O melhor software de gerenciamento de projetos acelera o desempenho dos funcionários, melhora a produtividade, e ainda simplifica a organização de tarefas e projetos para que você possa cumprir prazos cruciais. Algumas soluções de gerenciamento de projetos apresentam coisas como controle de tempo e calendários de equipe, enquanto outras incluem quadros de arrastar e soltar onde você pode gerenciar sua equipe.
Imagine ser capaz de ver exatamente o que sua equipe precisa fazer a cada semana, perfeitamente organizado em uma plataforma digital conveniente (em vez de uma planilha complexa). É disso que trata o software de gerenciamento de projetos.
Hoje, vamos apresentar algumas das melhores ferramentas de gerenciamento de projetos, para ajudar a fazer com que toda a sua empresa funcione sem problemas.
Como mencionado acima, software de gerenciamento de projetos é um termo abrangente, usado para se referir a todos os tipos de ferramentas adequadas para empresas que precisam de ajuda para aproveitar ao máximo sua equipe. O melhor software de gerenciamento de projetos para sua empresa dependerá do que você deseja realizar.
Ao escolher uma solução de gerenciamento de projetos, pergunte-se que tipo de recursos são mais essenciais em sua empresa. Se você deseja exclusivamente algo para ajudá-lo a rastrear projetos de funcionários, não precisará de recursos de faturamento e orçamento. Se você está procurando uma ferramenta de gerenciamento de projeto de manufatura abrangente, pode precisar de componentes extras, como controle de estoque.
Alguns dos recursos mais comuns a serem procurados em software de gerenciamento de projetos incluem:
Descobrir com antecedência quais recursos você precisa de sua ferramenta de gerenciamento de projeto garantirá que você não está pagando mais do que as probabilidades de serviços que não terão um impacto positivo em seus negócios. Com isso em mente, vamos dar uma olhada em algumas das melhores ferramentas de gerenciamento de projetos.
Monday.com é uma excelente ferramenta de gerenciamento de projetos se você deseja equilibrar todo o trabalho de sua equipe em um ambiente conveniente. Há uma enorme lista de recursos para explorar, incluindo ferramentas para rastrear campanhas de design, marketing, TI, vendas e CRM. Você pode integrar outras ferramentas que usa diariamente e acessar um ambiente de back-end conveniente.
Mesmo se você for novo no gerenciamento de projetos, o sistema de painel e gerenciamento de tarefas proprietário do Monday é extremamente fácil de seguir, com acesso a tudo, desde gerenciamento de recursos, controle de tempo e orçamento no mesmo lugar.
É a apresentação impressionante do ambiente de gerenciamento de tarefas que torna Monday.com Extra especial. Existe até uma versão gratuita útil para iniciantes, mas é adequada apenas para duas pessoas usarem a qualquer momento - tornando-a um pouco limitada para equipes.
Seu preço inicial está diretamente relacionado ao número de licenças de que você precisa para sua equipe. Os preços podem começar em torno de US $ 8 por mês, dependendo de quantas pessoas você deseja adicionar à sua equipe.
ou confira o nosso Clique para cima vs. Monday.com comparação.
Trabalho em equipe é uma ferramenta altamente cotada para gerenciamento de projetos com mais de 20,000 clientes em todo o mundo. O software de gerenciamento de projetos ajuda as empresas a gerenciar projetos complicados de uma variedade de ambientes com facilidade, com uma plataforma totalmente escalável.
O ambiente de trabalho em equipe é fácil de usar, com uma interface limpa e simples onde os usuários podem criar projetos e tarefas, fazer upload de arquivos, adicionar comentários e muito mais. Há até um conjunto de recursos avançados de relatórios e painéis para que você possa ver quais de seus funcionários estão tendo o desempenho esperado e quais você precisa responsabilizar.
Com um plano gratuito para sempre para você começar, é fácil entrar de cabeça no trabalho em equipe. Você ainda terá gerenciamento de projetos e ferramentas de gerenciamento de tarefas com marcos e messages gratuitamente. O trabalho em equipe também tem um aplicativo de bate-papo instantâneo fantástico para colaboração.
Existe um plano gratuito para usuários do Teamwork, que você pode usar para experimentar alguns dos recursos. Se quiser acessar modelos, controle de tempo, faturamento e bate-papo, você precisará pagar pelo menos o $10 plano por mês. Há também uma variedade de planos premium para aqueles dispostos a pagar mais por recursos de bônus. Planos empresariais estão disponíveis mediante solicitação.
Zoho é uma das ferramentas mais conhecidas no ambiente de vendas, capaz de se integrar a diversas ferramentas de conversão, gestão de relacionamento com o cliente e muito mais. Mais do que um único aplicativo, Zoho tem tudo que você precisa para manter sua equipe funcionando perfeitamente, desde gerenciamento de e-mail a software de help desk e suporte de CRM.
Zoho Projetos é o sistema de gerenciamento de projetos, onde você encontra tudo o que precisa para apoiar equipes ágeis a um preço acessível. Você pode visualizar tarefas em estilos tradicionais ou Kanban e definir requisitos específicos para cada projeto. Você também poderá controlar o tempo que seus usuários estão ativos no quadro - mas não é um recurso extenso.
Embora um nível gratuito esteja disponível para Zoho Projetos, você só poderá gerenciar até 3 de seus funcionários aqui. Se você quiser uma experiência mais rica em recursos, precisará fazer upgrade para um dos planos premium que começam em US $ 5 por mês por usuário. Os descontos estão disponíveis para compras anuais.
