas de e-books devem crescer consistentemente nos próximos 3 anos (Image Source).

De acordo com a Technavio, empresa de pesquisa de mercado com foco em tecnologia, a taxa anual composta taxa de crescimento da indústria ePublishing está previsto para atingir 7% de 2020 a 2025, o equivalente a um aumento de receita de US$ 6.93 bilhões.

Por que você deveria se preocupar com esses números? Essa pergunta pode ser respondida analisando os principais fatores que impulsionam esse crescimento significativo:

  • Alcance os pioneiros da tecnologia. A alta influência da tecnologia entre segmentos significativos da população, mais especificamente entre os millennials e a geração Z, pode potencialmente tornar os eBooks uma fonte de receita significativa entre os consumidores de informações mais jovens.
  • Tomando uma sugestão de grandes editoras e bibliotecas. Marvel e DC têm oferecido versões digitais de seus quadrinhos mais populares, enquanto a American Library Association anunciou que todos os títulos de sua lista serão disponibilizados digitalmente para melhorar o acesso. Com editoras e organizações estabelecidas liderando o processo, é altamente provável que a taxa de penetração de eBooks continue mantendo sua trajetória ascendente, atualmente projetada para atingir 14.1% até 2027.
  • Uma ferramenta de marketing viável. Conteúdos finos, como postagens de blog de formato curto e de baixa qualidade, não são mais suficientes, e é por isso que mais empresas estão recorrendo aos eBooks para capturar leads, divulgar a educação do cliente e promover a liderança de pensamento. Atualmente, entre 30-34% de todos os eBooks vendidos na Amazon são títulos autopublicados, uma prova de sua eficácia como ferramenta de vendas e marketing.

Seja você um autor, um empresário ou um criador de conteúdo, os eBooks apresentam uma oportunidade de alcançar sua tribo pretendida.

Se você está pensando em publicar um eBook, as seções a seguir fornecerão uma plataforma de lançamento informativa para se equipar com todas as coisas essenciais que você precisa saber para dar vida ao seu primeiro eBook.

O que é um e-book?

Um eBook ou livro eletrônico é um livro não editável, refluível (layout modificável ou responsivo para caber em qualquer dimensão da tela) que é convertido em um arquivo digital projetado para ser lido em dispositivos eletrônicos, como computadores, dispositivos móveis (celulares e tablets) e eReaders.

Duas características obrigatórias dos e-books

É importante observar que textos ou imagens em formato digital não constituem automaticamente um eBook. Como vários arquivos digitais podem ser visualizados e lidos em dispositivos eletrônicos, há dois critérios principais que devem ser atendidos para que um conteúdo digital seja considerado um eBook.

1. Não editável

Semelhante aos livros impressos, o conteúdo de um eBook não deve ser editável de nenhuma forma, formato ou formato. Considerando que milhares de pessoas podem acessar um eBook em vários dispositivos com recursos de processamento e edição de documentos, seu conteúdo precisa ser protegido para evitar modificações sem a permissão do autor.

2. Refluível

Os leitores acessam o conteúdo digital por meio de diferentes dispositivos com tamanhos de tela variados. Os eBooks verdadeiros devem ser refluíveis, o que significa que os textos e imagens devem se ajustar a qualquer tamanho de tela, mantendo capítulos e quebras de linha e imagens redimensionadas automaticamente para manter suas proporções. Pense nisso como o equivalente à capacidade de resposta para sites.

PDFs são uma exceção. Embora os PDFs não sejam editáveis, eles não são refluíveis, e é por isso que os eBooks publicados como PDFs podem perder a integridade de sua formatação quando visualizados em dispositivos diferentes. No entanto, como os PDFs são indiscutivelmente o formato mais fácil para exportar um eBook e são amplamente utilizados entre autores e empresas autopublicadas, eles são considerados eBooks “não oficiais”.

Os 3 formatos de e-book mais comuns

Basta fazer uma rápida pesquisa no Google por “formatos de e-books” e você verá dezenas de tipos de arquivo de livro eletrônico, alguns são mais usados ​​que os outros. Há uma chance muito pequena de você usar até um quarto deles. Você só precisa se concentrar em 3 dos formatos mais comuns usados ​​hoje.

