Quer saber como criar um página de destino? Pode ser mais fácil do que você imagina.
Para qualquer empresa, empreendedor ou freelancer, o primeiro passo para se destacar online é ter um ótimo site. No entanto, se você deseja gerar referências, leads e oportunidades de vendas, precisa de algo a mais: uma página de destino poderosa.
As páginas de destino são as ferramentas especializadas que os especialistas em marketing e os líderes de negócios podem usar para direcionar os visitantes para uma conversão, compartilhando informações específicas de maneira estruturada. As páginas de destino podem convencer as pessoas a fazer compras em lojas online, inscrever-se em um boletim informativo por e-mail para que você possa nutrir seus leads a longo prazo ou simplesmente entrar em contato com você por meio de uma página de contato.
De acordo com alguns estudos, as empresas podem aumentar seus leads em 55% apenas dobrando o número de páginas de destino. É claro que, antes de começar a aproveitar os benefícios de uma landing page eficaz, você precisa aprender a criar uma.
Felizmente, estamos aqui para ajudar
O primeiro passo para criar landing pages eficazes é entender seu propósito.
As páginas de destino são uma parte distinta de sua presença on-line usada para impulsionar uma ação específica. Ao contrário de um site completo, uma página de destino geralmente não possui navegação ou várias páginas para explorar. Todo o propósito da página é “converter” seu cliente.
Em termos de conteúdo, uma landing page tem um mes simplessage transmitir, e o design da página suporta este objetivo e nada mais. O objetivo final de uma página de destino é levar um cliente à ação por meio do uso cuidadoso de recursos visuais, cópia e botões de CTA.
Criar uma página de destino é um pouco diferente de construir um site, mas pode ser muito mais fácil para alguns, pois há menos elementos para projetar. Aqui estão os 11 passos que você precisa seguir para criar uma landing page impactante.
A menos que você queira codificar sua própria página de destino do zero (como um desenvolvedor profissional), precisará de um construtor para ajudá-lo a dar vida à sua página de destino. Um construtor de página de destino é essencialmente uma seleção de ferramentas de software criadas para ajudá-lo a criar sua página de maneira rápida e conveniente. Esses construtores podem vir com várias ferramentas, incluindo:
Os criadores de páginas de destino também permitem que você crie botões para suas solicitações de call-to-action, venda produtos e serviços diretamente (em alguns casos) e rastreie conversões por meio de análises e relatórios.
O número exato de recursos que você obterá do seu construtor de página de destino depende do serviço que você escolher. Vamos comparar duas opções:
Leadpages é um construtor de páginas de destino perfeito para pessoas que desejam criar páginas de alta qualidade com orçamento limitado. Esta ferramenta econômica vem com todos os recursos que você precisa para criar páginas de destino incríveis, como um domínio personalizado gratuito (URL do seu site) hospedagem gratuita para sua página de destino, modelos de sites responsivos para dispositivos móveis, integrações com ferramentas líderes e pop-ups e barras de alerta ilimitados.
Alternativamente, Unbounce é um construtor de páginas de destino criado para empresas que precisam de uma seleção mais ampla de recursos. Este abrangente construtor de páginas de destino permite que você crie páginas abrangentes com ferramentas inteligentes de construção aprimoradas por IA, com informações detalhadas sobre segmentação de clientes, análises e muito mais.
Notavelmente, alguns construtores de sites também vêm com seus próprios recursos de página de destino, embora possam não ser tão abrangentes quanto uma ferramenta completa de criação de página de destino.
Uma vez que você tenha seu construtor da página de destino, você precisará decidir quando é necessário criar uma página de destino e quando pode ser necessário considerar o uso de uma página de site padrão. Por exemplo, embora você queira que as pessoas convertam quando visitarem suas páginas de produtos, você não precisa criar páginas de destino individuais para cada produto que você vende.
Suas páginas de produtos ainda precisam dar aos clientes a opção de voltar e ver produtos alternativos ou adicionar mais itens à cesta, se assim o desejarem. Uma página de destino se concentra em convencer seu público a fazer uma única coisa e nada mais.
