Para empresas que procuram incluir webinars na estratégia geral de negócios, é crucial desenvolver um processo confiável de gerenciamento de webinars para produzir conteúdo de qualidade.
Hospedando um webinar é uma maneira eficaz de impulsionar o marketing de uma organização porque permite que você compartilhe seu valor com um público global e construa mais conexões. Os webinars tendem a ser mais acessíveis, convenientes e econômicos em comparação com os seminários presenciais, e é isso que os torna tão populares hoje em dia.
Se o gerenciamento de webinar é um conceito novo para você, este Findstack guia é um ponto de partida perfeito que irá lhe fornecer as melhores práticas e ferramentas de webinar para garantir que seu webinar seja um sucesso.
Pronto? Vamos mergulhar!
O gerenciamento de webinar refere-se ao processo de organização, planejamento e execução de um webinar bem-sucedido do início ao fim. Envolve várias etapas, como:
Isso inclui definir metas, escolher um tópico, selecionar uma plataforma adequada e identificar o público-alvo. Também envolve a preparação de conteúdo, criação de uma agenda e coordenação com palestrantes e apresentadores.
Nesta etapa, os gerentes de webinar criam e executam estratégias de marketing para impulsionar inscrições e atendimento. Isso pode envolver campanhas de e-mail, promoção de mídia social, anúncios pagos e alavancagem de redes de parceiros.
O gerenciamento do webinar inclui garantir que todos os aspectos técnicos estejam em vigor, como recursos de áudio, vídeo e compartilhamento de tela. Também envolve a configuração de recursos interativos, como enquetes e perguntas e respostas, e o teste da plataforma de webinar para evitar problemas técnicos durante o evento.
No dia do webinar, os gerentes se coordenam com os palestrantes, gerenciam o envolvimento do público e solucionam quaisquer problemas técnicos que possam surgir. Eles também monitoram e moderam o bate-papo, as perguntas e respostas e outros recursos interativos.
Após o webinar, o gerenciamento envolve a análise de métricas de participação e engajamento, coleta de feedback e nutrição de leads por meio de e-mails de acompanhamento e compartilhamento de conteúdo. Esta etapa também inclui a disponibilização da gravação do webinar para visualização sob demanda e a medição do sucesso geral do evento.
Ao priorizar o gerenciamento eficaz de webinars, será muito mais fácil garantir que seu webinar seja realizado de acordo com o cronograma planejado. Dessa forma, você obterá a melhor atenção e engajamento de seus participantes, pois não desperdiçará seu tempo com atrasos devido à má administração do tempo.
Garantir a eficiência é uma grande parte do excelente gerenciamento de webinar. Há muitos aspectos técnicos que você precisa considerar ao hospedar um webinar, como acessibilidade para os participantes, experiência do usuário tranquila, compartilhamento de conteúdo bem-sucedido, incorporação do envolvimento do participante on-line e muito mais. Você precisa de um planejamento cuidadoso e consistente para garantir a melhor entrega e evitar interrupções desnecessárias.
É preciso muito trabalho para planejar e se preparar para um webinar de sucesso. Mas, ao se esforçar e incorporar as estratégias que estamos prestes a compartilhar com você, é mais provável que você organize um webinar memorável que o ajudará a atingir suas metas de negócios.
Você precisa desenvolver uma lista de verificação de gerenciamento de webinar como uma ferramenta organizacional útil para a equipe de planejamento de webinars. Isso ajudará todos a ficarem na mesma página e nunca perder o controle de todos os aspectos que você precisa cuidar antes, durante e depois do evento.
Aqui está uma ampla lista de verificação de amostra para lhe dar uma ideia de como você pode organizar seu webinar:
Você também precisará considerar a maneira mais eficaz de compartilhar essa lista de verificação com os membros de sua equipe. Talvez você queira simplificar usando uma Planilha Google compartilhada ou opte por usar um ferramenta de gerenciamento de projetos tais como:
A última opção pode ser melhor porque você pode criar alertas, compartilhar facilmente materiais e atribuir tarefas individuais com mais eficiência.
Depois de fechar sua inscrição para o webinar, você precisará de tempo suficiente para avaliar seus participantes para poder oferecer a eles uma experiência personalizada e valiosa. Além disso, ao entender que tipo de participantes estarão presentes, você pode segmentá-los nos grupos apropriados (especialmente se estiver separando grupos com base em segmentos iniciantes, intermediários e experientes). Isso dará aos participantes uma ótima impressão de sua organização porque cada grupo está sendo reconhecido e fornecido com precisão.
Algumas perguntas importantes que você pode fazer para conhecer seus participantes são:
É do seu interesse usar um construtor de formulários online para incluir uma pesquisa em seu processo de registro. Dessa forma, os participantes podem responder a essas perguntas por si mesmos, economizando algum tempo.