1. Formato EPUB (.epub)

O formato EPUB é um formato de eBook compatível com quase todos os dispositivos, incluindo computadores, smartphones, tablets e eReaders (exceto o Kindle), tornando-o o tipo de arquivo de eBook mais usado entre os editores. Todos os EPUBs são protegidos pelo Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM), o que dá aos autores e editores o direito de controlar o que os compradores de suas obras podem e não podem fazer.

Os EPUBs seguem um design refluível ou fixo.

  • EPUBs refluíveis permite que texto e imagens se adaptem a todos os tamanhos de tela. Esses eBooks seguem um design plano e linear, onde as imagens flutuam junto com os textos. Não há opção para fazer sobreposições ou quebras de texto. É o formato com o qual os leitores de e-books estão mais familiarizados e funcionam bem com materiais com muito texto.
  • EPUBs fixos são mais sofisticados em termos de design. Seu layout fixo permite que qualquer formatação, efeitos e imagens sejam retidos. Ele também suporta javascript tornando-o mais interativo com funcionalidades adicionais, como animações. Outro recurso exclusivo dos EPUBs fixos é o Read Aloud, em que as palavras são destacadas enquanto uma narração narra o conteúdo, tornando-o um formato popular entre os livros de histórias infantis.

2. Formatos AZW (.azw) e AZW3 (.azw3)

Também conhecido como arquivos Kindle, AZW é um formato de eBook proprietário que a Amazon usa para seus eBooks e eReaders Kindle. Ele segue o mesmo formato de seu antecessor – o MOBI – mas com proteção DRM que restringe sua compatibilidade com leitores Kindle e dispositivos com aplicativo Kindle. Além disso, os eBooks AZW só podem ser adquiridos na Amazon Kindle Store. Os arquivos AZW podem armazenar informações complexas, como destaques, anotações e marcadores.

Quando o Kindle Fire foi lançado, a Amazon criou um novo formato Kindle chamado AZW3 ou Kindle Format 8 (KF8). É o formato Kindle de última geração, adicionando suporte para HTML e CSS ao arquivo AZW mais antigo e dando aos eBooks Kindle mais recentes mais opções de estilos, fontes e layouts.

3. Formato PDF (.pdf)

Conforme explicado na seção anterior, os PDFs não são necessariamente considerados verdadeiros eBooks porque não são refluíveis. Embora os editores e criadores de conteúdo possam executar ótimos designs usando PDFs, eles podem ser difíceis de ler, especialmente quando exibidos em telas menores. Além disso, os PDFs têm proteção mínima contra cópia, o que significa que os usuários podem baixar eBooks PDF e compartilhá-los gratuitamente. Eles também não podem ser vendidos na Amazon ou na iBookstore.

Apesar dessas desvantagens, o PDF continua sendo um dos formatos de conteúdo digital mais usados, especialmente entre empresas e profissionais de marketing, devido à facilidade de publicação.

Diferentes dispositivos de e-book

Os eBooks podem ser baixados e acessados ​​em vários dispositivos, que podem ser segmentados em duas categorias principais:

  • Dispositivos eletrônicos em geral
  • Leitores eletrônicos (eReaders)

Dispositivos eletrônicos gerais incluem computadores desktop e laptop, smartphones e tablets. Observe que você pode precisar baixar aplicativos específicos dependendo do formato do eBook que deseja ler (Kindle App para AZW/AZW3, Adobe Acrobat Reader para PDF, ReadEra para MOBI).

Por outro lado, os Leitores Eletrônicos ou eReaders são dispositivos criados especificamente para armazenar e exibir eBooks. Os eReaders atraem os bibliófilos que desejam a portabilidade de um dispositivo eletrônico, mas ainda mantêm alguns aspectos da leitura de um livro físico.

