Como torne o seu conteúdo viral?
O marketing de conteúdo tem sido uma palavra da moda barulhenta por um tempo. Cada criador de conteúdo está em busca da maioria dos compartilhamentos sociais na esperança de se tornar extremamente popular da noite para o dia.
Com quase 90% das startups usam marketing de conteúdo técnicas para promover seus produtos e serviços na internet, não é segredo que a concorrência aqui é bastante acirrada.
No momento em que seu conteúdo se torna viral, ele imediatamente começa a viver sua própria vida e apresenta sua marca a um público totalmente novo que seria inacessível através dos canais tradicionais.
Pode ser um vídeo do Youtube, postagem de blog, tweet ou quase qualquer outro conteúdo que seja visualizado, compartilhado, e falou sobre.
Nesse ponto, você pode pensar que tornar seu conteúdo viral é tão provável quanto ganhar a sorte grande, mas a realidade é muito diferente. Se você está procurando gere buzz para o seu negócio ou apenas quiser saber uma ou duas coisas sobre marketing de conteúdo viral, continue lendo.
Reunimos um guia definitivo que irá ajudá-lo projetar seu conteúdo viral e torná-lo irresistível para seu público.
É hora de ir viral!
Sem dúvida, os mecanismos de pesquisa fornecem o tráfego mais sustentável e de longo prazo para os sites. Portanto, para tornar seu marketing de conteúdo viral, identifique palavras-chave potencialmente virais e de baixa concorrência e, em seguida, otimize seu conteúdo por essas palavras.
Quer uma maneira de simplificar esse processo? SEMrushFerramenta de palavra-chave de é a solução perfeita. Esta ferramenta:
As manchetes mudam a maneira como os leitores visualizam seu conteúdo. Você ficará surpreso com o quão simples é tornar seu conteúdo viral usando manchetes matadoras.
As primeiras impressões realmente importam. Portanto, um título atraente é essencial ao criar conteúdo viral.
De acordo com as CopyBlogger, cerca de 80% dos visitantes lerão o título do seu conteúdo, enquanto apenas 20% lerão o restante do artigo.
Lenka Istvanova, da Koozai Marketing, criou uma fórmula de título definitiva com base em a análise dela das manchetes mais clicadas. A fórmula é assim:
Vejamos alguns outros ótimos exemplos de títulos:
Como você pode ver acima, há uma série de fórmulas comprovadas para criar títulos atraentes com muito mais variações por aí. Se você estiver interessado em aprender mais sobre como criar o título perfeito, confira o Crazy Egg's lista definitiva das melhores manchetes.
✓ Reserve um tempo para criar um bom título
✓ Use técnicas e fórmulas comprovadas
✓ Não se esqueça de incluir palavras-chave no título para melhorar seu SEO
Os comentários são uma ótima prova social, mas não se tornam tão virais. As pessoas não estão comentando tanto em blogs porque precisam voltar sempre ao blog. As pessoas comentam porque querem ser ouvidas.
Vamos levar Facebook como um exemplo. Se alguém deixou um comentário na sua página de fãs ou, melhor ainda, marcou um amigo no seu post, há uma boa chance de que suas conexões no Facebook percebam isso e se envolvam em uma discussão.
Essa conversa não está apenas acontecendo em seu site, mas também em todos os feeds de outras pessoas.
Veja onde estamos indo com isso?
Comentar hoje em dia não é apenas bom ter, mas uma obrigação para mantê-lo conectado com os leitores e adicionar aquele suco extra ao potencial de vitalidade do seu conteúdo.
Na verdade, Pat Flynn de A renda passiva inteligente insiste que se um blog não acomoda nenhum comentário, então não é bom o suficiente.
Além disso, quando se trata de conteúdo informativo, você pode usar comentários para melhorar a qualidade de seu conteúdo existente ou futuro, com base nos pontos fracos e nas sugestões de seus leitores.
Se o conteúdo soar coloquial, emocionalmente atraente e, acima de tudo, informativo, você deve esperar que ele seja inundado de comentários e, subsequentemente, atraia mais compartilhamentos sociais.
✓ Use uma grande seção de comentários como uma quantidade impressionante de prova social
✓ Melhore a qualidade do seu conteúdo com feedback gerado pelo usuário
✓ Responda aos comentários de seus leitores, para manter e fortalecer o relacionamento
Há algo nas listas que nos faz amá-las tanto. Se você está curioso para saber mais sobre essa relação peculiar, dê uma olhada New York Times mergulho profundo em por que nossos cérebros gostam de listas.
Enquanto isso, vamos dar uma olhada Buzzfeed, o mestre do conteúdo viral e a lista de postagens.
Podemos ver pelo conteúdo mais compartilhado acima que literalmente cada postagem é uma lista de algum tipo.
Por que esse formato de postagem em particular funciona tão bem?
