O mercado de comércio eletrônico é enorme.
No início de 2021, as vendas de comércio eletrônico atingiram US $ 4.891 bilhões. Em 2024, os especialistas dizem que saltaremos para cerca de US $ 6.388 bilhões por ano.
A demanda por oportunidades de compra flexíveis, simples e convenientes vem crescendo há anos. Desde a chegada das primeiras lojas online, as empresas começaram rapidamente a fechar lojas físicas em favor de entidades online mais econômicas.
Quando a pandemia de 2020 atingiu e as lojas foram forçadas a fechar, as compras online tornaram-se o novo normal. De acordo com as estatísticas mais recentes, a participação global do comércio eletrônico no varejo aumentou de 14% em 2019 para 17% em 2020.
Hoje, examinaremos algumas das maiores estatísticas de comércio eletrônico que você precisa conhecer este ano. Se você está planejando escolher rapidamente a melhor plataforma de e-commerce e abrir sua própria loja online, ou você está apenas procurando informações sobre o que você pode esperar no setor, este guia ajudará.
(Nasdaq)
Mesmo antes da pandemia, a Nasdaq publicou um relatório em 2017 sugerindo que a maioria das compras acontecerá no ambiente de comércio eletrônico até 2040. Nos próximos 30 anos, cerca de 95% de todas as compras serão feitas online, de acordo com a Nasdaq.
(Shopify)
De acordo com estudos da Shopify, cerca de 57% dos compradores online compraram algo de um varejista global ou estrangeiro. O método de pagamento preferido para esses compradores varia em todo o mundo. No entanto, os cartões de crédito são geralmente a escolha mais comum em todo o mundo, suportando cerca de 53% das transações. Os sistemas de pagamento digital permitem 43% das vendas e os cartões de débito são usados em cerca de 38% das vendas. Os sistemas de pagamento digital são a opção mais popular na China e na Europa Ocidental.
(Estado)
Em 2021, o número de compradores digitais ativos no mundo era de cerca de 2.14 bilhões. Para colocar isso em perspectiva, é mais de um quarto (27.6%) da população global de 7.74 bilhões. O número de compradores online cresceu drasticamente nos últimos anos. Havia 900 milhões de compradores a mais em 2021 do que em 2020, por exemplo.
(Formulários WP)
De acordo com o WP Forms, existem cerca de 12-24 milhões de sites de comércio eletrônico ativos em todo o mundo. No entanto, menos de um milhão desses sites geram mais de US $ 1,000 em receita a cada ano. Apesar da saturação do mercado, ainda há muito espaço para novos concorrentes surgirem e tirarem proveito do mercado de comércio eletrônico.
(Comércio Digital)
Cerca de 28% dos clientes afirmam evitar fazer uma compra por falta de opção de frete grátis. Outros 23% dizem que esse problema os impede de converter cerca da metade das vezes, e outros 23% dizem que é um problema “de vez em quando”. Além de questões de frete grátis, motivos comuns para decidir contra uma compra incluem preocupação de que o item não chegaria a tempo (44%) e não ter uma data de entrega clara (20%).
(BusinessWire)
A BusinessWire descobriu que cerca de 43% dos americanos compram produtos quando estão na cama, enquanto cerca de 25% compram online enquanto visitam uma loja de varejo. Outros 23% dos clientes afirmam que costumam fazer compras no escritório e 20% procuram lojas digitais quando estão no banheiro.
(Estatista)
A Amazon é o destino número um para comprar produtos online entre os millennials. Um em cada cinco millennials diz que vai primeiro para a Amazon quando procura um produto online. Cerca de 59% também afirmam que sempre ou frequentemente começam suas compras com uma viagem à Amazônia. Statista concorda com o poder da Amazon, nomeando-a o varejista online líder em número de visitas.
No entanto, cerca de 87% dos millennials também dizem que é muito provável que consultem vários sites ou aplicativos antes de comprar.
(Pymnts. com)
Mesmo ao fazer compras no mundo físico, os consumidores ainda procuram um negócio melhor online. De acordo com o estudo Remote Payments da Pyments.com, cerca de 46.4% dos clientes usam o telefone para pesquisar descontos online ou fazer um negócio melhor. Cerca de 48.1% dos clientes afirmam que procuram descontos sempre que estão em uma loja, 35.5% afirmam que procuram informações sobre produtos e 39.8% relatam comparar preços "algumas vezes".
(Convocação)
A pesquisa é crucial para as vendas de comércio eletrônico, com cerca de 81% dos clientes pesquisando informações sobre um produto antes de fazer uma compra. A falta de informações ou avaliações é particularmente problemática para os Millennials. De acordo com a Inviqa.com, cerca de 40% dos clientes afirmam que a falta de avaliações ou informações é o maior desafio que enfrentam quando fazem compras online. 93% dos millennials também afirmam que provavelmente lerão as avaliações antes de fazer uma compra.
(HubSpot)
Cerca de 81% dos clientes afirmam que confiam nos conselhos de amigos e familiares quando fazem compras online em vez dos conselhos de uma empresa. Cerca de 55% dizem que não confiam nas empresas tanto quanto antes e 65% não confiam em comunicados à imprensa das empresas. 71% dos consumidores não respondem aos anúncios patrocinados nas redes sociais e 69% não confiam nos anúncios.
(Shopify)
De acordo com as percepções da Shopify sobre compras globais, cerca de 65% dos clientes preferirão conteúdo em seu próprio idioma, mesmo que não esteja traduzido perfeitamente. Cerca de 40% dos clientes se recusam totalmente a comprar em uma loja se o conteúdo estiver em outro idioma. Cerca de 66% dos clientes usam tradução online para ajudá-los a entender uma loja.