Abaixo estão 3 dos eBooks mais populares disponíveis hoje:

1. Kindle (Amazon)

O que é um e-book? eReader Kindle

2. Kobo (Rakuten)

O que é um e-book? Kobo eReader

3. Recanto (Barnes and Noble)

O que é um e-book? Leitor Nook

As vantagens dos eReaders versus dispositivos eletrônicos gerais

Se você pode baixar um aplicativo usando seu dispositivo existente, por que gastar em um eReader?

A resposta realmente se resume à preferência, mas há vantagens em usar eReaders em um computador, tablet ou smartphone.

  1. Imita a experiência de ler um livro físico. Muitos leitores usam uma tecnologia chamada E Ink que exibe textos e imagens como se fossem impressos em papel. Isso também facilita a leitura de eBooks em eReaders em condições muito claras.
  2. Ótima bateria. A maioria dos eReaders pode durar semanas com uma única carga.
  3. Armazenamento enorme. Quando você usa seus outros dispositivos para baixar eBooks, eles compartilham o armazenamento junto com seus outros arquivos, como fotos, músicas e vídeos. Isso pode limitar o número de eBooks que você pode baixar e armazenar. Pelo contrário, os eReaders podem armazenar centenas de livros a qualquer momento.

Onde você pode comprar e-books?

O mercado de eBooks está crescendo, prova disso é o número crescente de comerciantes online que vendem conteúdo digital. As lojas de eBooks mais populares que oferecem uma lista abrangente de títulos compatíveis com dispositivos eletrônicos gerais e eReaders incluem:

  • Loja Kindle da Amazon
  • Kobo
  • Barnes and Noble
  • Google Play
  • Site do próprio autor

Principais benefícios dos e-books

Embora os eBooks não sejam a xícara de chá de todos os leitores, é inegável que eles mudaram a prática da leitura para sempre – e sem dúvida para melhor.

Abaixo estão as principais vantagens dos e-books:

1. Elimine as restrições de armazenamento físico

Nem todos os leitores ávidos são abençoados com casas que podem acomodar sua coleção de livros. Com os eBooks, centenas de títulos podem ser armazenados em um dispositivo, eliminando a necessidade de espaços de armazenamento físico.

2. Economizar

Para novos lançamentos, os eBooks são pelo menos 10% mais baratos do que os impressos. Lançamentos mais antigos e clássicos chegam a preços mais acessíveis e trazem consigo mais economia. Para leitores ávidos, essas economias incrementais podem acumular ao longo do tempo, permitindo que eles economizem dinheiro ou tenham mais poder de compra para adquirir mais eBooks.

3. Portabilidade

Com eBooks, você literalmente tem uma biblioteca ao seu alcance. Não há mais eeny-meeny-miny-moe sobre quais livros levar quando você estiver indo a algum lugar. Continue de onde parou ou comece a ler um novo livro onde quer que esteja.

4. Acesso instantâneo

Os leitores de e-books têm a vantagem de baixar novos títulos desde que estejam conectados à internet. Chega de dirigir até a livraria e entrar na fila, o que pode ser um pesadelo para livros altamente esperados (pense nas longas filas toda vez que um novo livro de Harry Potter é lançado). Além disso, como os eBooks são vendidos em quantidades ilimitadas, você não precisa reservar ou fazer um pedido pendente quando as cópias acabarem.

5. Experiência de leitura aprimorada pela tecnologia

Altere o tamanho da fonte e o estilo da fonte. Realce seções apenas arrastando o dedo pela tela. Pesquise facilmente conteúdo específico dentro do livro. Adicione anotações. Crie marcadores. Obtenha definições com um dicionário integrado.

É a tecnologia que vem com eBooks e eReaders que os separa de seus equivalentes impressos.

Como criar um e-book em 10 passos

Criar e publicar eBooks não é mais apenas para autores e escritores. Qualquer um e todos com uma história para contar e conteúdo para compartilhar – marqueteiros, profissionais, celebridades, figuras públicas – podem publicar um eBook, principalmente porque a autopublicação é extremamente viável porque não há custo de impressão envolvido.