Você está desenvolvendo uma página como parte de sua experiência online geral para os clientes. Você pode querer que os clientes ajam nas páginas do seu site, mas também quer dar a eles opções, como a capacidade de conferir sua página “Sobre nós” e saber mais sobre seus produtos antes de entrar em contato com você.
Você precisa de uma única página para incentivar uma ação específica. As páginas de destino não existem para aumentar o reconhecimento da marca ou construir relacionamentos com os clientes, elas são projetadas para atingir um único objetivo, seja obter mais leads e inscrições para sua campanha de e-mail ou gerar vendas diretas.
As páginas de destino eliminam as distrações de outras páginas da web, como navegação e links para outros conteúdos, mas também oferecem menos opções aos seus clientes.
Como mencionado acima, o objetivo de uma landing page é direcionar um cliente para uma ação específica e gerar um único resultado. Para criar uma página de destino eficaz, você precisa decidir qual ação específica deseja incentivar.
Alguns dos objetivos mais comuns para uma página de destino incluem:
Ter uma meta específica para sua campanha mostrará o que você precisa medir para determinar se seus esforços foram bem-sucedidos. Um bom objetivo também pode direcioná-lo para o modelo certo para as necessidades da sua página de destino. A maioria dos construtores de páginas terá modelos diferentes para diferentes objetivos da página de destino.
Uma das partes mais emocionantes da construção de uma página de destino é projetar o layout final da página. Felizmente, como você já escolheu um construtor de landing page para ajudá-lo neste momento, você não precisará de nenhum conhecimento de codificação ou programação.
Em vez disso, você pode simplesmente carregar sua ferramenta de criação de página de destino e escolher um dos modelos existentes que ela oferece. Como mencionado acima, a maioria dos criadores de páginas de destino classifica os modelos por objetivo ou público, para que você possa navegar e encontrar aquele que faz mais sentido para você.
Lembre-se, você também terá a liberdade de editar seu modelo, então não se esqueça de:
Não se esqueça do básico de um bom design gráfico enquanto estiver editando. Todos os outros elementos da sua página devem direcionar os usuários para o formulário ou ação que você deseja que eles executem. Evite usar muita cópia, pois isso pode sobrecarregar seu leitor e certifique-se de que haja bastante espaço em branco.
Agora é hora de escrever o texto que vai converter seu visitante.
Você pode começar com sua cópia antes do design, se preferir, pois isso o ajudará a determinar quanto espaço você precisa em toda a página de destino para seus marcadores e parágrafos. A cópia certa geralmente é a ferramenta mais importante que você terá em suas páginas de destino. Ele precisa convencer seu cliente de que o que você está pedindo que ele faça vale a pena.
A melhor maneira de criar uma cópia incrível é praticar e aprender com seus clientes à medida que avança, usando análises para ver a que tipo de campanha eles respondem melhor. Quando você está apenas começando pela primeira vez, siga estas regras principais:
Lembre-se, quando terminar de escrever, reserve um tempo para revisar sua cópia uma segunda vez e revisar quaisquer erros. Erros gramaticais e ortográficos podem tornar menos provável que seus clientes confiem em sua empresa.
Seu CTA é uma das partes mais importantes da sua página de destino, porque é o impulso final que seu cliente precisa para realizar a ação crucial que você deseja que ele execute. Um “Call to Action” diz ao seu visitante o que você quer que ele faça depois de chegar em sua página e ler seu conteúdo.
Os CTAs podem assumir a forma de um botão de clique, que leva seu cliente a outra página ou abre um pop-up. Eles também podem vir na forma de formulários curtos ou campos onde seus clientes podem inserir suas informações.
Para tirar o máximo proveito do seu CTA:
Neste ponto, sua página de destino está realmente começando a se encaixar. Você tem uma estrutura ou modelo em vigor e a cópia necessária para converter seu público. Agora é hora de escolher seu visual. As empresas que criam conteúdo visual personalizado têm cerca de Taxas de conversão 7 vezes maiores, mas se você não tiver seu próprio designer interno, qualquer visual pode fazer uma diferença positiva na sua página de destino. Os recursos visuais ajudam a guiar os clientes por uma página e tornam o design mais atraente.
