Sou o fundador da Luhhu, somos uma agência de automação de processos, ajudando empresas grandes e pequenas a economizar tempo e dinheiro simplificando suas tarefas mundanas e repetitivas – usando ferramentas como Zapier e Integromat.
Eu administro isso há quase 4 anos e, antes disso, estudei (e abandonei) uma licenciatura em ciência da computação e trabalhei em vendas para várias empresas de mídia e TI, aprendendo muito sobre diferentes modelos de negócios ao longo o caminho.
À medida que crescemos, acompanhar os leads e fazer upselling para os clientes existentes tornou-se um desafio de gerenciar.
Para ficar por dentro das coisas, usamos Airtable como nosso CRM, com várias tabelas altamente personalizadas para acompanhar leads, negócios, clientes e projetos - todos vinculados aos outros aplicativos que usamos com Zapier.
Isso me permite manter uma visão de cima para baixo de tudo o que está acontecendo – assim continuamos a conquistar novos negócios e impressionar os clientes existentes.
Recentemente, construímos um fluxo de trabalho interessante em Integramat que nos permite rastrear conversas e postagens sobre automação no Twitter. Eles entram em um Airtable que eu verifico uma vez por dia em busca de tópicos interessantes para me envolver.
Isso tem sido ótimo para nós, trazendo clientes e colaboradores e nos ajudando a melhorar nossa reputação como especialistas em automação.
Pesquisar no Twitter por conteúdo interessante costumava levar mais de 30 minutos por dia. Agora, em apenas alguns momentos, posso rolar o Airtable e escolher alguns dos tópicos mais interessantes para mergulhar. Em termos de leads, estamos gerando 1 ou 2 por semana no Twitter agora.
Claro! O gatilho da automação é sempre que há uma nova menção de “Zapier” ou “Integromat” no Twitter. Em seguida, filtramos os tweets recebidos para garantir que estejam em inglês e não comecem com RT (retuítes).
A penúltima etapa do fluxo de trabalho adiciona detalhes do tweet a um Airtable junto com um link, e a etapa final envia uma mensagemsage no Slack se o tweet contiver um ponto de interrogação. Eu quero pular nas perguntas muito mais rápido.
Quando os clientes me procuram pela primeira vez, perguntando por onde começar a automatizar seus negócios, sempre dou esse conselho.
Sente-se, pegue um pedaço de papel e comece a escrever todas as coisas que você faz manualmente todos os dias/semanas/mês. Observe quais aplicativos estão envolvidos, o que está acontecendo e para onde os dados estão indo. E, o mais importante, anote quanto tempo você leva a cada vez.
E aí está – sua lista de compras do que automatizar. Comece com o mais impactante e vá a partir daí.