Mesmo que você não tenha experiência em escrever livros, você pode lançar seu próprio eBook seguindo estes 10 passos:

  1. Defina seus objetivos. Por que você quer publicar um eBook? Para se lançar como autor? Para gerar leads para o seu negócio? Posicionar-se como um líder de pensamento em uma área específica?
  2. Escolha um tema interessante. Tire um tempo para pesquisar e conhecer seu público. Sobre o que eles querem saber mais?
  3. Dê um título ao seu eBook. Deve ser claro e cativante ao mesmo tempo. Você pode ter vários títulos de trabalho no início. À medida que seu eBook toma forma, você pode reduzi-lo ao que melhor encapsula seu trabalho.
  4. Faça um esboço. Ter uma estrutura irá agilizar seu processo de escrita. Você pode evoluir isso à medida que avança, mas tenha os componentes do pilar mapeados antes de fazer o conteúdo real.
  5. Escreva seu e-book. Agora que você tem as peças principais no lugar, é hora de escrever seu eBook. Se você estiver fazendo isso como parte de sua estratégia de marketing, poderá fazer com que vários membros da equipe contribuam com conteúdo. Ou você pode contratar um ghostwriter se escrever não é realmente o seu forte.
  6. Edite e revise. Ninguém gosta de ler um livro incoerente, incoerente e cheio de erros gramaticais e ortográficos. Edite para maior clareza e coesão. Muitas vezes, os autores de e-books iniciantes ficam tão apegados ao seu trabalho, então a melhor prática é conseguir um editor ou revisor.
  7. Adicione recursos visuais. Todos os textos e nenhuma imagem tornam um eBook uma leitura maçante. Você não precisa usar muitos recursos visuais, mas preste atenção ao design da capa do seu livro e considere adicionar imagens às seções principais.
  8. Projete, formate e faça o layout do seu eBook. Isso inclui a escolha de um estilo de fonte, cor e tratamentos de layout. Certifique-se de que o design esteja alinhado com o conteúdo e com a sua marca.
  9. Converta seu e-book. A maneira mais fácil de fazer isso é publicar seu eBook como PDF, mas se você tiver recursos para isso, considere usar um recurso externo que possa converter seu eBook em vários tipos de arquivo.
  10. Publique e promova seu eBook. Trate seu eBook como um novo produto ou serviço que você acabou de lançar. Você precisa de uma estratégia de marketing completa para promover seu eBook e alcançar seu público-alvo. Você pode criar um microsite dedicado ao seu eBook. Certifique-se de promover nas redes sociais. Você também pode acessar influenciadores ou até mesmo garantir entrevistas com meios de comunicação relevantes.

Quais são as melhores maneiras de vender ou distribuir um eBook

Dado que dezenas de eBooks são publicados todos os dias, vender seu trabalho não será uma tarefa fácil, mas também não é impossível. A chave é ser visível e acessível em vários e diversos canais.

Aqui estão algumas das melhores plataformas que você pode usar para vender e distribuir seu eBook:

  1. Seu próprio site
  2. Amazon (apenas certifique-se de que seu eBook vem em um formato compatível)
  3. Outros mercados de e-books, como Apple Books, Nook e Kobo
  4. Promova seu eBook em sua lista de e-mail
  5. Constantemente link para seu eBook em suas postagens de mídia social
  6. Encontre influenciadores relevantes para promover seu eBook

Existem dezenas de maneiras de dar ao seu eBook a exposição para que ele ganhe força. Você só precisa explorar todas as oportunidades, criar uma distribuição criativa e táticas promocionais e manter o foco para garantir que alcance seu público-alvo.

TL;DR: os e-books mudaram a forma como as pessoas criam e leem livros

Juntamente com a invenção da máquina de impressão, a invenção dos eBooks e eReaders pode ser considerada como um dos pontos de virada que moldaram a indústria editorial e influenciaram a forma como as pessoas lêem.

A criação envolve uma série de detalhes minuciosos – desde a própria escrita até os aspectos técnicos para venda e distribuição. Tudo considerado, ele fornece uma plataforma de lançamento para autores aspirantes a lançar seu primeiro livro – seja para perseguir uma paixão criativa, promover uma experiência ou comercializar um negócio.

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