Como criar uma página de destino em 11 etapas fáceis em 2025

Rebekah Carter, 22 de agosto de 2022
Como criar uma página de destino em 11 etapas fáceis em 2025
Partilhar
Comece a vender produtos digitais com Crevio
Crevio Logotipo
Crevio
Patrocinado
5.0
(1)
$ 29.00 / mês
Crevio é uma plataforma para criadores venderem produtos digitais, serviços, cursos e acesso a outros terceiros... Saiba mais sobre o Crevio

Quer saber como criar um página de destino? Pode ser mais fácil do que você imagina.

Para qualquer empresa, empreendedor ou freelancer, o primeiro passo para se destacar online é ter um ótimo site. No entanto, se você deseja gerar referências, leads e oportunidades de vendas, precisa de algo a mais: uma página de destino poderosa.

As páginas de destino são as ferramentas especializadas que os especialistas em marketing e os líderes de negócios podem usar para direcionar os visitantes para uma conversão, compartilhando informações específicas de maneira estruturada. As páginas de destino podem convencer as pessoas a fazer compras em lojas online, inscrever-se em um boletim informativo por e-mail para que você possa nutrir seus leads a longo prazo ou simplesmente entrar em contato com você por meio de uma página de contato.

De acordo com alguns estudos, as empresas podem aumentar seus leads em 55% apenas dobrando o número de páginas de destino. É claro que, antes de começar a aproveitar os benefícios de uma landing page eficaz, você precisa aprender a criar uma.

Felizmente, estamos aqui para ajudar

O que é uma página de destino? Uma introdução

O primeiro passo para criar landing pages eficazes é entender seu propósito.

As páginas de destino são uma parte distinta de sua presença on-line usada para impulsionar uma ação específica. Ao contrário de um site completo, uma página de destino geralmente não possui navegação ou várias páginas para explorar. Todo o propósito da página é “converter” seu cliente.

Em termos de conteúdo, uma landing page tem um mes simplessage transmitir, e o design da página suporta este objetivo e nada mais. O objetivo final de uma página de destino é levar um cliente à ação por meio do uso cuidadoso de recursos visuais, cópia e botões de CTA.

As páginas de destino são:

  • Especificamente focado em um único objetivo claro
  • Projetado para conversões
  • Equipado com apenas uma opção ou CTA
  • Preenchido pelo tráfego de anúncios (como campanhas PPC)
  • Projetado com distrações mínimas

Criar uma página de destino é um pouco diferente de construir um site, mas pode ser muito mais fácil para alguns, pois há menos elementos para projetar. Aqui estão os 11 passos que você precisa seguir para criar uma landing page impactante.

Etapa 1: escolha um construtor de página de destino

A menos que você queira codificar sua própria página de destino do zero (como um desenvolvedor profissional), precisará de um construtor para ajudá-lo a dar vida à sua página de destino. Um construtor de página de destino é essencialmente uma seleção de ferramentas de software criadas para ajudá-lo a criar sua página de maneira rápida e conveniente. Esses construtores podem vir com várias ferramentas, incluindo:

  • Construtor de arrastar e soltar: Um construtor de arrastar e soltar permite arrastar módulos como texto, fotos e botões em diferentes segmentos da página de destino. O construtor traduz suas ações em código para sua página de destino.
  • Formas: Os formulários são uma das maneiras de fazer com que as pessoas convertam em suas páginas de destino, solicitando que elas forneçam informações como um endereço de e-mail.
  • Modelos: Os construtores de páginas de destino geralmente vêm com modelos para ajudá-lo a criar páginas para fins específicos. Por exemplo, você pode ter um modelo para capturar leads para sua campanha de e-mail e outra página projetada para aumentar as inscrições para um webinar.

Os criadores de páginas de destino também permitem que você crie botões para suas solicitações de call-to-action, venda produtos e serviços diretamente (em alguns casos) e rastreie conversões por meio de análises e relatórios.

O número exato de recursos que você obterá do seu construtor de página de destino depende do serviço que você escolher. Vamos comparar duas opções:

Leadpages é um construtor de páginas de destino perfeito para pessoas que desejam criar páginas de alta qualidade com orçamento limitado. Esta ferramenta econômica vem com todos os recursos que você precisa para criar páginas de destino incríveis, como um domínio personalizado gratuito (URL do seu site) hospedagem gratuita para sua página de destino, modelos de sites responsivos para dispositivos móveis, integrações com ferramentas líderes e pop-ups e barras de alerta ilimitados.

