Seu guia definitivo para gerenciamento eficaz de webinars (2025)

Axel Grubba, 01 de setembro de 2023
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Para empresas que procuram incluir webinars na estratégia geral de negócios, é crucial desenvolver um processo confiável de gerenciamento de webinars para produzir conteúdo de qualidade.

Hospedando um webinar é uma maneira eficaz de impulsionar o marketing de uma organização porque permite que você compartilhe seu valor com um público global e construa mais conexões. Os webinars tendem a ser mais acessíveis, convenientes e econômicos em comparação com os seminários presenciais, e é isso que os torna tão populares hoje em dia.

Se o gerenciamento de webinar é um conceito novo para você, este Findstack guia é um ponto de partida perfeito que irá lhe fornecer as melhores práticas e ferramentas de webinar para garantir que seu webinar seja um sucesso. 

Pronto? Vamos mergulhar!

O que é gerenciamento de webinar? 

O gerenciamento de webinar refere-se ao processo de organização, planejamento e execução de um webinar bem-sucedido do início ao fim. Envolve várias etapas, como:

1. Planejamento pré-evento

Isso inclui definir metas, escolher um tópico, selecionar uma plataforma adequada e identificar o público-alvo. Também envolve a preparação de conteúdo, criação de uma agenda e coordenação com palestrantes e apresentadores.

2. Promoção

Nesta etapa, os gerentes de webinar criam e executam estratégias de marketing para impulsionar inscrições e atendimento. Isso pode envolver campanhas de e-mail, promoção de mídia social, anúncios pagos e alavancagem de redes de parceiros.

3. Configuração Técnica

O gerenciamento do webinar inclui garantir que todos os aspectos técnicos estejam em vigor, como recursos de áudio, vídeo e compartilhamento de tela. Também envolve a configuração de recursos interativos, como enquetes e perguntas e respostas, e o teste da plataforma de webinar para evitar problemas técnicos durante o evento.

4. Facilitação de eventos ao vivo

No dia do webinar, os gerentes se coordenam com os palestrantes, gerenciam o envolvimento do público e solucionam quaisquer problemas técnicos que possam surgir. Eles também monitoram e moderam o bate-papo, as perguntas e respostas e outros recursos interativos.

5. Acompanhamento pós-evento

Após o webinar, o gerenciamento envolve a análise de métricas de participação e engajamento, coleta de feedback e nutrição de leads por meio de e-mails de acompanhamento e compartilhamento de conteúdo. Esta etapa também inclui a disponibilização da gravação do webinar para visualização sob demanda e a medição do sucesso geral do evento.

Por que o gerenciamento de webinar é importante? 

Oportunidade de maximizar o tempo

Ao priorizar o gerenciamento eficaz de webinars, será muito mais fácil garantir que seu webinar seja realizado de acordo com o cronograma planejado. Dessa forma, você obterá a melhor atenção e engajamento de seus participantes, pois não desperdiçará seu tempo com atrasos devido à má administração do tempo. 

Ajuda a evitar problemas técnicos

Garantir a eficiência é uma grande parte do excelente gerenciamento de webinar. Há muitos aspectos técnicos que você precisa considerar ao hospedar um webinar, como acessibilidade para os participantes, experiência do usuário tranquila, compartilhamento de conteúdo bem-sucedido, incorporação do envolvimento do participante on-line e muito mais. Você precisa de um planejamento cuidadoso e consistente para garantir a melhor entrega e evitar interrupções desnecessárias. 

Garante um webinar de sucesso

É preciso muito trabalho para planejar e se preparar para um webinar de sucesso. Mas, ao se esforçar e incorporar as estratégias que estamos prestes a compartilhar com você, é mais provável que você organize um webinar memorável que o ajudará a atingir suas metas de negócios. 

Práticas recomendadas de gerenciamento de webinar

Tenha uma lista de verificação pronta

Você precisa desenvolver uma lista de verificação de gerenciamento de webinar como uma ferramenta organizacional útil para a equipe de planejamento de webinars. Isso ajudará todos a ficarem na mesma página e nunca perder o controle de todos os aspectos que você precisa cuidar antes, durante e depois do evento. 

Aqui está uma ampla lista de verificação de amostra para lhe dar uma ideia de como você pode organizar seu webinar: 

Tarefas pré-webinar

  • Defina o tema do webinar
  • Confirme a data e os horários apropriados (tendo em mente os fusos horários mais proeminentes a serem incorporados com base nos participantes-alvo)
  • Crie a agenda e os materiais de apresentação
  • Selecione a plataforma de webinar apropriada e teste-a
  • Preparar materiais de marketing para o webinar
  • Envie convites para webinars e defina intervalos de lembretes para quem se inscrever
  • Tenha um plano de backup para se preparar para dificuldades técnicas