As listas fazem o compartilhador parecer mais inteligente, são contáveis e geralmente ajudam a resolver alguns problemas. Não é à toa que a equipe do BuzzFeed é uma grande fã.
✓ Trabalhe no título. O BuzzFeed cria 50 títulos em potencial para cada artigo
✓ Compartilhe conteúdo útil em formato de lista (ideias de presentes ou destinos de férias funcionam muito bem)
✓ As imagens ainda funcionam – incorpore imagens relevantes em suas listas
Para desencadear uma forma excepcional de engajamento em seu blog ou postagens de mídia social, precisaríamos usar recursos visuais e infográficos sofisticados em nosso conteúdo.
Sobre 55% dos profissionais de marketing usam conteúdo visual para chamar a atenção do mercado-alvo.
O conteúdo visual cria uma sensação estética para seus leitores, em comparação com grandes blocos de texto.
Marketing de conteúdo fazer páginas de destino usando imagens de alta resolução para expressar emoções com as quais os leitores podem se conectar.
Imagens, vídeos e infográficos detalhados são algumas das partes que você pode usar para tornar seu conteúdo mais visual.
Depois de alguns trechos de texto, você deve quebrar a estrutura do seu conteúdo usando imagens e infográficos animados para envolver o leitor.
Embora a ideia de aumentar o nível do jogo visual possa exigir um maior comprometimento de tempo de sua parte, é, por outro lado, uma tática comprovada usada pelos profissionais de marketing para tornar o conteúdo viral.
Se você está procurando um lugar para começar, dê uma olhada Guia do Visme sobre como fazer um infográfico.
✓ Sempre inclua conteúdo visual nas postagens do seu blog
✓ Infográficos são ímãs de compartilhamento social
✓ Certifique-se de que as imagens incluídas sejam relevantes e agreguem valor ao restante do seu conteúdo
O potencial viral geral pode ficar aquém dos objetivos se o seu conteúdo não tiver botões de compartilhamento social facilmente acessíveis.
Com o compartilhamento social, seus leitores podem passar seu conteúdo aos amigos e a um público mais amplo por meio de vários canais sociais.
Ao contrário da publicidade paga, o compartilhamento social é orgânico e pode ajudá-lo a criar uma prova social para seu site.
Por meio do compartilhamento repetitivo, você pode aprimorar suas técnicas de marketing viral e construir um grande conhecimento da marca para o seu negócio.
Para se destacar nessa estratégia, você precisa tornar seu conteúdo fácil de compartilhar. Simplificando, ele deve estar com o clique de um botão. No Lucro da tecnologia, somos usuários felizes de Snap social, mas as alternativas são abundantes.
No entanto, lembre-se de que colocar botões de compartilhamento social em seu conteúdo não é suficiente para incite o compartilhamento social. O conteúdo que desencadeia um loop viral precisa ter frases de chamariz claras que incentivem os usuários a compartilhar o seu conteúdo, enviá-lo a um amigo ou comentar em uma página.
✓ Use botões de compartilhamento social para aumentar o alcance orgânico
✓ Coloque botões de compartilhamento estrategicamente em seu site
✓ Tenha um call to action claro, incentivando os usuários a compartilhar seu conteúdo
O conteúdo curto e direcionado tem maior potencial de se tornar viral do que os artigos de formato longo.
A grande maioria do conteúdo viral é curta. Vídeos em plataformas como TikTok ou Facebook tendem a variar em torno 30 segundos a um minuto. Qualquer coisa mais e o visualizador pode perder o controle.
O mesmo vale para blogs. A menos que você esteja tentando criar um guia completo repleto de infográficos, é essencial manter o formato do texto breve e organizado. Os humanos têm períodos de atenção limitados; portanto, torne seu conteúdo "digitalizável" com subtítulos, marcadores e imagens.
O texto de formato longo, em comparação, tem a vantagem competitiva de ser mais contextual e informativo para os leitores. No entanto, não é a maneira mais fácil de criar conteúdo viral. \
✓ Mantenha seu conteúdo breve e direto ao ponto
✓ O conteúdo informativo pode ser mais longo, mas seu potencial viral é limitado
Você sabia que quando um determinado conteúdo faz um leitor ou espectador se sentir de uma certa maneira, é mais provável que eles o compartilhem nas redes sociais?
É natural que os humanos sejam emocionais. Um estudo realizado em mais de 500,000 Os usuários do Facebook demonstraram que o conteúdo positivo provavelmente receberá mais compartilhamentos nas redes sociais do que as notícias negativas.
Um viral campanha de marketing deve ser capaz de tocar nas emoções do público-alvo, sendo as positivas, como alegria e admiração, as mais desejáveis.
No longo prazo, seu objetivo principal, independentemente da estratégia usada, deve ser desenvolver uma conexão profunda com seu público-alvo.
