A lista definitiva de estatísticas de revisão online para 2025

Rebekah Carter, 06 de setembro de 2022
A lista definitiva de estatísticas de revisão online para 2025
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Esta lista de estatísticas de revisão online contará tudo o que você precisa saber sobre o poder da prova social. As análises online são agora algumas das ferramentas mais valiosas no cenário de vendas.

No mundo digital de hoje, os clientes estão constantemente procurando insights sobre as marcas em que podem confiar antes de comprar qualquer coisa. Por aí 95% dos consumidores leia as avaliações antes de comprar qualquer coisa, e 8% dos consumidores usam essas avaliações para descobrir novas empresas locais.

Assim como as boas críticas podem gerar novas oportunidades de negócios para as empresas líderes de hoje, as críticas negativas também podem fazer os clientes correrem na direção oposta.

Hoje, vamos dar uma olhada em algumas das estatísticas de revisão online mais importantes para ajudá-lo a entender o quão importante pode ser o feedback certo.

Principais estatísticas de revisão online - escolhas do editor

  • 72% dos clientes afirmam que usam os comentários do Google para encontrar empresas
  • 67% das empresas locais mantêm uma avaliação de quatro estrelas ou superior
  • A avaliação com estrelas é mais importante para os compradores do que o número de avaliações
  • 34% dos compradores afirmam que sempre leem comentários online
  • Empresas com um mínimo de 200 avaliações geram o dobro da receita
  • Os clientes têm 21% mais probabilidade de deixar um comentário após uma experiência negativa
  • 94% dos consumidores evitaram uma empresa devido a uma crítica negativa

Estatísticas gerais de análises on-line: que tipo de pessoa lê as análises?

1. 31% das pessoas leem mais avaliações durante a pandemia

(Local brilhante)

Durante a pandemia, cerca de 31% dos clientes leram mais avaliações, enquanto 34% disseram que leram menos depoimentos de clientes para ajudar a tomar decisões. No entanto, 67% dos consumidores disseram que não usariam uma empresa se as avaliações afirmassem que as práticas corretas de saúde e segurança não estavam em vigor. Outros 22% dos clientes disseram que escreveram comentários durante a pandemia especificamente para ajudar as empresas locais.

2. Nove em cada dez clientes leem as avaliações antes de comprar um produto

(piloto de confiança)

Cerca de 89% dos consumidores afirmam que se esforçam para ler as avaliações antes de comprar produtos online. Isso significa que as avaliações são uma parte essencial do processo de compra. A maioria das empresas já exibe avaliações ao lado de suas listas de produtos para ajudar os clientes a tomar melhores decisões.

Esses números são provavelmente ainda maiores para produtos digitais, como cursos on-line ou e-books, pois, diferentemente dos produtos físicos em uma loja de comércio eletrônico, onde os clientes em potencial podem navegar pelas fotos do produto, os produtos digitais contam apenas com seu conteúdo. Nesses casos, as avaliações funcionam como uma importante prova social para novos visitantes que muitas vezes não têm certeza do valor do produto em questão.

3. 30% dos compradores com menos de 44 anos olham as avaliações para cada compra

(Revisões de energia)

Embora alguns consumidores só olhem as avaliações ao tomarem decisões de compra importantes, cerca de 30% dos clientes mais jovens (com menos de 44 anos) usam as avaliações para todas as aquisições. Os compradores mais velhos com mais de 45 anos também usam as avaliações uma boa porcentagem do tempo. 19.7% dos clientes com idades entre 45 e 68 anos usam comentários em todas as compras.

Estatísticas de revisão online - Faixa etária

4. 57% dos compradores online nos EUA consideram as avaliações dos clientes úteis

(Estatista)

A partir de junho de 2020, a Statista descobriu que 57% dos compradores dos EUA consideram as avaliações on-line muito úteis na tomada de decisões de compra. Um total de 60% dos entrevistados disseram que sempre fazem alguma pesquisa on-line antes de fazer uma compra importante.

5. 88% das empresas menores monitoram ativamente sua reputação

(Embreagem)

Durante a pesquisa sobre as atividades de pequenas empresas online, cerca de 88% das pequenas empresas disseram que monitoram sua reputação online trimestralmente. De acordo com Clutch, mais pequenas empresas parecem reconhecer o valor de manter sua imagem de marca do que empresas maiores. A ferramenta mais comum a ser usada para monitoramento são as mídias sociais.

As 3 principais plataformas que as pequenas empresas usam para monitorar a reputação online

Onde as pessoas leem as críticas online?

6. 80% dos compradores usam telefones celulares para procurar avaliações fora de uma loja

(Caixa externa)

Mesmo quando fazem compras pessoalmente, os clientes recorrem à web para obter comentários de outros clientes. A OuterBox descobriu que 80% dos compradores usam seus smartphones dentro ou fora de uma loja física para encontrar avaliações, comparar preços e até mesmo pesquisar a localização das lojas.

