A lista definitiva de estatísticas de webinar para 2025

Christopher Benitez, 18 de abril de 2023
A lista definitiva de estatísticas de webinar para 2025
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Como um resultado da pandemia Covid-19, de repente começamos a ouvir falar com frequência sobre “workshops online”, “aulas ao vivo” e “treinamento virtual”, que são, na realidade, termos alternativos para webinars.

Os webinars oferecem a oportunidade de compartilhar suas habilidades e conhecimentos enquanto aumenta seu público. Se você tem um negócio, é uma ótima maneira de atingir um público totalmente novo e como estratégia de marketing, graças à proliferação do autoatendimento plataformas de software de webinar, os webinars são fáceis e baratos de fazer.

Compilamos uma lista de estatísticas de webinars para 2025 e, com base no que vimos, os números sugerem que os webinars - como um canal de marketing e funil de vendas - continuarão a crescer em escala exponencialmente.

Se você não está convencido, dê uma olhada nesses números e descubra seu potencial para você.

Estatísticas do webinar - escolha do editor

  • A taxa média de atendimento está entre 40% a 50%.
  • A maioria das pessoas se inscreve 8 dias antes do evento.
  • 60% das empresas desenvolvem seu webinar para converter usuários em clientes pagantes.
  • 54% dos profissionais de B2B assistem a webinars todas as semanas.

Vamos mergulhar nos detalhes dos webinars e como eles podem afetar seus negócios.

Estatísticas gerais do webinar

Vamos começar esta lista com estatísticas básicas sobre webinars e as pessoas que gostam deles. Qual é o melhor dia para um webinar? Quanto tempo eles devem ter? As pessoas ainda os estão observando? Quantos participantes assistem aos webinars do início ao fim?

Vamos descobrir.

1. Os dias do meio da semana são os melhores para hospedar um webinar.

(Pronto para falar)

Para ser mais específico, você deve publicar seus webinars às terças e quartas-feiras. A mesma fonte menciona que o número médio de inscritos para um webinar é 260. A taxa média de participação é de 40% a 50% dos inscritos.

2. Os webinars devem durar de 30 a 40 minutos.

(Grande Marcador)

De acordo com o BigMarker, 44% dos participantes do webinar preferem que as sessões durem 45 minutos. 41% disseram que gostariam que tivessem 30 minutos. Apenas 10% disseram que gostariam que durassem uma hora inteira.

Portanto, se você for realizar um webinar, deve tentar fazê-lo durar entre 30 a 40 minutos. E os melhores horários para recebê-los? Em qualquer lugar entre 10h e 11h.

Por outro lado, 92% dos participantes do webinar disseram que desejam uma sessão de perguntas e respostas ao vivo antes do fim do webinar. Você precisa levar isso em consideração ao programar seu webinar. Caso contrário, a sessão ultrapassará a duração recomendada do webinar.

3. Houve um aumento na participação no webinar.

(WorkCast)

De acordo com o WorkCast, a participação no webinar deles viu um aumento de 87%. Cerca de 94% de seus webinars são disponibilizados sob demanda. Isso é ótimo, pois os usuários aproveitam isso para assistir (ou assistir novamente) aos webinars nos finais de semana.

18% das visualizações sob demanda acontecem aos sábados e domingos, apesar de mal promover o conteúdo para seus usuários.

4. A maioria dos participantes do webinar usa o Windows

(Mega Reunião)

De acordo com o MegaMeetings, 80% de seus usuários executam um sistema operacional Windows. Apenas 18% usam dispositivos Apple (13% Mac, 5% iOS). Apenas 2% estão em dispositivos Android.

No que diz respeito aos navegadores, a Microsoft é a escolha preferida. 45% dos usuários usam Internet Explorer ou Edge. É seguido pelo Google Chrome com 39%.

5. 40% dos participantes do webinar prestam atenção do início ao fim.

(Venda de mídia social)

A Make Social Media Sell diz que, em média, 40% dos ouvintes prestam atenção desde o início de um webinar até o fim. O resto tende a diminuir à medida que o webinar continua.

Para manter o seu público, você precisa tornar seus títulos irresistíveis, fazer apresentações rápidas, prometer algo novo aos seus espectadores e adicionar uma frase de chamariz.

Inscrições para webinars

Agora, vamos ver os números de inscrições para webinars. Qual é a melhor hora para registrar? Você ainda pode obter visualizações após o evento ao vivo? O que faz as pessoas quererem se inscrever?

Você encontrará todas as respostas para essas perguntas abaixo.

6. A maioria das inscrições para webinar acontece 8 dias antes do evento.

(Blog X)

Se você estiver hospedando um webinar, deseja abrir as inscrições 8 dias antes do lançamento. De acordo com o Blogging X, 54% dos participantes se inscrevem no evento nessa época.