Dependendo do seu público, construir uma conexão emocional pode assumir diferentes dimensões.
Dê uma olhada neste vídeo e aprenda alguns conceitos básicos usados pela Edeka, uma rede varejista alemã, para promover sua marca usando emoções.
Literalmente, o vídeo é curto, evoca emoções, cria consciência de marca e na verdade se tornou viral, atraindo mais de 66 milhões de visualizações, como seria de esperar.
O problema com os comerciais de TV é que eles não foram projetados principalmente para fornecer uma visão geral e a descrição de um produto ou serviço.
Em vez disso, a intenção real é estimular a inteligência emocional dos espectadores para que possam realizar uma ação desejada, como fazer uma compra quando chegar a hora.
✓ Procure evocar emoções com seu conteúdo online
✓ Concentre-se em emoções positivas, como alegria e admiração
✓ Use as emoções para construir uma forte conexão com seu público
Se você postar cegamente seu conteúdo, sem um público claramente definido, o objetivo de se tornar viral pode facilmente ser jogado sob o ônibus.
Esta parte exige que você seja um pouco mais técnico. Você precisa conhecer a si mesmo, o leitor ou o cliente, antecipadamente, identificar seus pontos problemáticos e adaptar sua oferta de acordo.
Lembre-se de que você só pode fornecer valor se souber o que realmente importa para o seu público.
Existem muitas maneiras de conhecer seu público, incluindo, mas não se limitando a:
Quando você determina os interesses do público corretamente, seu conteúdo viral prosperará.
Basta olhar para este vídeo para obter a dica.
O Dollar Shave Club Ad dá ao público uma sensação sensacional de porque sua lâmina é a única ferramenta de que você precisa para aparar sua barba.
Você provavelmente percebeu que o anúncio tem um público-alvo claramente definido e aborda habilmente todas as deficiências dos produtos concorrentes. Ao mesmo tempo, o vídeo tem menos de dois minutos de duração, mas o discurso de vendas é alto e envolvente.
Em 2016, o The Dollar Shave Club alcançou o status de unicórnio e foi vendido para a Unilever por US$ 1 bilhão. Muito de seu sucesso inicial pode ser atribuído ao vídeo hiperviral acima, que custa apenas $ 4,500, levou um único dia para filmar e foi estrelado pelo próprio CEO da startup.
Com esta pepita de o mercado de vídeo gold, eles pegaram um tópico chato e o tornaram divertido e vale a pena compartilhar com um amigo.
✓ Conheça seu público
✓ Descubra como você pode agregar valor criando melhor conteúdo ou produto
✓ Crie um discurso de vendas divertido abordando todos os pontos problemáticos identificados
Às vezes, listas ou artigos de instruções não são mais suficientes para torná-lo grande. Hoje em dia, uma das maneiras mais seguras de criar conteúdo irresistivelmente digno de compartilhar e se destacar da multidão é fornecer ao seu público uma experiência interativa e personalizada.
Naturalmente, esse tipo de conteúdo exigirá mais tempo e recursos para ser produzido, mas, especialmente, o público jovem e milenar apreciará o esforço e o recompensará generosamente se for bem feito.
Vamos pegar a campanha 'Wrapped' do Spotify como exemplo. O marketing do Spotify realmente começou a brilhar quando começou a incorporar dados coletivos dos usuários em seus anúncios. Recentemente, o serviço de streaming de música construiu toda a sua campanha de fim de ano em torno de gostos musicais individuais, músicas favoritas e artistas.
E adivinha?
A campanha se tornou supernova-viral com mais de 60 milhões de usuários compartilhando e comparando seus resultados com seus amigos. Também foi um grande sucesso nas redes sociais, com mais de 1.2 milhão de menções no Twitter.
Você sabe que isso é verdade porque provavelmente também viu fotos como a que está abaixo em seu feed.
No entanto, você pode dizer que, para conseguir isso, você precisa de um orçamento infinito ou de um exército de engenheiros à sua disposição.
Bem, não necessariamente.
Experimente introduzir questionários em seus esforços de marketing. Você pode usar um construtor de quiz ferramenta para criar questionários interativos que cativam e encantam seu público. Os questionários interativos são outro sucesso garantido nas redes sociais. Na verdade, como aponta AdWeek, questionários são o conteúdo mais compartilhado online.
Ficando à frente da curva usando anúncio pago provou ser um empreendimento muito caro.
Isso é muito conteúdo gerado pelo usuário que entra. O UGC é significativo, especialmente se você deseja criar confiança com seu público-alvo no setor B2C.
Na verdade, sobre 88% dos consumidores confiam nas avaliações online feitas por outros usuários.
Mas onde está o problema? Não há nenhum.
Com esse tipo de prova social, você pode endossar seus produtos ou serviços em níveis internacionais.