(Oberlo)
O número de pessoas acessando oportunidades de compras móveis está crescendo. Três em cada quatro clientes afirmam que compram online a partir de seus smartphones para economizar tempo. Oberlo estima que o comércio móvel terá um valor de US $ 3.56 trilhões em 2021, enquanto a Insider Intelligence acredita que o volume do comércio móvel representará 44% das transações de comércio eletrônico em 2024.
(BigCommerce)
De acordo com um estudo sobre os dados coletivos de mais de 20,000 sites de comércio eletrônico, a presença na mídia social aumenta as vendas. Em média, as lojas com pelo menos uma conta social terão, em média, até 32% mais vendas do que sites sem mídia social. O canal intermediário do Facebook de uma empresa de comércio eletrônico também cresce em média cerca de 8% ao mês.
(Shopify)
Incentivar os clientes a visitar sua loja nas redes sociais pode fazer uma grande diferença nas vendas. O valor médio do pedido para clientes indicados pelo Instagram é de US $ 65, em comparação com US $ 55 para o Facebook, US $ 46 para o Twitter e US $ 38 para o YouTube.
(Oracle)
78% das marcas já implementaram ou planejam implementar realidade virtual ou inteligência artificial em suas lojas de comércio eletrônico. De acordo com profissionais de vendas e marketing, cerca de 80% das empresas já estão pensando em usar ou usar chatbots em seus planos de CX.
(BigCommerce)
Oportunidades estão surgindo em ambientes virtuais e de realidade aumentada. As pesquisas mostram que cerca de 35% das pessoas comprariam online com mais frequência se pudessem experimentar os produtos virtualmente antes de comprá-los. Outros 22% das pessoas dizem que seriam mais propensos a visitar uma loja de AR disponível. A realidade estendida pode combinar compras online e offline.
(BCG)
De acordo com estudos do BCG, o conteúdo altamente personalizado torna os clientes 110% mais propensos a adicionar itens à sua cesta. A personalização pode aumentar a receita geral em 25% e melhorar as chances do cliente de gastar mais do que o planejado originalmente em 40%.
(Deloitte)
Estudos da Deloitte observam que há várias razões pelas quais COVID-19 acelerou o aumento das compras online. O motivo mais significativo para os clientes continuarem a fazer compras online é evitar a propagação de germes. Em 2020, as vendas de alimentos e bebidas cresceram 18.8% online, e o download de aplicativos de compras online acelerou.
(Investcro)
Em média, a taxa de conversão das lojas online gira em torno de 2.58% globalmente. A conversão média do comércio eletrônico nos EUA, por outro lado, está em torno de 2.56%.
(Microsoft)
A experiência do cliente é um dos elementos mais importantes para garantir as vendas online. Cerca de 58% dos clientes afirmam que param de interagir com uma empresa devido ao mau atendimento ao cliente. Pesquisas da Microsoft indicam que alguns países são mais motivados pela experiência do que outros. Cerca de 63% dos clientes nos Estados Unidos deixarão de comprar de uma empresa devido ao mau CX.
(Oberlo)
Convencer os clientes a finalizar uma compra é um dos maiores desafios enfrentados pelas marcas de comércio eletrônico. Cerca de 69.57% dos carrinhos de compras acabam abandonados, segundo Oberlo. Isso sugere que as empresas podem precisar de mais estratégias de remarketing e segmentação de clientes que deixaram seus carrinhos de compras para trás.
(Instituto Baymard e NRF)
Se você exigir que os clientes façam uma conta antes de comprar o item pretendido, a chance de abandonar o carrinho aumenta em cerca de 23%. Um estudo separado da NRF confirma esses números, sugerindo que cerca de 48% dos varejistas consideram o checkout como um dos fatores mais críticos para aumentar as vendas e as conversões. O único fator capaz de aumentar mais as conversões foi o frete grátis (69.4%).
(Instituto Baymard)
Existem vários fatores que podem influenciar suas taxas de conversão para uma loja de comércio eletrônico. Cerca de 18% dos compradores online nos EUA abandonaram uma compra porque o processo de finalização da compra era muito complicado ou longo. Baymard sugere que a maioria dos checkouts pode reduzir o número de elementos de formulário em suas páginas de checkout em 20-60% e recuperar cerca de US $ 260 bilhões em vendas perdidas.
(eFulfillmentservice. com)
Frete grátis é uma das melhores maneiras de aumentar as conversões em um site de comércio eletrônico - mas não é a única opção. Cerca de 58% dos clientes em um Serviço de Cumprimento disseram que queriam frete grátis ou com desconto ao fazer compras online. No entanto, 28% também afirmaram que desejam diversas opções de envio, como pagar mais por uma entrega mais rápida.
O transporte conveniente é particularmente importante para a geração do milênio, de acordo com um Estudo Inviqa. 27% dos millennials dizem que a coisa mais importante que uma empresa pode fazer para tornar as compras mais convenientes é oferecer várias opções de entrega.
A popularidade e o potencial do comércio eletrônico vêm crescendo há algum tempo. Desde a pandemia de 2020, a demanda por oportunidades de compras online é maior do que nunca. Alguns estudos chegam a sugerir que a transformação digital em todos os setores acelerou em cerca de 7 anos desde 2020.
Fique à frente das principais estatísticas de comércio eletrônico e você estará mais bem preparado para oferecer o tipo de experiência que seus clientes mais desejam.