7. 63% dos clientes usam o Google para aprender sobre os clientes

(Brilhante Local)

63% dos consumidores afirmam usar os mecanismos de busca do Google para rastrear avaliações sobre uma empresa. Outros 54% usam o Facebook e 32% dizem que usam o Yelp. A pesquisa da BrightLocal também mostra que a empresa local média no Google tem cerca de 39 avaliações. Esse número varia drasticamente entre os setores. Por exemplo, os hotéis têm mais probabilidade de ter uma média de 309 avaliações.

Pesquisa de Avaliação do Consumidor Local 2020 - 13

8. O Yelp tem mais de 224 milhões de avaliações cumulativas

(grito)

O Yelp tem uma média de mais de 224 milhões de avaliações em dezembro de 2021. A atividade no Yelp vem de mais de 31 milhões de dispositivos únicos. O Yelp também revelou que a indústria de serviços domésticos e locais recebe a maioria das avaliações, combinada com o setor de restaurantes, com 18%. As resenhas de compras são as próximas mais populares, seguidas por opções como “Beleza e condicionamento físico”.

9. Comentários compartilhados através do Twitter aumentam as vendas em mais de 6%

(Yotpo)

Yotpo indica que as avaliações compartilhadas no Twitter têm mais probabilidade de aumentar as vendas do que as avaliações em outros sites sociais. As avaliações no Twitter aumentaram as vendas em 6.46%, enquanto as avaliações no Facebook apenas aumentaram as vendas de comércio eletrônico em cerca de 6.46%.

10. 39% dos consumidores com mais de 55 anos dizem que confiam mais nas avaliações do que nas recomendações pessoais

(Local brilhante)

De acordo com especialistas da Bright Local, cerca de 39% dos clientes com mais de 55 anos dizem que confiam nas avaliações tanto quanto nas recomendações pessoais. Na faixa etária mais baixa, o nível de confiança é ainda maior. Cerca de 89% dos consumidores de 35 a 54 anos afirmam confiar tanto nas avaliações quanto nas recomendações pessoais.

11. 83% dos clientes dizem que os comentários devem ser relevantes e recentes para serem confiáveis

(Pódio)

83% dos consumidores concordam ou “concordam de alguma forma” que as avaliações precisam ser relevantes e recentes para fazer a diferença em suas decisões de compra. Cerca de 68% dos consumidores também concordam que não confiarão em uma classificação de avaliação alta, a menos que ela também venha com muitas avaliações.

Benefícios das avaliações positivas

12. 58% dos consumidores pagariam mais para apoiar uma empresa com boas críticas

(Pódio)

O estudo da Podium sobre o estado das avaliações online descobriu que 58% dos consumidores viajariam mais longe para se envolver com empresas que tivessem avaliações positivas ou pagariam mais por um serviço com boas avaliações. 41% dos americanos acreditam que as avaliações estão entre as considerações mais importantes ao procurar empresas locais também.

13. Os sinais de revisão representam cerca de 15% das classificações locais do Google

(Moz)

Moz descobriu que ter avaliações locais positivas pode melhorar suas chances de classificação mais alta nos motores de busca. As avaliações representam cerca de 15.44% do crédito do ranking de SEO. Os motores de busca consideram a quantidade, diversidade, velocidade e qualidade da revisão.

14. Um aumento de 0.1% nas avaliações com estrelas aumenta as conversões em 25%

(Uberall)

De acordo com Uberall, as empresas físicas podem ver alguns benefícios importantes de um pequeno aumento na classificação por estrelas. Apenas aumentar as classificações iniciais online em 0.1% pode melhorar as taxas de conversão em 25%. Uberall também descobriu que obter uma avaliação de 3.7 estrelas aumenta suas chances de conversões em 120%. Além disso, uma taxa de resposta de revisão de 30% conquista mais clientes.

15. 38% dos clientes procuram pelo menos uma avaliação média de 4 estrelas

(Pódio)

Cerca de 38% dos clientes afirmam que precisam de pelo menos uma avaliação média de quatro estrelas para considerar o envolvimento com uma empresa. Outros 9% dos consumidores considerariam se envolver com uma empresa que tenha uma avaliação média de uma ou duas estrelas.

16. Os clientes gastam até 31% a mais em empresas com avaliações excelentes

(Invest)

A Invesp descobriu que os clientes gastam até 31% a mais em empresas com avaliações excelentes. Além disso, cerca de 98% dos clientes fazem uma compra depois de verificar a avaliação de uma empresa no Yelp. De acordo com o Invesp, o cliente médio lê cerca de 4 a 6 avaliações antes de decidir se deve confiar em uma empresa e fazer uma compra.

Como era de se esperar, o número de resenhas lidas aumenta com o tamanho do compromisso financeiro, portanto 64% dos compradores de software empresarial quero ler pelo menos seis comentários de software antes de fazer uma compra real.

Os custos das críticas negativas

17. 94% dos clientes dizem que evitaram um negócio devido a avaliações negativas

(Rastreadores de Revisão)

Cerca de 94% dos consumidores afirmam ter evitado um negócio por causa de uma crítica online negativa. Além disso, 80% dos consumidores afirmam que as avaliações com estrelas em que mais confiam estão sempre acima de quatro estrelas. Qualquer coisa abaixo disso provavelmente afastará os clientes.