46% das inscrições acontecem na semana do evento.

A mesma fonte menciona que o e-mail é o maneira mais eficaz de promover webinars. De todos os dias para enviar e-mails promovendo webinars, quarta-feira é o melhor. A taxa de resposta para e-mails enviados nesse dia é de 22%.

Emails enviados nos finais de semana obtêm uma taxa de resposta de apenas 5%.

7. Lembre-se dos 4 nós.

(Optin Monster)

OptinMonster diz que a chave para um bom webinar é lembrar os 4 nós: útil, urgente, único e ultra-específico.

Usando essa fórmula, os participantes ficariam mais engajados. Também é importante que você pense sobre os produtos ou serviços que deseja que seu público compre e que ação deseja que eles realizem ao planejar seu webinar.

8. Você ainda ganha público após o término do evento.

(Informações inteligentes)

10 dias após um evento, você ainda pode ter 47% de visualizações se tiver gravações disponíveis. Esse número cai para 24% após 20 dias. No dia 30, você terá apenas 10% de visualizações.

As pessoas continuarão a assistir ao webinar depois disso, mas a audiência cai para cerca de 2% a 6%.

Webinars para empresas (melhores práticas)

Se você dirige uma empresa, gostaria de saber como os webinars impactam a receita. Vale a pena investir em webinars? Quanto dinheiro eles podem trazer? Isso é realmente tão popular quanto parece entre os empresários?

Abaixo estão as estatísticas que valem a pena examinar. Eles podem apenas convencê-lo a dar uma chance aos webinars.

9. 60% das empresas desenvolvem seu webinar para converter usuários em clientes pagantes.

(GoToWebinar)

Em 2017, GoToWebinar discutiu como 60% das empresas usam webinars para mover as pessoas por todo o ciclo de vida do cliente. Eles querem converter usuários de clientes potenciais em clientes leais.

Outros casos de uso incluem integração e treinamento de clientes (31%), marketing e geração de demanda (29%), treinamento de funcionários (16%), reuniões gerais e municipais (10%) e eventos para a imprensa (8%).

10. Webinars são populares na indústria farmacêutica.

(Livestorm)

O espaço farmacêutico tem uma taxa de participação de 63%. Os webinars nesta categoria têm geralmente 20 minutos de duração, em média, o que é o valor mais baixo em comparação com outros setores.

Os webinars também são populares nos seguintes setores: SaaS, Internet, consultoria, educação e serviços financeiros. O setor com menor taxa de participação está anunciando com 33%.

11. 42% dos profissionais de marketing disseram que planejavam usar webinars em 2021.

(Wyzowl)

83% dos profissionais de marketing consideram os webinars eficazes, embora apenas 41% deles participem ou assistam a eles. É por isso que 83% dizem que planejam iniciar ou participar de webinars.

12. Disponibilizar webinars sob demanda aumentará a taxa de participação.

(Venture Harbor)

A Venture Harbor não sabia por que estava obtendo uma taxa de inscrição de apenas 20.56% quando fez webinars. Mas isso mudou quando mudou de tática e usou recursos sob demanda.

Quando os espectadores assistem aos vídeos instantaneamente, isso descobre que o público teve menos tempo para mudar de ideia. Isso aumentou a taxa de inscrição para 42.46% - mais do que o dobro da taxa original.

13. Você pode ganhar $ 11,286 com um único webinar.

(Teachable)

Scott Britton ganhou $ 11,286 com um único seminário para seu curso online, Udemy Fast Track.

De 16,000 pessoas em sua lista de e-mail, 759 se inscreveram para o webinar. Essa é uma taxa de conversão de 5.27%. Esse número caiu ainda mais, pois apenas 232 dos que se inscreveram compareceram. Mas a partir daí, 40 pessoas se converteram em clientes.

14. Os profissionais de marketing se esforçam para quantificar o sucesso dos webinars.

(O Pipeline)

A razão pela qual os profissionais de marketing têm dificuldade em avaliar o sucesso de um evento é que eles olham apenas para uma ou duas métricas. Existem várias métricas a serem observadas se eles quiserem ver o quão eficaz é.

Os profissionais de marketing devem analisar os registros de webinar, o webinar taxa de conversão da página de destino, a origem das inscrições para o webinar, o custo do webinar, a taxa de conversão do participante e quanto tempo os participantes gastaram no webinar.

Eles também podem analisar as visualizações ao vivo versus as gravadas, o feedback dos participantes, a taxa de conversão de leads qualificados e a receita gerada pelo webinar.

Sugestão de software: Procurando melhorar suas conversões de webinar? Verificação de saída os melhores construtores de páginas de destino para criar funis de webinar de alta conversão.