Durante o Webinar

  • Apresentar moderadores e palestrantes convidados
  • Verificação de qualidade de áudio e vídeo
  • Monitore o envolvimento dos participantes (por exemplo, chats ao vivo, enquetes, perguntas dos participantes)
  • Enfatize a permanência no cronograma, acompanhando o tempo
  • Grave o webinar

Pós-webinar

  • Colete feedback para avaliar o sucesso do webinar
  • Acompanhamento com os participantes por e-mail (pode incluir um link para a gravação do webinar)
  • Compartilhar feedback com a equipe
  • Analise todos os dados coletados de enquetes e pesquisas para ajudar a melhorar futuros webinars
  • Mantenha um registro das informações de contato dos participantes para futuros webinars
  • Arquive todos os materiais de conteúdo do webinar 

Você também precisará considerar a maneira mais eficaz de compartilhar essa lista de verificação com os membros de sua equipe. Talvez você queira simplificar usando uma Planilha Google compartilhada ou opte por usar um ferramenta de gerenciamento de projetos tais como: 

A última opção pode ser melhor porque você pode criar alertas, compartilhar facilmente materiais e atribuir tarefas individuais com mais eficiência. 

Diagrama de cronograma de planejamento de webinar
Fonte: Beijos hoje

Conheça seus participantes

Depois de fechar sua inscrição para o webinar, você precisará de tempo suficiente para avaliar seus participantes para poder oferecer a eles uma experiência personalizada e valiosa. Além disso, ao entender que tipo de participantes estarão presentes, você pode segmentá-los nos grupos apropriados (especialmente se estiver separando grupos com base em segmentos iniciantes, intermediários e experientes). Isso dará aos participantes uma ótima impressão de sua organização porque cada grupo está sendo reconhecido e fornecido com precisão. 

Algumas perguntas importantes que você pode fazer para conhecer seus participantes são: 

  • De quais setores eles fazem parte?
  • Que problemas atuais eles estão enfrentando?
  • Quais são seus objetivos para participar? 

É do seu interesse usar um construtor de formulários online para incluir uma pesquisa em seu processo de registro. Dessa forma, os participantes podem responder a essas perguntas por si mesmos, economizando algum tempo.

Formulário de inscrição para webinars
Fonte: Formas Gravitacionais

Especifique objetivos claros para o seu webinar

Sua equipe precisa desenvolver objetivos de negócios claros para seu webinar juntamente com métodos sobre como você pode medir seu sucesso. O que você espera alcançar ao hospedar um webinar? Suas respostas para isso podem incluir: 

  • Compartilhe novos insights do setor com base na pesquisa realizada por sua organização e afirme sua organização como líder do setor
  • Ganhe conhecimento da marca
  • Criar buzz para um novo produto
  • Eduque seu público sobre uma causa pela qual sua organização é apaixonada
  • Faça networking com os principais líderes do setor
  • Apelo a uma nova base de clientes

Concordar sobre um tópico e palestrantes correspondentes

Seu webinar não pode abordar muitos tópicos porque se torna menos memorável e tem menos chances de causar um impacto de longo prazo. Um objetivo e um tópico claros tornam mais fácil para os participantes decidirem se seu evento é relevante para suas necessidades atuais, portanto, você precisa refletir o objetivo principal em seu marketing. 

Por exemplo, digamos que seu setor seja a educação e você deseja hospedar um webinar para melhorar os métodos de ensino para os alunos. Isso pode ser muito amplo para atrair participantes suficientes. Portanto, você deve pesquisar as necessidades das pessoas em seu setor e identificar um tópico específico que fornecerá o máximo valor para seus participantes.  

Abaixo está um ótimo exemplo de um webinar com um tópico claro. Learning to Learn é um webinar convenientemente baseado no setor educacional. Em vez de se concentrar em um tópico amplo, eles se concentram no ensino de alunos neurodiversos. Este é um ótimo tópico para se aprofundar, pois tem havido um esforço maior nos últimos anos para melhorar os métodos de ensino para alunos neurodivergentes, o que tornará o tema muito mais relevante e valioso para os participantes.

Concorde com um tópico e a página de palestrantes correspondente

O valor potencial que eles podem obter com a participação no webinar fica claro para eles porque aborda o problema e oferece uma solução válida para ajudar a resolvê-lo. Depois de definir seu tópico, você pode começar a pesquisar os melhores palestrantes para ajudá-lo a fornecer os insights mais valiosos ao seu público. 

Felizmente, você pode encontrar palestrantes relevantes nas seguintes plataformas se não souber por onde começar:

  • Orador principal
  • Alto-falante Hub

Escreva um briefing criativo

DrawinElaborar um resumo criativo para o seu webinar ajudará a estruturar a produção do seu webinar e manter toda a equipe no caminho certo. Deve funcionar como um plano de negócios, por isso deve incluir:

  • Público alvo)
  • Tópico do webinar
  • Temas-chave
  • Visuais de webinar
  • Seus objetivos de negócios
  • Palestrantes convidados e suas credenciais
  • Prazos da lista de verificação
  • Agenda do webinar

Em seu resumo criativo, você também pode determinar o formato do seu webinar. Aqui estão os formatos mais populares: 

Formato de exemplo de webinar
Fonte: TechSoup

Defina a programação

É muito importante ficar atento ao agendamento do seu evento. Isso ajuda a evitar conflitos com outros eventos importantes, como feriados ou celebrações locais. 

