Funis de webinar: 6 maneiras de criar funis eficazes para sua série de webinars

Axel Grubba, 08 de setembro de 2023
Funis de webinar: 6 maneiras de criar funis eficazes para sua série de webinars
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Como você cria um funil de webinar que converte? 

A webinar O funil se destaca como uma técnica indispensável para atingir suas metas de marketing. Esteja você apresentando um novo produto, criando um banco de dados de e-mail ou aumentando as vendas do produto, esse recurso é absolutamente essencial.

Para fazer seu funil de webinar funcionar melhor e dobrar seus resultados, ele deve ser ajustado com elementos específicos. Findstack identificou seis etapas fáceis para ajudá-lo a planejar perfeitamente sua sequência de webinar. Então vamos começar!

O que é um funil de webinar?

Um funil de webinar é uma técnica de marketing que permite atrair participantes em potencial e convertê-los em clientes pagantes. Nesse caso, um webinar funciona como uma isca digital que captura e qualifica leads, de forma semelhante a um funil de vendas.  

Para funcionar de forma eficaz, um funil para um webinar segue uma série de etapas para atrair os participantes ao longo do processo de compra. Eles incluem o seguinte:

  • Criando uma página de destino do webinar para direcionar o tráfego para a página da web
  • Coleta de endereços de e-mail e informações vitais à medida que os participantes em potencial se inscrevem no evento online
  • Direcionar os inscritos para uma página de agradecimento
  • Envio de mais detalhes sobre o webinar, incluindo os tópicos, horário, data, palestrantes, etc.
  • Realização de um webinar envolvente e interativo
  • Convencer os participantes a comprar seu produto ou serviço por meio de uma frase de chamariz

É assim que a criação de um funil de webinar pode parecer.

funil de webinar
Fonte: FlowApp

Uma página de destino de webinar atraente e compatível com dispositivos móveis é um recurso obrigatório para sua campanha. Por que não conferir esta análise aprofundada de construtores de página de destino começar com uma base firme?

Por que os funis de webinar são importantes?

De acordo com a Salesforce, 79% de leads passam despercebidos quando os profissionais de marketing não conseguem convertê-los em vendas. Então, qual é a solução? Funis de webinar. 

Mais leads e vendas

Um webinar pode ajudá-lo a capturar leads e convertê-los em vendas. Como os participantes em potencial fornecem seus detalhes de contato durante o registro, um funil de webinar facilita a geração de leads.

Maior alcance e engajamento

É possível criar interesse em seu evento online e atingir um público mais amplo por meio de um funil de webinar. Uma página de destino cativante com tópicos e objetivos de webinar claros pode convencer mais pessoas a se inscreverem no evento. 

SEO aprimorado

Seus esforços para criar um webinar memorável não serão desperdiçados. Isso porque você pode gravar a reunião online, compartilhá-la com assinantes que não podem participar online e exibi-la em seu site. 

Você também pode redirecionar as transcrições criando eBooks, postagens de blog, etc. Isso aprimora seu SEO quando os pesquisadores descobrem seu webinar nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).

Como criar um funil de webinar eficaz

Então, como você cria um funil de webinar de conversão? Antes de mergulharmos nas etapas, observe que você terá menos participantes do que aqueles que se inscreveram. 

Isso é bom. O principal objetivo do seu funil de webinar é qualificar seus leads para que você possa atender as pessoas que desejam permanecer até o final do programa. E uma taxa de conversão entre 3.1% e 5% ainda está dentro da faixa aceitável. 

1. Analise seu público-alvo

Decidir sobre o tema do webinar é uma das etapas mais importantes na construção de um funil de webinar. Deve ser um assunto amplo o suficiente para acomodar um grande público e despertar seu interesse. Os pontos de discussão também devem ser específicos e relevantes para o seu grupo-alvo de pessoas. 

