Esta lista de estatísticas de revisão online contará tudo o que você precisa saber sobre o poder da prova social. As análises online são agora algumas das ferramentas mais valiosas no cenário de vendas.
No mundo digital de hoje, os clientes estão constantemente procurando insights sobre as marcas em que podem confiar antes de comprar qualquer coisa. Por aí 95% dos consumidores leia as avaliações antes de comprar qualquer coisa, e 8% dos consumidores usam essas avaliações para descobrir novas empresas locais.
Assim como as boas críticas podem gerar novas oportunidades de negócios para as empresas líderes de hoje, as críticas negativas também podem fazer os clientes correrem na direção oposta.
Hoje, vamos dar uma olhada em algumas das estatísticas de revisão online mais importantes para ajudá-lo a entender o quão importante pode ser o feedback certo.
(Local brilhante)
Durante a pandemia, cerca de 31% dos clientes leram mais avaliações, enquanto 34% disseram que leram menos depoimentos de clientes para ajudar a tomar decisões. No entanto, 67% dos consumidores disseram que não usariam uma empresa se as avaliações afirmassem que as práticas corretas de saúde e segurança não estavam em vigor. Outros 22% dos clientes disseram que escreveram comentários durante a pandemia especificamente para ajudar as empresas locais.
(piloto de confiança)
Cerca de 89% dos consumidores afirmam que se esforçam para ler as avaliações antes de comprar produtos online. Isso significa que as avaliações são uma parte essencial do processo de compra. A maioria das empresas já exibe avaliações ao lado de suas listas de produtos para ajudar os clientes a tomar melhores decisões.
Esses números são provavelmente ainda maiores para produtos digitais, como cursos on-line ou e-books, pois, diferentemente dos produtos físicos em uma loja de comércio eletrônico, onde os clientes em potencial podem navegar pelas fotos do produto, os produtos digitais contam apenas com seu conteúdo. Nesses casos, as avaliações funcionam como uma importante prova social para novos visitantes que muitas vezes não têm certeza do valor do produto em questão.
(Revisões de energia)
Embora alguns consumidores só olhem as avaliações ao tomarem decisões de compra importantes, cerca de 30% dos clientes mais jovens (com menos de 44 anos) usam as avaliações para todas as aquisições. Os compradores mais velhos com mais de 45 anos também usam as avaliações uma boa porcentagem do tempo. 19.7% dos clientes com idades entre 45 e 68 anos usam comentários em todas as compras.
(Estatista)
A partir de junho de 2020, a Statista descobriu que 57% dos compradores dos EUA consideram as avaliações on-line muito úteis na tomada de decisões de compra. Um total de 60% dos entrevistados disseram que sempre fazem alguma pesquisa on-line antes de fazer uma compra importante.
(Embreagem)
Durante a pesquisa sobre as atividades de pequenas empresas online, cerca de 88% das pequenas empresas disseram que monitoram sua reputação online trimestralmente. De acordo com Clutch, mais pequenas empresas parecem reconhecer o valor de manter sua imagem de marca do que empresas maiores. A ferramenta mais comum a ser usada para monitoramento são as mídias sociais.
(Caixa externa)
Mesmo quando fazem compras pessoalmente, os clientes recorrem à web para obter comentários de outros clientes. A OuterBox descobriu que 80% dos compradores usam seus smartphones dentro ou fora de uma loja física para encontrar avaliações, comparar preços e até mesmo pesquisar a localização das lojas.
(Brilhante Local)
63% dos consumidores afirmam usar os mecanismos de busca do Google para rastrear avaliações sobre uma empresa. Outros 54% usam o Facebook e 32% dizem que usam o Yelp. A pesquisa da BrightLocal também mostra que a empresa local média no Google tem cerca de 39 avaliações. Esse número varia drasticamente entre os setores. Por exemplo, os hotéis têm mais probabilidade de ter uma média de 309 avaliações.
(grito)
O Yelp tem uma média de mais de 224 milhões de avaliações em dezembro de 2021. A atividade no Yelp vem de mais de 31 milhões de dispositivos únicos. O Yelp também revelou que a indústria de serviços domésticos e locais recebe a maioria das avaliações, combinada com o setor de restaurantes, com 18%. As resenhas de compras são as próximas mais populares, seguidas por opções como “Beleza e condicionamento físico”.
(Yotpo)
Yotpo indica que as avaliações compartilhadas no Twitter têm mais probabilidade de aumentar as vendas do que as avaliações em outros sites sociais. As avaliações no Twitter aumentaram as vendas em 6.46%, enquanto as avaliações no Facebook apenas aumentaram as vendas de comércio eletrônico em cerca de 6.46%.
(Local brilhante)
De acordo com especialistas da Bright Local, cerca de 39% dos clientes com mais de 55 anos dizem que confiam nas avaliações tanto quanto nas recomendações pessoais. Na faixa etária mais baixa, o nível de confiança é ainda maior. Cerca de 89% dos consumidores de 35 a 54 anos afirmam confiar tanto nas avaliações quanto nas recomendações pessoais.
(Pódio)
83% dos consumidores concordam ou “concordam de alguma forma” que as avaliações precisam ser relevantes e recentes para fazer a diferença em suas decisões de compra. Cerca de 68% dos consumidores também concordam que não confiarão em uma classificação de avaliação alta, a menos que ela também venha com muitas avaliações.
(Pódio)
O estudo da Podium sobre o estado das avaliações online descobriu que 58% dos consumidores viajariam mais longe para se envolver com empresas que tivessem avaliações positivas ou pagariam mais por um serviço com boas avaliações. 41% dos americanos acreditam que as avaliações estão entre as considerações mais importantes ao procurar empresas locais também.
