O que é marketing de IA? Definições e Exemplos (2025)

Jamie Giggs, 02 de janeiro de 2023
O que é marketing de IA? Definições e Exemplos (2025)
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Não está convencido pela IA? Você deveria estar. De acordo com Estadista, o mercado de software de inteligência artificial (IA) deve crescer para aproximadamente US$ 126 bilhões até 2025.

A IA está revolucionando as seguintes grandes indústrias:

  • Entretenimento
  • Assistência médica
  • Serviços Financeiros
  • Tecnologia de Alimentos
  • Logística e Transporte
  • Indústria​
  • Construção Civil
  • Varejo e comércio eletrônico
  • Passeio

A IA melhora as operações e agiliza tarefas que inicialmente levam horas e as reduz a minutos. Por exemplo, na área da saúde, a IA realiza cirurgias avançadas específicas ao lado de humanos.

O próprio marketing também se beneficia muito com o uso da IA, com diversas ferramentas disponíveis que facilitam seu trabalho, permitindo que você trabalhe de maneira mais inteligente e produtiva.

Estatísticas de marketing de IA
Valor de mercado da inteligência artificial (IA) no marketing mundial de 2020 a 2028. Fonte: Estadista

Não sabe por onde começar com o marketing de IA? Não se preocupe; este guia abordará o que é IA, como funciona e o papel da IA ​​no marketing digital para 2025.

O que é marketing de IA?

Não existe uma definição única de IA, mas o conceito básico permanece o mesmo: um sistema de diferentes tecnologias de computação trabalhando juntas para pensar, agir e aprender com um intelecto semelhante ao humano e capaz de imitar o comportamento humano.

O aprendizado de máquina é uma forma de IA que usa dados anteriores para melhorar continuamente à medida que aprende por meio de sua própria experiência e dados (sem intervenção humana).

A construção de campanhas de marketing e publicidade que dependem de inteligência artificial (IA) é conhecida como marketing de IA.

Como Funciona

O rápido desenvolvimento da IA ​​disparou, levando a muitos ferramentas de marketing que podem automatizar tarefas e ajudar a criar conteúdo. A IA toma decisões e reage de acordo com as percepções dos clientes, tendências econômicas, coleta de dados e análises.

Principais vantagens do uso de IA no marketing

1. Entendendo o comportamento do consumidor

Conhecer seu público-alvo e prever o comportamento e possíveis padrões de compra é vital no marketing. A IA combina muitos recursos e big data e fornece com precisão mais informações sobre cada cliente.

Além do mais, os profissionais de marketing podem usar essas informações recém-descobertas para planejar, projetar e implantar suas estratégias de marketing. As campanhas são atualizadas para maximizar o engajamento e focar no grupo certo de consumidores para o produto ou serviço.

2. Melhor segmentação de clientes

A segmentação tradicional de clientes inicialmente agrupou e diferenciou clientes com base em sexo, idade, demografia, hábitos de consumo e geografia. Os profissionais de marketing também analisavam se o cliente era um comprador de primeira viagem ou um cliente recorrente.

No entanto, há áreas para melhoria na segmentação tradicional de clientes, como falta de personalização, precisão e a necessidade de realizar pesquisas demoradas.

As tecnologias de IA podem ajudar aqui. Com machine e deep learning, as equipes de marketing podem reunir e analisar continuamente cada interação da marca – as informações corretas são pesquisadas e a IA reúne insights de alta qualidade automaticamente. A partir daí, os profissionais de marketing podem segmentar clientes específicos com mensagens personalizadassageestá em uma escala muito maior.

A IA também prevê os melhores horários para anúncios, descontos e e-mails direcionados, de modo que é menos provável que o cliente sinta uma sensação de desconfiança.

3. Melhor conteúdo e recomendações personalizadas

Outro benefício do marketing de IA é fornecer recomendações precisas e conteúdo individualizado. A Netflix, por exemplo, usa IA para sugerir o que assistir enquanto reproduz trailers para o usuário com base em gostos, desgostos, programas exibidos anteriormente, gêneros e filmes.