Ao escolher suas imagens, você precisará:
Embora você não precise necessariamente de um site para uma página de destino, você precisa conectar sua página de destino a um provedor de hospedagem, seu sistema de e-mail (se estiver coletando endereços de e-mail) e outras ferramentas, como uma página de checkout, se você deseja gerenciar transações.
Seu construtor de landing page deve ajudá-lo com isso, permitindo que você:
Depois de conectar tudo, certifique-se de que sua página de destino funcione exatamente como deveria. Embora seja tentador apertar o botão “publicar” imediatamente, tomar algumas precauções extras pode economizar muito tempo e dinheiro a longo prazo.
Aqui estão algumas das coisas que você pode querer analisar com seus colegas antes de mergulhar com sua nova página:
Pode ser útil pedir a outra pessoa para percorrer sua página de destino se você não tiver certeza de que tudo está funcionando corretamente.
Com sua landing page pronta, publicada e hospedada na web, o próximo passo é simplesmente fazer com que as pessoas a visitem. Existem várias maneiras de incentivar as pessoas a acessar sua página de destino, incluindo:
Você terá muito mais facilidade em direcionar tráfego para suas páginas de destino se dedicar um tempo extra para entender seu público e criar personas de usuário antes de começar a anunciar. Um bom conhecimento do seu público-alvo ajuda você a determinar onde você provavelmente obterá mais atenção.
Por fim, é hora de garantir que você esteja realmente aproveitando ao máximo sua página de destino. Duplique a página que você criou usando as ferramentas que você incorporou ao seu construtor de página de destino e crie diferentes variantes testando coisas como texto do corpo, títulos, cores e conteúdo de CTA.
Testar diferentes elementos, como imagens e ofertas, pode fornecer informações valiosas sobre quais tipos de fatores realmente influenciam seu público a tomar decisões de compra ou conversão.
Algumas ferramentas de página de destino permitem até criar páginas dinâmicas que mudam de acordo com os interesses ou comportamentos da pessoa que visita seu conteúdo.
Não, você não precisa de um domínio para uma landing page. Você pode usar uma página de destino sem um domínio, mas há alguns benefícios em usar uma página de destino com um domínio. Por exemplo, ter uma página de destino com um domínio pode ajudá-lo a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa e também pode tornar sua página de destino mais profissional.
As páginas de destino são projetadas para gerar conversões, portanto, geralmente têm uma finalidade diferente dos sites. No entanto, em alguns casos, uma página de destino pode substituir um site. Por exemplo, se você for um varejista on-line e estiver promovendo uma promoção para um novo produto, poderá criar uma página de destino para esse produto em vez de usar seu site.
As páginas de destino podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google se forem otimizadas corretamente. Para otimizar uma página de destino para o Google, você precisa se certificar de que a página de destino seja relevante para as palavras-chave que você está segmentando e também de que a página de destino esteja vinculada a outros sites.
Existem algumas maneiras diferentes de direcionar o tráfego para sua página de destino. Você pode usar publicidade paga, mídia social ou e-mail marketing. Você também pode tentar otimizar sua página de destino para os mecanismos de pesquisa.
Existem muitos construtores de páginas de destino diferentes por aí, e isso realmente depende das suas necessidades. Se você não possui nenhuma habilidade técnica, talvez queira procurar um construtor de página de destino que seja fácil de usar e não exija codificação. Alguns construtores de páginas de destino populares incluem LeadPages, Unbounce e Instapage.
Aí está, tudo o que você precisa saber sobre como construir sua própria landing page do início ao fim. Tenha em mente que as landing pages são muito mais fáceis de construir hoje, graças à grande variedade de ferramentas que temos disponíveis no mundo digital. No entanto, ainda demora um pouco para descobrir que tipo de página de destino gerará mais conversões.
Não se apresse e experimente o máximo que puder, coletando informações de suas análises ao longo do tempo. Quanto mais você praticar, melhores serão suas landing pages.