Alternativamente, Unbounce é um construtor de páginas de destino criado para empresas que precisam de uma seleção mais ampla de recursos. Este abrangente construtor de páginas de destino permite que você crie páginas abrangentes com ferramentas inteligentes de construção aprimoradas por IA, com informações detalhadas sobre segmentação de clientes, análises e muito mais.

Notavelmente, alguns construtores de sites também vêm com seus próprios recursos de página de destino, embora possam não ser tão abrangentes quanto uma ferramenta completa de criação de página de destino.

Etapa 2: aprenda quando usar uma página de destino

Uma vez que você tenha seu construtor da página de destino, você precisará decidir quando é necessário criar uma página de destino e quando pode ser necessário considerar o uso de uma página de site padrão. Por exemplo, embora você queira que as pessoas convertam quando visitarem suas páginas de produtos, você não precisa criar páginas de destino individuais para cada produto que você vende.

Suas páginas de produtos ainda precisam dar aos clientes a opção de voltar e ver produtos alternativos ou adicionar mais itens à cesta, se assim o desejarem. Uma página de destino se concentra em convencer seu público a fazer uma única coisa e nada mais.

Você usará um site quando…

Você está desenvolvendo uma página como parte de sua experiência online geral para os clientes. Você pode querer que os clientes ajam nas páginas do seu site, mas também quer dar a eles opções, como a capacidade de conferir sua página “Sobre nós” e saber mais sobre seus produtos antes de entrar em contato com você.

Você usará uma página de destino quando…

Você precisa de uma única página para incentivar uma ação específica. As páginas de destino não existem para aumentar o reconhecimento da marca ou construir relacionamentos com os clientes, elas são projetadas para atingir um único objetivo, seja obter mais leads e inscrições para sua campanha de e-mail ou gerar vendas diretas.

As páginas de destino eliminam as distrações de outras páginas da web, como navegação e links para outros conteúdos, mas também oferecem menos opções aos seus clientes.

Etapa 3: defina uma meta para sua campanha

Como mencionado acima, o objetivo de uma landing page é direcionar um cliente para uma ação específica e gerar um único resultado. Para criar uma página de destino eficaz, você precisa decidir qual ação específica deseja incentivar.

Alguns dos objetivos mais comuns para uma página de destino incluem:

  • Gerando vendas: Para sites e empresas de comércio eletrônico, uma página de destino pode ajudá-lo a transformar as pessoas que encontram seus anúncios em clientes instantâneos. Com o construtor de página de destino certo, você poderá até receber pagamentos e levar os clientes ao processo de checkout ali mesmo na sua página de destino.
  • Ganhe mais conversões: As vendas não são a única forma de conversão. Uma conversão é qualquer ação que seu cliente realiza e que você deseja que ele faça. Por exemplo, se seu cliente chegar em sua página de destino e se inscrever em seu webinar, baixar um recurso gratuito ou compartilhar uma avaliação, ele estará “convertendo” como resultado de sua página.
  • Crie novos leads: As páginas de destino são uma excelente maneira de criar mais leads. Você pode estimular o crescimento incentivando as pessoas a se inscreverem em sua campanha de e-mail ou pedindo às pessoas que participem de sua comunidade de mídia social. Uma vez que você tenha uma conexão com seu público, é muito mais fácil alimentá-los em clientes de longo prazo

Ter uma meta específica para sua campanha mostrará o que você precisa medir para determinar se seus esforços foram bem-sucedidos. Um bom objetivo também pode direcioná-lo para o modelo certo para as necessidades da sua página de destino. A maioria dos construtores de páginas terá modelos diferentes para diferentes objetivos da página de destino.

Etapa 4: projetar sua página de destino

Uma das partes mais emocionantes da construção de uma página de destino é projetar o layout final da página. Felizmente, como você já escolheu um construtor de landing page para ajudá-lo neste momento, você não precisará de nenhum conhecimento de codificação ou programação.

Em vez disso, você pode simplesmente carregar sua ferramenta de criação de página de destino e escolher um dos modelos existentes que ela oferece. Como mencionado acima, a maioria dos criadores de páginas de destino classifica os modelos por objetivo ou público, para que você possa navegar e encontrar aquele que faz mais sentido para você.