15. Um webinar pode levar você a mais de 500 leads.

(99 firmas)

A maioria das empresas usa webinars para gerar leads. Cerca de 73% dos profissionais de marketing business-to-business (B2B) acham que podem obter leads de alta qualidade usando essa plataforma.

Existem mais empresas B2B usando webinars do que empresas business-to-consumer (B2C). 61% das empresas B2B usam webinars, enquanto apenas 17% das empresas B2C exploraram essa opção. Organizações sem fins lucrativos vêm em terceiro lugar, com 11%.

Estatísticas de comportamento do consumidor para webinar

Agora, vamos dar uma olhada em como os webinars afetam os consumidores. Como eles consomem webinars? Quantos deles se converterão em clientes pagantes? Com que frequência eles assistem a webinars?

Esta seção responderá a todas essas perguntas e muito mais.

16. 50% do público, em média, fará o download dos slides da apresentação.

(Adobe)

Se houver slides de apresentação disponibilizados após um webinar, 50% do público irá baixá-los. 29% dos participantes também farão o download de resumos de soluções de produtos, o que torna mais fácil capturar os clientes no funil de marketing.

Depois de um seminário, 19% dos participantes comparecerão a uma sessão de demonstração de 5 a 10 minutos.

17. 25% das pessoas assistem a webinars usando seus telefones.

(WorkCast)

WorkCast disse que 25% das pessoas usam seus dispositivos móveis para visualizar o conteúdo do webinar. É por isso que você precisa ter certeza de que seu plataforma de webinar de escolha é compatível com dispositivos móveis.

18. Entre 2% e 5% dos participantes comprarão de você.

(O Solopreneur de Marca)

Em média, 2% a 5% dos participantes do webinar comprarão de sua empresa. Isso pode parecer baixo, mas nem todos os participantes fazem parte do seu mercado-alvo. Portanto, se você conseguir apresentar o seu webinar às pessoas certas, maiores serão os números.

19. 54% dos profissionais de B2B assistem a webinars semanais.

(Anel Central)

A pandemia de 2020 levou as empresas e profissionais de marketing a mudar suas estratégias. É por isso que há um aumento repentino na audiência de webinars.

67% dos profissionais de marketing investiram mais tempo em webinars. As marcas dos EUA aumentaram as ofertas de seminários on-line em até 36% - apenas entre fevereiro e março de 2020.

Estatísticas do webinar - custos e taxas

Quanto custaria para você hospedar um webinar para sua empresa? E de que tipo de equipamento você precisa?

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como investir em seu próprio webinar.

20. As plataformas de webinar podem custar US$ 150 para $500 por mês.

(Rede de Reuniões Corporativas)

Existem empresas que ajudam empresas a hospedar seus webinars. Um plano de plataforma de webinar pode custar entre US$ 150 e $500 por mês.

No entanto, algumas dessas plataformas permitem que você execute webinars gratuitamente. A maior desvantagem de um webinar gratuito é que o número de participantes é limitado. Este recurso foi criado para você experimentar o produto. Portanto, nem todos podem participar.

21. Você não precisa de equipamentos sofisticados para começar.

(Marketing Digital Intenso)

Você só precisa de três coisas para hospedar seu primeiro webinar. Você precisa de um microfone, uma webcam e uma boa iluminação. Um bom microfone pode custar entre $50 até US$ 250 dependendo da marca. Você pode comprar uma webcam por $100 para $200.

Com luzes, você tem muitas opções. Um kit inicial de softbox pode custar US $ 39. Equipamentos de iluminação mais sofisticados irão atrasá-lo $102.

Você pode fazer atualizações mais tarde, como comprar uma DSLR ou uma câmera sem espelho. Não se esqueça de verificar sua conexão com a Internet. Você precisará de Internet rápida para transmitir webinars ao vivo.

Estatísticas do webinar - Resumo

Webinars não são uma moda passageira. Com base nas estatísticas, eles vieram para ficar.

Cada vez mais pessoas participam de webinars porque é muito fácil aprender mais sobre um produto ou serviço. Se você dirige uma empresa, é outra maneira de apresentar sua marca a um público maior.

Ainda sentiremos os efeitos da pandemia de 2020 meses após o fim do ano. Isso significa que a maioria das pessoas ainda trabalhará em casa. Portanto, os profissionais de marketing precisam ser mais criativos na forma como educam os consumidores. Um webinar é uma boa maneira de aderir aos padrões de distanciamento social e, ao mesmo tempo, manter o negócio vivo.

Deseja saber mais?


Fontes
Christopher Benitez é um escritor freelance especializado na área de marketing digital. Seu trabalho foi publicado em SEO e nichos específicos de marketing de afiliados, como Monitor Backlinks, Niche Pursuits, Web Hosting Secret Revealed e outros.
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