A terceirização representa uma maneira econômica e valiosa para os líderes de negócios acessarem mais tecnologia, habilidades e conhecimentos de que precisam rapidamente.
Nos últimos anos, a demanda por terceirização aumentou, principalmente porque as empresas lutaram para manter suas equipes funcionando sem problemas em um cenário influenciado por uma pandemia global.
Atualmente, só o mercado de terceirização de processos de negócios deve aumentar em valor em cerca de 8.5% entre 2021 e 2028. Especialistas como a PWC até acreditam que a terceirização está finalmente “atingindo a maioridade”, em um mundo onde as empresas precisam de mais flexibilidade no acesso ao talento.
As estatísticas de terceirização de hoje oferecerão uma visão dos bastidores de como o mercado de terceirização está mudando para 2025 e além.
(NTT)
De acordo com um relatório da NTT Services, a pandemia mostrou a inúmeras empresas uma necessidade crescente de otimizar seu ambiente de trabalho, trazendo novas habilidades e talentos. Cerca de 48% das empresas no estudo da NTT disseram que sabiam que precisavam atualizar seus ambientes e 45% das corporações globais disseram que planejam terceirizar mais trabalho devido à pandemia.
O estudo da NTT indica que uma quantidade significativa de foco das empresas que investem em terceirização hoje será colocada na busca de profissionais com habilidades técnicas.
(Deloitte)
A pesquisa da Deloitte sobre terceirização descobriu que cerca de 90% das empresas disseram sentir que a nuvem era um dos principais facilitadores em sua jornada de terceirização – uma estatística semelhante às descobertas compartilhadas na jornada anterior de 2019.
No entanto, um número surpreendentemente grande de entrevistados também disse que a “falta de maturidade” para modelos operacionais e soluções na nuvem tem sido uma grande barreira para obter todos os benefícios desse novo ambiente. A Deloitte acredita que a crise do Covid-19 impulsionará mais a adoção da nuvem e aumentará ainda mais as oportunidades de terceirização para líderes de negócios.
(BCG)
À medida que o mercado continua a evoluir a um ritmo incrível e as empresas lutam com os problemas orçamentários causados pela pandemia, cerca de 62% dos entrevistados em um estudo do BCG disseram que planejam renegociar seus contratos de terceirização.
Segundo o relatório, as maiores conversas para 59% das empresas serão em torno dos termos e condições dos contratos. 56% das empresas querem analisar a estrutura de preços, enquanto 48% dizem estar interessadas em redefinir o modelo de entrega.
(Aptidão)
Um relatório da Aptude sobre o mercado global de terceirização indica que as empresas estão terceirizando cerca de 68% de suas necessidades de força de trabalho, com cerca de 300,00 posições atualmente sendo transferidas para o exterior, representando aproximadamente US$ 85.6 bilhões no mercado global.
A Atptude também observa que a principal razão pela qual as organizações procuram terceirizar é reduzir as despesas ou administrar um ambiente de negócios complexo. No entanto, as empresas também procuram a terceirização para garantir que seus negócios possam funcionar com mais eficiência em um ambiente que exige serviço 27 horas por dia, 4 dias por semana.
(Estadista)
De acordo com relatórios da Statista, espera-se que o mercado de terceirização de serviços de TI seja um ambiente de crescimento particularmente rápido. Em 2022, o mercado valia cerca de US$ 1.2 trilhão em todo o mundo.
O aumento da demanda por soluções SaaS e em nuvem no local de trabalho moderno provavelmente impulsionará ainda mais essa demanda. Até 2023, espera-se que o mercado atinja um valor de cerca de US$ 1.392 trilhão para terceirização de TI em todo o mundo.
(Consultoria PA)
De acordo com um relatório da PA Consulting, cerca de 96% de todos os relacionamentos de serviços de terceirização baseados em nuvem são avaliados positivamente pelas equipes de hoje. Mesmo lidando com os estresses da pandemia, as empresas conseguiram manter o foco no atendimento de alta qualidade.