Ao criar sua programação, você também precisa garantir que seu tempo seja adequado o suficiente para evitar pressas. Seus participantes não vão gostar de um webinar que parece apressado porque parece que eles estão sendo enganados no valor pelo qual se inscreveram e você compromete sua capacidade de incentivá-los a se envolver ativamente nas conversas. Planeje com sabedoria para garantir que você tenha tempo suficiente para passar por tudo, incluindo perguntas e respostas e discussões. 

Crie um plano promocional

Para criar seu plano promocional, primeiro você precisa determinar o número alvo de registros que deseja alcançar, pois isso o ajudará a determinar as táticas de marketing a serem usadas para atingir essa meta. É bom também especificar o número alvo de registros que você deseja obter de cada canal promocional que escolher. 

Estes são os diferentes canais promocionais que você pode utilizar:

  • Crie uma página de destino do webinar
  • Promova seu webinar em canais de mídia social relevantes (por exemplo, LinkedIn, Facebook, Twitter)
  • Considere escrever uma postagem de blog sobre seu seminário
  • Promova seu webinar com email marketing

O e-mail marketing tende a gerar um grande número de inscrições para eventos profissionais, por isso, priorize esse canal. Em seu plano promocional, você precisará incorporar o tempo de sua promoção por e-mail para aproveitar os horários de envio ideais (o que resultará em aberturas e inscrições mais altas. De acordo com ON24, os melhores dias para enviar e-mails de promoção de webinar para o mercado empresarial são quarta e quinta-feira porque as pessoas têm maior disponibilidade. Você é livre para testá-lo sozinho. 

Selecione a melhor plataforma de webinar

Garantir que você faça a pesquisa apropriada para selecionar a plataforma onde seu webinar será realizado é extremamente importante para a experiência do usuário. 

Aqui estão algumas coisas a considerar ao escolher uma plataforma de webinar: 

  • Qual é o seu orçamento?
  • A plataforma é compatível com dispositivos móveis para garantir que os participantes que fizerem login em um dispositivo móvel tenham uma experiência tranquila?
  • Todos os recursos que você precisa estão disponíveis? (por exemplo, gravação de webinar)
  • Quantos participantes ele pode acomodar?
  • O quão fácil é de se usar?
  • Seus participantes serão capazes de se envolver de forma eficaz?

 Fique à vontade para aproveitar Findstack para iniciar sua pesquisa de plataforma de webinar. Através da nossa plataforma, você pode comparar diferentes software para webinar para ajudá-lo a encontrar seu par perfeito. 

FindstackPágina de comparação do melhor software de webinar

Executar uma corrida a seco

Para ajudá-lo a determinar se o seu evento será executado sem problemas, você precisa fazer um teste pelo menos 3 a 5 dias antes de começar. Isso ajudará você a determinar se precisa fazer ajustes em sua programação e corrigir quaisquer problemas técnicos antes do evento. 

Em sua sessão prática, certifique-se de cobrir o seguinte:

  • Apresentadores breves e palestrantes convidados sobre os recursos da plataforma de webinar escolhida. Isso os ajudará a entender quais recursos podem usar. Certifique-se também de informar a quem eles devem recorrer se encontrarem alguma dificuldade. 
  • Verifique se todos os seus apresentadores possuem o equipamento apropriado compatível com sua plataforma de webinar. Isso inclui dispositivos, navegadores de internet, fones de ouvido e muito mais. Se você tiver uma boa plataforma de webinar, ela permitirá que todos testem a compatibilidade de seus dispositivos antes do evento. 
  • Examine os visuais e a agenda do seu webinar para garantir que tudo esteja na ordem certa.

Escolha a ferramenta certa para gerenciamento eficaz de webinars

Os webinars estão claramente se tornando cada vez mais valiosos para os líderes de negócios utilizarem para atingir seus objetivos. Ao usar as estratégias de gerenciamento de webinar que descrevemos, você certamente fornecerá o melhor valor para seu público.

Findstack é o seu melhor recurso inicial para descobrir o melhor software de webinar para suas necessidades. Veja nossos comparativos e guias do comprador para que você possa tomar a melhor decisão! 

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Axel Grubba é o fundador da Findstack, uma plataforma de comparação de software B2B, com experiência em consultoria de gerenciamento e capital de risco, onde investiu em software. Recentemente, Axel desenvolveu uma paixão por codificação e gosta de viajar quando não está construindo e melhorando Findstack.
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