Para que essa estratégia funcione, no entanto, primeiro precisamos identificar nosso público, ao lado de suas redes sociais preferidas.
E é exatamente assim Daniel Wellington surgiu seu imenso sucesso no Instagram.
O relojoeiro sueco, Daniel Wellington, pode creditar muito de seu considerável sucesso a uma série de campanhas de marketing do Instagram que alavancam fortemente o conteúdo gerado pelo usuário.
Daniel Wellington trabalhou em estreita colaboração com influenciadores no Instagram para criar uma afinidade de marca com o público-alvo. Seu objetivo era criar UGC que enquadrasse uma história de marca cativante e promissora para o mercado-alvo mais amplo.
A marca conseguiu otimizar a pontuação do reconhecimento da marca, fazer o melhor uso das campanhas de hashtag da marca e impulsionar as vendas usando códigos promocionais.
O conteúdo viral, em 2025, pode parecer difícil de ser executado sem influenciadores.
O marketing de influenciadores é uma parte importante do marketing de mídia social que permite conduzir uma conversa autêntica sobre sua oferta de produtos, aumentar drasticamente o engajamento e chamar a atenção para sua marca sem falar diretamente com seu público-alvo.
Dito isso, o marketing de influenciador só é eficaz se você encontrar os verdadeiros especialistas em seu nicho.
Idealmente, você pode otimizar ainda mais a viralidade de seu conteúdo por meio de publicidade paga.
Publicidade paga é ótimo se você quer vender algo. Mas também é ótimo se você deseja tornar um conteúdo viral e gerar atenção dessa forma.
A melhor coisa sobre métodos de publicidade paga, como pay-per-click (PPC), anúncios de mídia social, retargeting de anúncios e anúncios em banner é o fato de que eles são instantâneos, permitindo que você crie um buzz inicial e impulso em torno de seu conteúdo viral .
Antes de pular direto para os anúncios pagos, para evitar decepções e baixas taxas de engajamento, verifique se você criou conteúdo de alta qualidade e otimizou todos os outros aspectos possíveis.
Como uma startup, você precisa de um plano para ajudá-lo a expandir seus negócios para o próximo nível.
Growth hacks requerem inovação, habilidade e estratégia. Em outras palavras, você precisa ir além dos ruídos e usar seu conteúdo para construir um plano de jogo de aquisição e retenção de clientes/leitores.
Muitas empresas têm usado o growth hacking para atingir seus objetivos de marketing viral. Dropbox ganhou fama usando um simples hack de referência sem gastar uma fortuna em publicidade.
Se você não souber por onde começar, pode pedir emprestadas algumas notas desta empresa HISTÓRIA DE SUCESSO.
Como profissional de marketing de conteúdo, para garantir o sucesso a longo prazo, você precisa se concentrar na criação de uma lista de e-mails, parcerias de marca e na criação de um programa de referência robusto.
O tráfego que você está procurando adquirir, mais ou menos, depende da fórmula de tempo social.
Então, quando é o momento certo para publicar sua postagem no blog ou compartilhar um meme nas redes sociais?
É bastante óbvio que o melhor momento para compartilhar seu conteúdo é quando é altamente provável que seu público veja e interaja com ele.
Durante os horários de alta atividade, geralmente há mais tráfego, mas se o seu conteúdo não for bom o suficiente, ele pode facilmente passar despercebido.
Para postagens de mídia social, você provavelmente precisa de um calendário que esteja alinhado com as preferências de algoritmo para várias plataformas sociais.
Cada tipo de compromisso tem seus melhores e piores dias. Portanto, você precisa ser um pouco mais analítico para descobrir o que funciona melhor para seus objetivos de marketing de conteúdo.
O marketing digital está cada vez mais competitivo e complexo.
Existem literalmente milhares de criadores de conteúdo esperando se tornar virais e monetizar rapidamente a produção de seu trabalho.
Isso é muito fácil se você for capaz de manobrar seu conteúdo conquistando plataformas de mídia social.
Embora possa parecer assustador, você deve saber que, quando a competição é acirrada, a recompensa geralmente também é alta. Tornar-se viral apenas uma vez pode abrir caminho para o sucesso a longo prazo em seu nicho.
Então, só para recapitular, para aumentar suas chances de se tornar viral, você precisa conhecer seu público, criar textos e manchetes atraentes e pensar fora da caixa em termos de envolver seu público no processo promocional.
Se você tem algum dinheiro adicional, pode pagar por anúncios em mídias sociais ou optar por trabalhar com influenciadores em seu nicho para dar um impulso inicial à sua campanha viral.
Além disso, não se esqueça de mantê-lo curto e visual.
Essas 15 dicas devem levar seu conteúdo na direção certa para o sucesso viral.
Há algum outro truque de conteúdo viral que esquecemos? Sinta-se à vontade para deixá-los nos comentários abaixo.