Cerca de 54% das empresas afirmaram que não houve alteração na qualidade do serviço que receberam, e um terço dos entrevistados da PA Consulting disse que a qualidade do serviço melhorou. A gestão de contas tem sido particularmente positiva, com uma pontuação média de 78% entre os clientes.
(Deloitte)
A Pesquisa Global de Outsourcing da Deloitte para 2020 observa que o objetivo número um de qualquer projeto de terceirização é reduzir custos. A terceirização permite que as empresas minimizem as despesas associadas à contratação de novos funcionários e talentos.
No entanto, a Deloitte também percebeu uma série de outros objetivos comuns associados à terceirização, como alcançar um nível mais alto de flexibilidade e agilidade nos negócios. Esses conceitos se tornaram cada vez mais cruciais nos últimos anos com o aumento da pandemia.
(Embreagem)
Os relatórios da Clutch mostram que cerca de um terço das pequenas empresas (37%) atualmente terceirizam pelo menos um processo de negócios para reduzir custos e melhorar as habilidades disponíveis. As empresas da pesquisa terceirizaram mais tarefas técnicas, como serviços de TI (37%), contabilidade (378%) e marketing digital (34%).
Cerca de 52% dos entrevistados na pesquisa disseram que planejavam aumentar suas estratégias de terceirização. Além disso, 24% disseram que terceirizam agora para melhorar a eficiência, enquanto 18% disseram que optam por terceirizar para acessar assistência especializada.
(Deloitte)
O estudo da Deloitte sobre o estado da terceirização no mercado moderno indica que o custo é uma preocupação comum para a maioria das empresas. Ao implementar uma forma de automação – Robotic Process Automation, ou RPA – 27% dos entrevistados no estudo disseram ter alcançado uma economia de 10 a 20%.
A maioria dos entrevistados (53%), no entanto, disse ter alcançado uma economia de menos de 10%. Cerca de 9% dos entrevistados obtiveram economias entre 20-40%, ou entre 40-60%, e apenas 2% disseram ter alcançado economias de mais de 60%.
(Sintaxe)
As empresas podem terceirizar uma ampla gama de tarefas no mundo versátil de hoje. De acordo com um relatório de tendências de TI da Syntax, um provedor de serviços em nuvem, o maior foco de muitas empresas é a terceirização de requisitos de segurança cibernética.
Cerca de 83% das empresas com suas próprias equipes de segurança internas estão considerando terceirizar alguns esforços de segurança para provedores de serviços gerenciados.
(Whitelane Research e Consultoria PA)
O estudo de terceirização de TI do Reino Unido de 2021, realizado pela PA Consulting e pela pesquisa da Whitelane, descobriu que cerca de 65% de todos os entrevistados planejam terceirizar na mesma proporção ou mais nos próximos anos. Cerca de um terço dos especialistas disseram que estão aumentando seus requisitos de terceirização em TI.
Por indústria, os setores de produtos químicos e manufatura e o setor de serviços financeiros estão planejando aumentar mais os esforços de terceirização, marcando cerca de 59% e 46% nos aumentos previstos, respectivamente. Alternativamente, apenas 21% dos participantes do setor público dizem que planejam aumentar seu nível de terceirização.
(YouGov)
De acordo com um estudo realizado pela YouGov em 2019, apenas cerca de 25% das empresas britânicas nunca terceirizaram nenhum aspecto de seus negócios. Cerca de 70% dos tomadores de decisão B2B disseram que entregaram tarefas importantes a terceiros para atingir seus objetivos.
Cerca de 34% das empresas da pesquisa disseram que terceirizam regularmente o suporte de TI, enquanto 28% optaram pela terceirização da folha de pagamento. Cerca de 24% terceirizaram impressão e contabilidade, enquanto 21% optaram pela terceirização para desenvolvimento de software e 14% para recrutamento.