O conteúdo reproduzido anuncia os programas e mantém os clientes reengajados, por sua vez, eles continuam se inscrevendo e assistindo ao conteúdo.

4. Otimização de campanhas em tempo real

A IA usa otimização em tempo real, o que significa que as empresas podem acompanhar o desempenho da campanha e continuar fazendo ajustes. As empresas têm melhor desempenho, pois podem responder ativamente aos dados à medida que surgem; cria um senso de urgência.

5. Melhorar a eficiência e produtividade das equipes de marketing

As horas de trabalho são melhor utilizadas com ferramentas de IA, pois as tarefas administrativas de rotina podem ser concluídas rapidamente, como marketing de mecanismo de pesquisa (SEM), relatórios de marketing por e-mail e resumos de conteúdo.

Esse tempo liberado é gasto de forma mais eficiente e estratégica e, como resultado, a equipe fica menos sobrecarregada.

6. Tomada de decisão automatizada

Costumava levar horas (e até dias) para tomar decisões de negócios ou estratégias de marketing. Agora, com a IA, os dados coletados fornecem respostas precisas e rápidas, portanto, não há espaço para indecisão.

Como o marketing de IA é usado? 

Gestão de relacionamento com clientes 

Uma combinação vencedora está usando software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e IA para prever a demanda futura de mercadorias e analisar a jornada de um produto individual.

Conhecer seus clientes é essencial. Ao prever seus movimentos, você pode lançar um produto no momento certo. Da mesma forma, você pode contatá-los em horários relevantes para minimizar uma alta taxa de rejeição.

Por exemplo, a Pipedrive é uma plataforma de CRM que se aprofunda nas estratégias de vendas e vem com IA para que você possa acompanhar os negócios, monitorar visualmente suas campanhas e ver o rastreamento de comunicação para e-mails, bate-papos e chamadas.

Exemplos notáveis ​​de CRMs incluem o seguinte:

Segmentação de clientes

Os profissionais de marketing podem atingir um grupo específico de clientes com mensagens personalizadassages (e conteúdo) em grandes volumes graças à máquina de IA e às técnicas de aprendizado profundo. Por exemplo, HubSpot oferece uma ampla gama de ferramentas, insights de IA e amplas opções de segmentação.

Chatbots

Um chatbot é um software que responde automaticamente aos clientes. Os principais exemplos de empresas que usam chatbots para suporte ao cliente incluem Amazon, Spotify e Mastercard. Os chatbots podem responder a perguntas específicas relacionadas a produtos e redirecionar os clientes para agentes ao vivo, se necessário.

O processamento de linguagem natural tornou os computadores mais humanos e agora podem realizar conversas realistas.

SEO

Certificar-se de que seu conteúdo seja otimizado para mecanismos de pesquisa é uma necessidade para todas as empresas, especificamente para ter uma classificação mais alta no Google e direcionar o tráfego para seu site. Existe uma infinidade de ferramentas seo que podem auxiliar e automatizar tarefas, como criar esboços para posts.

Produção de ativos criativos

Criar arte digital nunca foi tão simples; Os geradores de arte AI podem editar imagens, criar apresentações e até mesmo remover planos de fundo de vídeos. Por exemplo, criadores de logotipos como Brand.io podem criar logotipos instantaneamente com base em suas escolhas.

Do mesmo modo, Software de escrita de IA melhora os artigos e a produção de conteúdo, fazendo postagens automaticamente, escrevendo cópias e auxiliando na gramática. Grammarly, por exemplo, pesquisa erros em seu documento e compara sua peça com milhões de outras pessoas na web para verificar se há plágio.

Há toda uma infinidade de ferramentas excelentes esperando para serem descobertas.