Para despertar o desejo das pessoas de participar de seu evento online, faça algumas pesquisas para entender seus participantes em potencial. Faça o seguinte para entender seus pontos problemáticos:

  • Usar um criador de enquetes para descobrir quais desafios os clientes estão enfrentando.
  • Executar entrevistas
  • Envolva grupos focais 
  • Use aplicativos de inteligência de mídia social para espionar assuntos de tendências
  • Siga hashtags populares e populares
  • Pergunte ao suporte ao cliente ou à equipe de vendas

Planejar webinars em torno de tópicos relevantes para o seu público é um bom lugar para iniciar um funil de webinar.

O objetivo do seu webinar deve estar claro quando você o planeja. Certifique-se de que o conteúdo esteja alinhado com os interesses, preferências e necessidades do seu público.

2. Defina seus KPIs

webinar
Fonte: Freepik

É essencial medir e rastrear as seguintes métricas de funil de webinar:

  • O número de inscrições: As estatísticas ajudam você a entender o sucesso geral do evento online.
  • Engajamento durante o webinar: Verifique as métricas, como níveis de envolvimento, enquetes e participantes da pesquisa e o número de perguntas feitas. Eles permitem que você saiba sobre os níveis de interesse e engajamento dos participantes.
  • Feedback do participante: Isso oferece informações vitais sobre se os participantes resolveram seus problemas.
  • Lead qualificado pelo mercado (MQL): Seu webinar é eficaz na geração de leads de qualidade?
  • Lead qualificado de vendas (SQL): Quão eficaz é o seu evento online na conversão de leads em vendas?

3. Promova o Webinar

É crucial direcionar o tráfego para a página de destino do seu webinar para atrair os visitantes a se inscreverem em seu evento online. Quanto mais pessoas chegarem à sua página de registro, mais leads e conversões você poderá ter. 

Você pode incentivar participantes em potencial a visitar sua página da Web, oferecendo-lhes um webinar gratuito. Comparado a um webinar pago, ele pode direcionar mais tráfego para sua página de destino. 

Aqui estão algumas maneiras super fáceis de conseguir o que foi dito acima:

a. Mídia social

Não há dúvida de que a mídia social lubrifica sua campanha de marketing, pois 5 bilhões as pessoas usam em todo o mundo. E a Pew Research Center diz que cerca de sete em cada dez americanos usam a mídia social para fazer contatos.

É por isso que Renee Mack usou sua conta de mídia social para promover seu webinar. Aqui estão algumas coisas positivas do anúncio:

  • Afirma que é um webinar gratuito, para que qualquer pessoa possa participar
  • Tópico atraente
  • Oferece uma cópia gratuita de sua estratégia
  • Link para a página de inscrição
Promoção de webinar de mídia social
Fonte: FlowApp

Dicas Pro: 

  • Use recursos visuais para chamar a atenção do leitor
  • Publique pelo menos uma vez por semana em suas contas de mídia social
  • Considere usar links encurtados para os leitores compartilharem facilmente ou pedir que convidem seus amigos com o mesmo link
  • Executar anúncios

b. Marketing de email

Também é fácil aumentar a conscientização sobre seu webinar se você tiver uma lista de e-mail. Dê uma olhada no exemplo abaixo. O e-mail funciona devido ao seguinte:

  • Saudação personalizada
  • Imagem de banner colorido
  • Link de inscrição do webinar
Webinário por e-mail marketing
Fonte: FlowApp

Dicas Pro

  • Use uma linha de assunto cativante e irresistível
  • Escreva uma forte proposta de valor explicando os benefícios do webinar
  • Inclua hora, data, nomes dos palestrantes e um CTA ou link para a página de registro

c. Aproveite seu site

Como você tem uma marca estabelecida com um site, pode usar seu site da Internet para direcionar o tráfego para a página de inscrição do webinar. É uma boa página de destino por causa de:

  • Gravação de webinar carregada
  • Vídeo posicionado estrategicamente: fica no canto superior direito, tornando-o mais visível
Página inicial do Tailwind
Fonte: SeedPro

Dicas Pro

  • Incorporar um vídeo na página inicial
  • Colete leads pedindo aos visitantes que assistam à gravação

4. Execute o plano

funil de webinário

Agora que as pessoas confirmaram sua inscrição, é hora de realizar o webinar. E lembre-se, o funil do seu evento online tem um processo claro que você precisa seguir para melhorar suas conversões.