Sua equipe precisa desenvolver objetivos de negócios claros para seu webinar juntamente com métodos sobre como você pode medir seu sucesso. O que você espera alcançar ao hospedar um webinar? Suas respostas para isso podem incluir:
Seu webinar não pode abordar muitos tópicos porque se torna menos memorável e tem menos chances de causar um impacto de longo prazo. Um objetivo e um tópico claros tornam mais fácil para os participantes decidirem se seu evento é relevante para suas necessidades atuais, portanto, você precisa refletir o objetivo principal em seu marketing.
Por exemplo, digamos que seu setor seja a educação e você deseja hospedar um webinar para melhorar os métodos de ensino para os alunos. Isso pode ser muito amplo para atrair participantes suficientes. Portanto, você deve pesquisar as necessidades das pessoas em seu setor e identificar um tópico específico que fornecerá o máximo valor para seus participantes.
Abaixo está um ótimo exemplo de um webinar com um tópico claro. Learning to Learn é um webinar convenientemente baseado no setor educacional. Em vez de se concentrar em um tópico amplo, eles se concentram no ensino de alunos neurodiversos. Este é um ótimo tópico para se aprofundar, pois tem havido um esforço maior nos últimos anos para melhorar os métodos de ensino para alunos neurodivergentes, o que tornará o tema muito mais relevante e valioso para os participantes.
O valor potencial que eles podem obter com a participação no webinar fica claro para eles porque aborda o problema e oferece uma solução válida para ajudar a resolvê-lo. Depois de definir seu tópico, você pode começar a pesquisar os melhores palestrantes para ajudá-lo a fornecer os insights mais valiosos ao seu público.
Felizmente, você pode encontrar palestrantes relevantes nas seguintes plataformas se não souber por onde começar:
DrawinElaborar um resumo criativo para o seu webinar ajudará a estruturar a produção do seu webinar e manter toda a equipe no caminho certo. Deve funcionar como um plano de negócios, por isso deve incluir:
Em seu resumo criativo, você também pode determinar o formato do seu webinar. Aqui estão os formatos mais populares:
É muito importante ficar atento ao agendamento do seu evento. Isso ajuda a evitar conflitos com outros eventos importantes, como feriados ou celebrações locais.
Ao criar sua programação, você também precisa garantir que seu tempo seja adequado o suficiente para evitar pressas. Seus participantes não vão gostar de um webinar que parece apressado porque parece que eles estão sendo enganados no valor pelo qual se inscreveram e você compromete sua capacidade de incentivá-los a se envolver ativamente nas conversas. Planeje com sabedoria para garantir que você tenha tempo suficiente para passar por tudo, incluindo perguntas e respostas e discussões.
Para criar seu plano promocional, primeiro você precisa determinar o número alvo de registros que deseja alcançar, pois isso o ajudará a determinar as táticas de marketing a serem usadas para atingir essa meta. É bom também especificar o número alvo de registros que você deseja obter de cada canal promocional que escolher.
Estes são os diferentes canais promocionais que você pode utilizar:
O e-mail marketing tende a gerar um grande número de inscrições para eventos profissionais, por isso, priorize esse canal. Em seu plano promocional, você precisará incorporar o tempo de sua promoção por e-mail para aproveitar os horários de envio ideais (o que resultará em aberturas e inscrições mais altas. De acordo com ON24, os melhores dias para enviar e-mails de promoção de webinar para o mercado empresarial são quarta e quinta-feira porque as pessoas têm maior disponibilidade. Você é livre para testá-lo sozinho.
Garantir que você faça a pesquisa apropriada para selecionar a plataforma onde seu webinar será realizado é extremamente importante para a experiência do usuário.
Aqui estão algumas coisas a considerar ao escolher uma plataforma de webinar:
Fique à vontade para aproveitar Findstack para iniciar sua pesquisa de plataforma de webinar. Através da nossa plataforma, você pode comparar diferentes software para webinar para ajudá-lo a encontrar seu par perfeito.
Para ajudá-lo a determinar se o seu evento será executado sem problemas, você precisa fazer um teste pelo menos 3 a 5 dias antes de começar. Isso ajudará você a determinar se precisa fazer ajustes em sua programação e corrigir quaisquer problemas técnicos antes do evento.
Em sua sessão prática, certifique-se de cobrir o seguinte:
Os webinars estão claramente se tornando cada vez mais valiosos para os líderes de negócios utilizarem para atingir seus objetivos. Ao usar as estratégias de gerenciamento de webinar que descrevemos, você certamente fornecerá o melhor valor para seu público.
Findstack é o seu melhor recurso inicial para descobrir o melhor software de webinar para suas necessidades. Veja nossos comparativos e guias do comprador para que você possa tomar a melhor decisão!