Exemplo de um template de landing page bem estruturado; Fonte: Moosend

Lembre-se, você também terá a liberdade de editar seu modelo, então não se esqueça de:

  • Use recursos visuais da marca: Você ainda deseja que as pessoas associem esta página de destino à sua marca, por isso é importante utilizar recursos visuais importantes, como cores e logotipos específicos da marca. Seu construtor de página de destino deve permitir que você faça upload de todos os arquivos de imagem necessários.
  • Aproveite a hierarquia visual: Projete o layout da sua página de destino para colocar o que você deseja que seus clientes vejam primeiro no topo da página. Você pode então usar elementos de um bom design, como dimensionamento e estrutura para atrair a atenção do cliente pela página.
  • Torne-o responsivo: Garanta que o design da sua página de destino funcione perfeitamente em todos os dispositivos para que você possa continuar ganhando conversões e leads onde quer que encontre clientes em potencial. A maioria dos construtores permitirá que você teste o quão dinâmico é o seu conteúdo.
  • Use contraste para botões: Certifique-se de usar contraste para separar seus botões e formulários de CTA de todo o resto da página. Isso ajudará a garantir que seus visitantes na página de destino saibam o que precisam fazer.

Não se esqueça do básico de um bom design gráfico enquanto estiver editando. Todos os outros elementos da sua página devem direcionar os usuários para o formulário ou ação que você deseja que eles executem. Evite usar muita cópia, pois isso pode sobrecarregar seu leitor e certifique-se de que haja bastante espaço em branco.

Etapa 5: escreva sua cópia

Agora é hora de escrever o texto que vai converter seu visitante.

Você pode começar com sua cópia antes do design, se preferir, pois isso o ajudará a determinar quanto espaço você precisa em toda a página de destino para seus marcadores e parágrafos. A cópia certa geralmente é a ferramenta mais importante que você terá em suas páginas de destino. Ele precisa convencer seu cliente de que o que você está pedindo que ele faça vale a pena.

A melhor maneira de criar uma cópia incrível é praticar e aprender com seus clientes à medida que avança, usando análises para ver a que tipo de campanha eles respondem melhor. Quando você está apenas começando pela primeira vez, siga estas regras principais:

  • Use um título de alto impacto: Normalmente, você terá apenas alguns segundos para capturar a atenção do seu cliente a partir do momento em que ele chegar à sua página. Certifique-se de que sua oferta saia imediatamente da página, destacando seu título o máximo possível. Esse título, combinado com a imagem certa, pode ajudar a converter seus clientes.
  • Foco nos benefícios: Não basta listar vários recursos em sua página de destino e esperar que seus clientes descubram por que eles são úteis. Em vez disso, explique ao seu público como o que você está oferecendo vai resolver seus problemas e beneficiá-los. Tente visualizar a página da perspectiva do seu cliente ideal.
  • Mantenha simples: As páginas de destino geralmente convertem melhor quando são fáceis de ler. Muito conteúdo pode sobrecarregar seu espectador, por isso é melhor manter as coisas simples. Os marcadores podem ser uma ótima maneira de manter a cópia compacta.

Lembre-se, quando terminar de escrever, reserve um tempo para revisar sua cópia uma segunda vez e revisar quaisquer erros. Erros gramaticais e ortográficos podem tornar menos provável que seus clientes confiem em sua empresa.

Etapa 6: crie seu CTA

Seu CTA é uma das partes mais importantes da sua página de destino, porque é o impulso final que seu cliente precisa para realizar a ação crucial que você deseja que ele execute. Um “Call to Action” diz ao seu visitante o que você quer que ele faça depois de chegar em sua página e ler seu conteúdo.

Os CTAs podem assumir a forma de um botão de clique, que leva seu cliente a outra página ou abre um pop-up. Eles também podem vir na forma de formulários curtos ou campos onde seus clientes podem inserir suas informações.

Para tirar o máximo proveito do seu CTA:

  • Seja específico: Botões de CTA como “Começar” podem funcionar para alguns, mas podem ser bastante vagos no momento em que você deseja ser o mais convincente possível. Os visitantes não saberão o que esperar dos botões sem muita informação. Tente ser um pouco mais descritivo, com CTAs como “Reivindicar sua avaliação gratuita” ou “Ver preços”.
  • Fique simples: Embora CTAs descritivos sejam importantes, é importante não tornar a declaração ou o formulário muito longo. Um CTA complexo pode enviar seu cliente na direção oposta. Se você estiver incluindo um formulário para seus clientes preencherem, pense em como torná-lo o mais curto e simples possível. Os melhores formulários de conversão pedem apenas uma informação, como um endereço de e-mail ou número de telefone.
  • Mantenha o foco: Todo o propósito de uma página de destino é atingir um objetivo específico. As páginas de destino precisam eliminar todas as outras distrações, incluindo links para outras páginas e opções. Seus visitantes em uma página de destino devem ter apenas um caminho a seguir, portanto, concentre-se em apenas um CTA. Evite CTAs com links para outras páginas ou opções de compra.