Começa com sua página de destino que direciona os visitantes para a página de registro do webinar. À medida que os participantes fazem login durante o evento, você deve dar as boas-vindas a eles. Você deve incluir um link CTA que leve os participantes à página de compra e, em seguida, outra página separada onde os participantes possam baixar seu produto. 

Então, como você hospeda um webinar inesquecível e altamente envolvente? Aqui estão algumas ótimas ideias que você pode experimentar:

  • Compartilhe suas próprias experiências
  • Forneça estudos de caso
  • Use muitos exemplos
  • Esclareça conceitos com muitos recursos visuais
  • Interaja com os participantes por meio de perguntas e respostas
  • Executar enquetes
  • Compartilhe recursos valiosos sobre seus produtos, como eBooks 

5. Considere um webinar automatizado

Você se esforçou muito para hospedar seu evento online, por isso é uma boa ideia transformá-lo em um webinar automatizado. Também chamado de “webinar permanente” ou “webinar sob demanda”, um evento online automatizado é pré-gravado e compartilhado em horários agendados. 

Ele simula um evento online e continua envolvendo o público. Você pode usá-lo para coletar mais leads e aumentar suas conversões.

Não sabe como começar com webinars automatizados? Findstack ajuda você a encontrar o software de webinar certo para o seu negócio com nossas comparações fáceis de ler para que você possa restringir sua pesquisa e fazer uma escolha segura. Ver o seu ferramentas de webinar mais bem classificadas ou de navegador todos os fornecedores de webinar na categoria webinar.

Findstack homepage
Findstackpágina do produto

Preste atenção às seguintes dicas para aproveitar os webinars automatizados:

  • Carregar um vídeo para o seu site
  • Informe a disponibilidade do webinar
  • Crie alertas de e-mail, como e-mails de lembrete
  • Adicione folhetos, questionários e CTAs para torná-lo mais interativo
  • Ofereça chat ao vivo ou uma opção para enviar e-mails para responder a perguntas
  • Use uma página de destino
  • Publique e promova

6. Acompanhamento!

Se você conseguir boas vendas durante sua conferência, isso será uma grande conquista. Sortudo. Mas também é possível não cumprir suas metas, então você deve fazer acompanhamentos.

Aqui está o porquê. 

Um estudo mostra que 80% dos vendedores precisam de uma média de cinco e-mails de acompanhamento para fechar um negócio. Como resultado, o acompanhamento de seus participantes é vital para garantir que você dobre suas vendas. 

Você deve enviar um e-mail com os recursos de que precisam para decidir comprar seus produtos no e-mail de acompanhamento. Aqui está o que você deve incluir.

  • mes quentesage para agradecê-los por participar
  • Vídeo pré-gravado do webinar 
  • Slides com mais texto para torná-los compartilháveis
  • Uma chamada à ação matadora
  • Opcional: Uma oferta por tempo limitado para criar urgência

Se o cliente em potencial não puder comparecer ao webinar, o e-mail de acompanhamento é particularmente importante.

Você ainda pode convertê-los em clientes pagantes enviando a eles o vídeo de replay do webinar. Faça perguntas adicionais em seu e-mail de acompanhamento para que eles respondam.

Agora é o momento certo para criar seu funil de webinar

Um funil de webinar é uma ferramenta de vendas útil que permite promover seu evento on-line para atrair participantes em potencial para se inscrever. Ele ajuda você a capturar e qualificar leads, para que você possa aumentar suas conversões e atingir suas metas de vendas.  

Com as ferramentas certas para criar uma página de destino atraente e hospedar um webinar, você pode realizar uma conferência memorável. Findstack pode ser útil ajudando você a encontrar o software perfeito para criar um funil de webinar de conversão.

Axel Grubba é o fundador da Findstack, uma plataforma de comparação de software B2B, com experiência em consultoria de gerenciamento e capital de risco, onde investiu em software. Recentemente, Axel desenvolveu uma paixão por codificação e gosta de viajar quando não está construindo e melhorando Findstack.
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