Analítica de IA

Big data é um termo complexo de definir – consiste em grandes quantidades de informações estruturadas, não estruturadas e semiestruturadas coletadas e extraídas por empresas para diferentes propósitos, como prever comportamentos e tendências humanas. 

As ferramentas de IA e big data ajudam os profissionais de marketing a decidir que tipo de conteúdo produzir e podem fornecer informações de primeira linha que facilitam decisões críticas para campanhas. Um exemplo primário de análise de IA é o Google Analytics.

Em poucas palavras, a experiência do cliente é drasticamente aprimorada ao usar a análise de IA.

Automação de mídia social

Envolver-se com seu público nas mídias sociais é crucial para criar sua marca e anunciar sua empresa. A IA pode agendar sua mídia social, automatizar suas postagens para todas as contas de mídia social e rastrear os engajamentos no painel.

Análise de Dados

Reunir e coletar manualmente grandes quantidades de informações pode ser estressante e demorado, mas agora é coisa do passado com a IA.

Compra de mídia

A IA prevê de forma inteligente a melhor forma de implementar anúncios e posicionamentos de mídia para uma empresa, aumentando significativamente seu ROI.

Desafios a considerar

Tempo de treinamento e qualidade dos dados

A IA é como um membro da equipe que precisa de treinamento: requer tempo para se familiarizar com um sistema. Os detalhes corretos precisam ser inseridos para obter informações precisas, e o processo de aprendizado exige garantia de qualidade dos dados.

As previsões e decisões tomadas são redundantes se a IA não for devidamente treinada.

Privacidade

Lembre-se de que os padrões GDPR podem ser ignorados pelo software de IA ao usar dados do consumidor para personalização de marketing, a menos que seja especificamente programado para observar diretrizes legais.

Adesão e adoção da equipe de marketing

As equipes de marketing precisam fornecer evidências de como a IA beneficia a equipe para que as partes interessadas nos negócios forneçam orçamentos de investimento. Usar as ferramentas de medição apropriadas é crucial para obter financiamento.

Implantação de melhores práticas

O livro de regras não está definido porque a tecnologia é relativamente nova. Portanto, os profissionais de marketing digital precisam considerar os efeitos de longo e curto prazo de uma estratégia de marketing de IA.

Diretrizes para usar efetivamente a IA no marketing

Aqui estão algumas diretrizes para fazer o melhor uso da IA ​​no marketing.

  • Estabeleça seus objetivos: Defina metas claras para sua campanha de marketing de IA.
  • Garantir padrões de privacidade de dados: Para manter a confiança do consumidor, siga os padrões de privacidade e garanta que ele seja programado em sua IA.
  • Quantidade e fontes de dados: Para que a IA de marketing funcione com sucesso, você deve ter uma grande quantidade de dados prontamente disponíveis. As informações treinam uma ferramenta de IA nas preferências do cliente, fatores econômicos e tendências externas. Adicionar os dados do seu CRM informa a IA sobre o histórico da campanha e os dados do site. Os profissionais de marketing também podem adicionar dados secundários e de terceiros para auxiliar na decisão de compra.
  • Manter a qualidade dos dados: Planejar antes de implementar qualquer programa de marketing de IA é sábio. Os profissionais de marketing devem colaborar com diferentes departamentos e equipes de gerenciamento de dados para desenvolver um plano de manutenção e armazenamento de dados. Alguns dados precisam ser limpos usando as sete dimensões como uma diretriz aproximada: pontualidade, integridade, consistência, relevância, transparência, precisão e representatividade.
  • Criando uma estratégia integrada de marketing de IA: Certifique-se de que as ferramentas de IA sejam usadas em áreas de trabalho intensivo, como análise de dados – ou outros pontos cegos – para melhorar sua estratégia de marketing.

Conclusão

O surgimento da IA ​​no marketing é tão útil quanto perturbador para as operações diárias de marketing. É importante entender a melhor forma de implementá-lo e encontrar a plataforma de IA certa para o seu negócio.

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