Etapa 7: escolha suas imagens

Neste ponto, sua página de destino está realmente começando a se encaixar. Você tem uma estrutura ou modelo em vigor e a cópia necessária para converter seu público. Agora é hora de escolher seu visual. As empresas que criam conteúdo visual personalizado têm cerca de Taxas de conversão 7 vezes maiores, mas se você não tiver seu próprio designer interno, qualquer visual pode fazer uma diferença positiva na sua página de destino. Os recursos visuais ajudam a guiar os clientes por uma página e tornam o design mais atraente.

Ao escolher suas imagens, você precisará:

  • Destaque pessoas reais: Embora as fotos de um produto sejam ótimas, as pessoas são muito mais propensas a responder a imagens de outros seres humanos. Fotografias de pessoas reais apreciando seu produto ou serviço ajudarão os visitantes a se conectarem com sua oferta e se visualizarem usando o que você tem a oferecer.
  • Escolha uma imagem de herói: Muitas das melhores páginas de destino usam uma imagem enorme na parte superior da página para mostrar aos visitantes sobre o que é sua oferta. A imagem principal pode ser uma ótima maneira de apresentar uma página ao seu cliente, juntamente com o título.
  • Visualize os benefícios: Tente transmitir os benefícios exclusivos que você está compartilhando com sua cópia por meio de suas imagens. Por exemplo, se você estiver vendendo sapatos ótimos para escalar, mostre alguém escalando uma montanha com eles. Isso ajuda a dar aos clientes uma visão das vantagens de seus produtos quando eles não lêem todo o texto.

Etapa 8: conecte sua página de destino

Embora você não precise necessariamente de um site para uma página de destino, você precisa conectar sua página de destino a um provedor de hospedagem, seu sistema de e-mail (se estiver coletando endereços de e-mail) e outras ferramentas, como uma página de checkout, se você deseja gerenciar transações.

Seu construtor de landing page deve ajudá-lo com isso, permitindo que você:

  • Escolha um URL: Você precisará conectar sua página de destino ao seu domínio principal e criar um URL personalizado. Este será o endereço que as pessoas visitam quando clicam no anúncio da sua página.
  • Adicione scripts personalizados: Adicionar rastreamento para ferramentas de análise como o Google Analytics é importante porque ajuda você a ver quem está visitando sua página de destino, quais ações estão realizando e muito mais. As informações coletadas orientarão os designs de páginas futuras.
  • Integre ferramentas cruciais: Você precisará conectar sua página de destino às outras ferramentas que usará para nutrir e converter leads. Por exemplo, você pode precisar que seu sistema passe automaticamente leads para seu CRM e ferramentas de marketing por e-mail.

Etapa 9: visualizar, editar e publicar

Depois de conectar tudo, certifique-se de que sua página de destino funcione exatamente como deveria. Embora seja tentador apertar o botão “publicar” imediatamente, tomar algumas precauções extras pode economizar muito tempo e dinheiro a longo prazo.

Aqui estão algumas das coisas que você pode querer analisar com seus colegas antes de mergulhar com sua nova página:

  • A cópia: Faça uma verificação rápida para garantir que não haja problemas gramaticais, erros de ortografia ou outros problemas com sua cópia. Qualquer erro que você cometer pode prejudicar sua credibilidade.
  • O SEO: Você pode decidir se deseja ou não que sua página fique visível para os mecanismos de pesquisa antes de publicá-la. Algumas páginas de destino não precisam ser otimizadas para mecanismos de pesquisa.
  • A funcionalidade: Certifique-se de que seu usuário possa fazer o que deve fazer em sua página. Isso pode significar garantir que os formulários funcionem e salvem as informações como deveriam. Você também pode experimentar suas ferramentas de checkout, se necessário.

Pode ser útil pedir a outra pessoa para percorrer sua página de destino se você não tiver certeza de que tudo está funcionando corretamente.