18. Um artigo negativo sobre pode afastar 22% dos clientes

(Moz)

De acordo com a Moz, as empresas correm o risco de perder até 22% dos clientes quando apenas um artigo negativo aparece ao pesquisar um produto. Se aparecerem até 3 artigos negativos durante uma consulta de pesquisa, o potencial de perder um cliente aumenta para 59.2%.

Artigos negativos e vendas

19. Você corre o risco de aumentar a rotatividade de clientes em 15% quando não responde aos comentários

(Chatômetro)

Responder às avaliações dos clientes é tão importante quanto gerar avaliações positivas. O Chatmeter descobriu que o churn aumenta em média 15% quando você se recusa a responder às avaliações. Os clientes gostam de ver que suas empresas favoritas estão prestando atenção ao feedback.

20. 56% dos clientes dizem que a resposta de uma empresa a uma revisão mudou sua perspectiva sobre o negócio

(Pódio)

A Podium descobriu que a resposta certa a uma revisão ou depoimento pode mudar significativamente a maneira como alguém se sente em relação à sua empresa. 56% dos clientes disseram que viam uma empresa de maneira diferente com base em como responderam a um comentário.

21. 53% dos clientes esperam que as marcas respondam a uma avaliação dentro de 7 dias.

(Rastreadores de Revisão)

Mais da metade de todos os clientes espera que qualquer empresa com uma avaliação negativa ou positiva responda a esse feedback em 7 dias ou menos. A velocidade com que os clientes esperam uma resposta aumentou significativamente ao longo dos anos.

22. O sentimento negativo prejudica o SEO

(Moz)

Feedback negativo e frases negativas podem realmente prejudicar suas chances de classificação nos motores de busca. Moz descobriu que o sentimento negativo é um dos fatores de classificação que o Google considera ao determinar onde colocá-lo nos motores de busca.

Estatísticas de revisão online mais úteis

23. 81% dos clientes afirmam que deixam uma avaliação 4 vezes por ano ou menos

(Pódio)

Cerca de 81% dos consumidores afirmam deixar uma avaliação de negócios cerca de quatro vezes por ano ou menos. Apenas cerca de 20% dos clientes dizem que nunca deixaram uma avaliação de negócios. No entanto, a grande maioria dos consumidores está mais propensa a ler as avaliações do que a deixá-las.

24. 62% dos compradores têm mais probabilidade de comprar um produto depois de ver as fotos e vídeos de outros clientes

(Emarketing)

O Emarketer descobriu que as análises visuais são particularmente atraentes para os compradores de hoje. Cerca de 62% dos clientes indicam que estariam mais dispostos a comprar um produto se pudessem ver as fotos e vídeos deixados por outros clientes.

25. As pessoas têm maior probabilidade de deixar avaliações sobre produtos excelentes

(JungleScout)

Embora seja cada vez mais comum os clientes deixarem comentários negativos sobre um produto online, o motivo mais comum para deixar um comentário é porque o serviço ou produto foi excelente (56%). O segundo motivo mais comum para deixar um comentário é porque o produto era insatisfatório.

26. 72% das pessoas solicitadas a deixar um comentário o farão

(Brilhante Local)

A BrightLocal descobriu que cerca de 73% dos consumidores foram solicitados a fazer uma avaliação por uma empresa no passado. Cerca de 72% das pessoas que disseram ter recebido um feedback de uma empresa também fizeram uma avaliação.

27. Críticas falsas desperdiçam dinheiro do consumidor

(piloto de confiança)

De acordo com a Trustpilot, avaliações falsas estão entre as questões mais importantes com as quais os consumidores precisam lidar ao fazer compras. Depoimentos e feedbacks falsos custam ao consumidor americano médio desperdiçar cerca de US $ 125 por ano.

28. As empresas são mais propensas a responder a avaliações positivas

(Pódio)

Cerca de 54% das empresas locais afirmam responder a todos ou à maioria dos comentários. No entanto, é mais provável que uma empresa responda a uma avaliação positiva do que a uma negativa. Cerca de 16% das empresas locais nunca respondem aos comentários.

Críticas online - considerações finais

Essas estatísticas de avaliação online mostram que os consumidores em todos os lugares confiam nas avaliações e comentários online para ajudá-los a tomar decisões de compra. Quanto mais avaliações você tiver, e quanto mais recentes e relevantes elas parecerem, maior será a probabilidade de você obter conversões. Além do mais, se você responder aos comentários que recebe, pode melhorar a opinião e o sentimento do cliente em relação à sua marca. Responder a comentários negativos ensinará a você o que seus clientes esperam de sua empresa e lhe dará a chance de retificar problemas com o atendimento ao cliente.

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Fontes
Rebekah Carter é uma criadora de conteúdo experiente, repórter de notícias e blogueira especializada em marketing, desenvolvimento de negócios e tecnologia. Sua experiência cobre tudo, desde inteligência artificial a software de email marketing e dispositivos de realidade estendida. Quando não está escrevendo, Rebekah passa a maior parte do tempo lendo, explorando a natureza e jogando.
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