(Weekly computador)
De acordo com a ISG e a Computer Weekly, organizações em toda a Europa gastaram cerca de US$ 26.5 bilhões em serviços de negócios e serviços de TI em 2021, o maior gasto anual já registrado.
De acordo com este estudo, os serviços baseados em nuvem estão fechando a lacuna dos requisitos tradicionais de terceirização, com um aumento de 233% nas vendas em comparação com os anos anteriores. Além disso, os contratos as-a-service aumentaram em valor 41% em 2021.
(Gartner)
O Gartner acredita que os principais problemas enfrentados pelos líderes financeiros os impedirão de renovar seus contratos de terceirização nos próximos anos. De acordo com a empresa de análise, cerca de 60% das empresas não renovam seus contratos de BPO existentes devido a modelos de preços desatualizados.
O Gartner acredita que os atuais modelos de preços em vigor para muitas empresas de terceirização, que se concentram no número de equivalentes em tempo integral necessários para concluir uma tarefa, estão se tornando obsoletos.
(Gartner)
O Gartner acredita que o número de empresas que terceirizam tarefas essenciais em 2023 e além irá acelerar significativamente. Cerca de 85% dos líderes de logística já esperavam que seus orçamentos de terceirização aumentassem para 2020.
Uma das razões para o aumento do orçamento esperado foi que a terceirização logística pode ajudar as empresas a crescer. Cerca de 70% dos entrevistados disseram que a cadeia de suprimentos de ponta a ponta e os objetivos gerais foram superados ou atendidos com a assistência de empresas de terceirização de logística.
(Bloomberg)
De acordo com um relatório da Bloomberg que analisa o valor de várias soluções de terceirização na próxima década, o BPO (Business Process Outsourcing) provavelmente verá um crescimento significativo. O mercado de BPO deve atingir um valor de US$ 620 bilhões até 2032.
O mercado de terceirização de processos de negócios já cresceu a uma taxa fenomenal nos últimos anos, atingindo US$ 232.3 bilhões em valor até 2021.
(Deloitte)
De acordo com o estudo de 2020 da Deloitte sobre o mercado pós-pandemia do Reino Unido, cerca de 32% das empresas acreditam que haverá menos terceirização de processos de negócios como resultado da pandemia. Uma das principais razões para isso pode ser uma preocupação com orçamentos ou falta de controle sobre os padrões de segurança e privacidade.
O estudo da Deloitte, por outro lado, descobriu que cerca de 22% das empresas acreditam que terceirizarão com mais frequência após a pandemia.
(YouGov)
De acordo com um estudo da YouGov no Reino Unido, cerca de 48% das empresas estão terceirizando offshore por falta de talento no mercado disponível.
No Reino Unido, Londres é um mercado particularmente forte para terceirização, com apenas 17% das empresas na capital nunca terceirizando nenhuma função de negócios, em comparação com cerca de 26% no resto do país.
(Médico do tempo)
Uma revisão de vários estudos da Time Doctor, incluindo a lista das 50 principais nações digitais da Tholons para 2021, descobriu que a Índia ainda é o principal destino de terceirização para empresas em todo o mundo, devido à alta economia de custos e à variedade de talentos disponíveis.
Depois da Índia, as Filipinas também são uma forte escolha para talentos acessíveis, seguidas pela Ucrânia, Polônia, Brasil e México.
A terceirização oferece uma maneira valiosa para empresas de todos os tamanhos acessarem os talentos cruciais de que precisam em um ambiente de negócios em constante mudança. A terceirização está se tornando cada vez mais popular na era pós-pandemia, principalmente à medida que as empresas ficam mais confortáveis com a ideia de trabalhar com profissionais em um ambiente flexível baseado em nuvem.
Felizmente, as estatísticas de terceirização acima ofereceram uma visão da rapidez com que o cenário de terceirização está crescendo e quão versátil pode ser para os proprietários de empresas modernas. Não há dúvida de que veremos uma demanda crescente por todos os tipos de terceirização, desde terceirização de processos de negócios até serviços de TI nos próximos anos.