Etapa 10: comece a dirigir o tráfego

Com sua landing page pronta, publicada e hospedada na web, o próximo passo é simplesmente fazer com que as pessoas a visitem. Existem várias maneiras de incentivar as pessoas a acessar sua página de destino, incluindo:

  • E-mail marketing: Transforme seus assinantes de e-mail em clientes completos enviando promoções com links para sua página de destino. Você pode até criar diferentes variantes de suas landing pages para diferentes segmentos do seu público-alvo.
  • Mídia social: Os anúncios de mídia social são uma maneira fantástica de gerar tráfego para suas novas páginas de destino. A maioria das ferramentas, como Instagram e Facebook, permitirá que você aproveite recursos de segmentação poderosos para se concentrar especificamente no público-alvo melhor para suas necessidades.
  • Anúncios pagos por clique: Os anúncios PPC oferecidos por mecanismos de pesquisa como o Google são excelentes para levá-lo ao topo dos resultados de pesquisa para termos de pesquisa e palavras-chave específicos.

Você terá muito mais facilidade em direcionar tráfego para suas páginas de destino se dedicar um tempo extra para entender seu público e criar personas de usuário antes de começar a anunciar. Um bom conhecimento do seu público-alvo ajuda você a determinar onde você provavelmente obterá mais atenção.

Etapa 11: testar e otimizar

Por fim, é hora de garantir que você esteja realmente aproveitando ao máximo sua página de destino. Duplique a página que você criou usando as ferramentas que você incorporou ao seu construtor de página de destino e crie diferentes variantes testando coisas como texto do corpo, títulos, cores e conteúdo de CTA.

Testar diferentes elementos, como imagens e ofertas, pode fornecer informações valiosas sobre quais tipos de fatores realmente influenciam seu público a tomar decisões de compra ou conversão.

Algumas ferramentas de página de destino permitem até criar páginas dinâmicas que mudam de acordo com os interesses ou comportamentos da pessoa que visita seu conteúdo.

Como criar uma página de destino: perguntas frequentes (FAQs)

P: Preciso de um domínio para uma landing page?

Não, você não precisa de um domínio para uma landing page. Você pode usar uma página de destino sem um domínio, mas há alguns benefícios em usar uma página de destino com um domínio. Por exemplo, ter uma página de destino com um domínio pode ajudá-lo a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa e também pode tornar sua página de destino mais profissional.

P: Uma página de destino pode substituir um site?

As páginas de destino são projetadas para gerar conversões, portanto, geralmente têm uma finalidade diferente dos sites. No entanto, em alguns casos, uma página de destino pode substituir um site. Por exemplo, se você for um varejista on-line e estiver promovendo uma promoção para um novo produto, poderá criar uma página de destino para esse produto em vez de usar seu site.

P: As páginas de destino são classificadas no Google?

As páginas de destino podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google se forem otimizadas corretamente. Para otimizar uma página de destino para o Google, você precisa se certificar de que a página de destino seja relevante para as palavras-chave que você está segmentando e também de que a página de destino esteja vinculada a outros sites.

P: Como direciono tráfego para minha página de destino?

Existem algumas maneiras diferentes de direcionar o tráfego para sua página de destino. Você pode usar publicidade paga, mídia social ou e-mail marketing. Você também pode tentar otimizar sua página de destino para os mecanismos de pesquisa.

P: Qual é o melhor construtor de página de destino?

Existem muitos construtores de páginas de destino diferentes por aí, e isso realmente depende das suas necessidades. Se você não possui nenhuma habilidade técnica, talvez queira procurar um construtor de página de destino que seja fácil de usar e não exija codificação. Alguns construtores de páginas de destino populares incluem LeadPagesUnbounceInstapage.

Comece a construir!

Aí está, tudo o que você precisa saber sobre como construir sua própria landing page do início ao fim. Tenha em mente que as landing pages são muito mais fáceis de construir hoje, graças à grande variedade de ferramentas que temos disponíveis no mundo digital. No entanto, ainda demora um pouco para descobrir que tipo de página de destino gerará mais conversões.

Não se apresse e experimente o máximo que puder, coletando informações de suas análises ao longo do tempo. Quanto mais você praticar, melhores serão suas landing pages.

Rebekah Carter é uma criadora de conteúdo experiente, repórter de notícias e blogueira especializada em marketing, desenvolvimento de negócios e tecnologia. Sua experiência cobre tudo, desde inteligência artificial a software de email marketing e dispositivos de realidade estendida. Quando não está escrevendo, Rebekah passa a maior parte do tempo lendo, explorando a natureza e jogando.
Assine e receba ofertas de software diretamente em sua caixa de entrada.
Cadastra-se Mais de 5,300 outros empreendedores mantendo-se atualizado sobre todas as ofertas mais recentes.
Zero spam. Cancele a inscrição a qualquer momento.