(Moz)
Moz descobriu que ter avaliações locais positivas pode melhorar suas chances de classificação mais alta nos motores de busca. As avaliações representam cerca de 15.44% do crédito do ranking de SEO. Os motores de busca consideram a quantidade, diversidade, velocidade e qualidade da revisão.
(Uberall)
De acordo com Uberall, as empresas físicas podem ver alguns benefícios importantes de um pequeno aumento na classificação por estrelas. Apenas aumentar as classificações iniciais online em 0.1% pode melhorar as taxas de conversão em 25%. Uberall também descobriu que obter uma avaliação de 3.7 estrelas aumenta suas chances de conversões em 120%. Além disso, uma taxa de resposta de revisão de 30% conquista mais clientes.
(Pódio)
Cerca de 38% dos clientes afirmam que precisam de pelo menos uma avaliação média de quatro estrelas para considerar o envolvimento com uma empresa. Outros 9% dos consumidores considerariam se envolver com uma empresa que tenha uma avaliação média de uma ou duas estrelas.
(Invest)
A Invesp descobriu que os clientes gastam até 31% a mais em empresas com avaliações excelentes. Além disso, cerca de 98% dos clientes fazem uma compra depois de verificar a avaliação de uma empresa no Yelp. De acordo com o Invesp, o cliente médio lê cerca de 4 a 6 avaliações antes de decidir se deve confiar em uma empresa e fazer uma compra.
Como era de se esperar, o número de resenhas lidas aumenta com o tamanho do compromisso financeiro, portanto 64% dos compradores de software empresarial quero ler pelo menos seis comentários de software antes de fazer uma compra real.
(Rastreadores de Revisão)
Cerca de 94% dos consumidores afirmam ter evitado um negócio por causa de uma crítica online negativa. Além disso, 80% dos consumidores afirmam que as avaliações com estrelas em que mais confiam estão sempre acima de quatro estrelas. Qualquer coisa abaixo disso provavelmente afastará os clientes.
(Moz)
De acordo com a Moz, as empresas correm o risco de perder até 22% dos clientes quando apenas um artigo negativo aparece ao pesquisar um produto. Se aparecerem até 3 artigos negativos durante uma consulta de pesquisa, o potencial de perder um cliente aumenta para 59.2%.
(Chatômetro)
Responder às avaliações dos clientes é tão importante quanto gerar avaliações positivas. O Chatmeter descobriu que o churn aumenta em média 15% quando você se recusa a responder às avaliações. Os clientes gostam de ver que suas empresas favoritas estão prestando atenção ao feedback.
(Pódio)
A Podium descobriu que a resposta certa a uma revisão ou depoimento pode mudar significativamente a maneira como alguém se sente em relação à sua empresa. 56% dos clientes disseram que viam uma empresa de maneira diferente com base em como responderam a um comentário.
(Rastreadores de Revisão)
Mais da metade de todos os clientes espera que qualquer empresa com uma avaliação negativa ou positiva responda a esse feedback em 7 dias ou menos. A velocidade com que os clientes esperam uma resposta aumentou significativamente ao longo dos anos.
(Moz)
Feedback negativo e frases negativas podem realmente prejudicar suas chances de classificação nos motores de busca. Moz descobriu que o sentimento negativo é um dos fatores de classificação que o Google considera ao determinar onde colocá-lo nos motores de busca.
(Pódio)
Cerca de 81% dos consumidores afirmam deixar uma avaliação de negócios cerca de quatro vezes por ano ou menos. Apenas cerca de 20% dos clientes dizem que nunca deixaram uma avaliação de negócios. No entanto, a grande maioria dos consumidores está mais propensa a ler as avaliações do que a deixá-las.
(Emarketing)
O Emarketer descobriu que as análises visuais são particularmente atraentes para os compradores de hoje. Cerca de 62% dos clientes indicam que estariam mais dispostos a comprar um produto se pudessem ver as fotos e vídeos deixados por outros clientes.
(JungleScout)
Embora seja cada vez mais comum os clientes deixarem comentários negativos sobre um produto online, o motivo mais comum para deixar um comentário é porque o serviço ou produto foi excelente (56%). O segundo motivo mais comum para deixar um comentário é porque o produto era insatisfatório.
(Brilhante Local)
A BrightLocal descobriu que cerca de 73% dos consumidores foram solicitados a fazer uma avaliação por uma empresa no passado. Cerca de 72% das pessoas que disseram ter recebido um feedback de uma empresa também fizeram uma avaliação.
(piloto de confiança)
De acordo com a Trustpilot, avaliações falsas estão entre as questões mais importantes com as quais os consumidores precisam lidar ao fazer compras. Depoimentos e feedbacks falsos custam ao consumidor americano médio desperdiçar cerca de US $ 125 por ano.
(Pódio)
Cerca de 54% das empresas locais afirmam responder a todos ou à maioria dos comentários. No entanto, é mais provável que uma empresa responda a uma avaliação positiva do que a uma negativa. Cerca de 16% das empresas locais nunca respondem aos comentários.
Essas estatísticas de avaliação online mostram que os consumidores em todos os lugares confiam nas avaliações e comentários online para ajudá-los a tomar decisões de compra. Quanto mais avaliações você tiver, e quanto mais recentes e relevantes elas parecerem, maior será a probabilidade de você obter conversões. Além do mais, se você responder aos comentários que recebe, pode melhorar a opinião e o sentimento do cliente em relação à sua marca. Responder a comentários negativos ensinará a você o que seus clientes esperam de sua empresa e lhe dará a chance de retificar problemas com o atendimento ao cliente.