Trello é o melhor sistema de gerenciamento de projetos para marcas modernas que gostam de trabalhar com quadros Kanban simples e convenientes. Muitas ferramentas de gerenciamento de projetos podem ter um pouco de curva de aprendizado quando você começa a usá-las, mas esse não é o caso do Trello. Aqui, você obtém uma paisagem conveniente onde pode gerenciar projetos arrastando e soltando-os em diferentes segmentos.
A plataforma é extremamente flexível, adequada para todos os tipos de equipes e projetos, incluindo projetos de marketing, desenvolvimento de software, rastreamento de RH, pipelines de vendas e muito mais. Trello é um dos produtos mais populares do mercado hoje, com placas, listas e cartões que você pode personalizar e expandir o quanto quiser.
Os clientes podem escolher a visualização que faz mais sentido para eles ao construir seus quadros. Há também um conjunto de integrações intuitivas com coisas como calendários e Ferramentas de colaboração (Microsoft Teams e Slack) para ajudá-lo a permanecer conectado.
O preço do Trello começa em US $ 0 por mês para toda a sua equipe, o que lhe dará acesso aos recursos básicos e gerenciamento do conselho. Se precisar gerenciar mais trabalho em escala, você pode atualizar para o pacote mais barato por US $ 5 por mês, por usuário. Pacotes empresariais estão disponíveis mediante solicitação.
Uma das ferramentas de gerenciamento de projetos mais conhecidas disponíveis atualmente, Asana é fantástico para manter o controle de metas, listas de tarefas e muito mais. Este produto tem tudo a ver com simplicidade, projetado para reunir equipes onde quer que estejam para trabalhar em metas e ideias compartilhadas. O ecossistema Asana é fácil de usar, com acesso a um sistema de linha do tempo abrangente, quadros para rastrear tarefas cruciais e muito mais.
Existem até opções disponíveis para automatizar o trabalho de rotina. Por exemplo, você pode definir regras que garantam que uma parte crucial do conteúdo produzido por um redator seja enviada diretamente para um editor quando carregada. Os desenvolvedores da plataforma queriam tornar a experiência do usuário o mais conveniente possível, mesmo para trabalhadores remotos e híbridos.
Como muitas ferramentas líderes de gerenciamento de projeto, o Asana também vem com acesso a integrações para uma variedade de ferramentas poderosas como Slack, Outlook, Office 365 e Google Drive.
O preço do Asana começa com um plano gratuito, onde você pode acessar tarefas, projetos e messages, armazenamento de arquivos e registros de atividades para até 15 pessoas. Existe um plano premium para $10.99 e as empresas também podem acessar um plano empresarial entrando em contato com a equipe de vendas da Asana.
Uma das ferramentas de gerenciamento de projetos mais simples, mas com mais recursos disponíveis, Campo de base ajuda você a fazer tudo, desde acompanhar as listas de tarefas até acessar o bate-papo em grupo em tempo real. Para empresas que trabalham com uma variedade de funcionários remotos, o Basecamp provavelmente será muito atraente, graças aos recursos de “check-in automático” para funcionários e mes.sage bordo.
Os usuários podem organizar seu ambiente Basecamp para atender às suas necessidades, acessar painéis com documentos e arquivos, agendar informações e alertas, tudo na mesma página. Você pode acompanhar projetos de vários ambientes diferentes no mesmo lugar, e há alguns ótimos aplicativos móveis disponíveis também.
O Basecamp promete às empresas uma forma melhor de trabalhar ao permitir o acesso a todas as ferramentas de comunicação, agendamento de alertas e outras funcionalidades no mesmo local. Você pode até integrar ferramentas de orçamento e controle de tempo de terceiros.
Ao contrário de outras soluções de gerenciamento de projeto, Basecamp mantém as coisas simples com uma faixa mensal fixa para tudo que você precisa. O preço de $ 99 por mês é oferecido após 30 dias de teste gratuito e inclui suporte ilimitado para projetos e usuários.
Wrike é um atraente sistema de gerenciamento de projetos semelhante ao Trello em muitos aspectos. Como o Trello, você pode organizar tarefas em grades e quadros. No entanto, o Wrike é considerado um pouco mais simples, com acesso a gráficos de Gantt, painéis úteis e um conjunto abrangente de ferramentas de relatórios.
Para agilizar os resultados do trabalho, as empresas podem criar fluxos de trabalho personalizados para manter sua equipe na mesma página, com acionadores automatizados. Você pode fazer upload de arquivos para seus funcionários, definir prazos e acompanhar o andamento em um cronograma totalmente alinhado. Há até acesso a uma ferramenta de controle de tempo, então você não precisa se preocupar em buscar integrações de terceiros.
Wrike é uma ferramenta conveniente que continua a adicionar novos recursos o tempo todo, como um sistema de verificação e aprovação de colaboração. Você também poderá integrar seu ambiente Wrike com outras soluções em nuvem como o Google Drive. O atendimento ao cliente é fantástico, com muito suporte para pessoas que precisam de orientação extra na configuração.
Não há versão gratuita do Wrike. O pacote mais barato começa em $ 9.80 por mês para até 5 usuários, e você também pode acessar um pacote empresarial para entre 5 e 200 usuários por $ 24.80 por mês. Se você precisar de recursos ou ferramentas específicas, pode entrar em contato com o Wrike para obter um plano personalizado.
Melhor para usuários do ecossistema MS Office
Ideal se você já está confortável com o ecossistema do Microsoft Office, o Microsoft Project é um dos produtos mais duradouros no cenário atual. Introduzido em 1984, embora apenas em um formato muito simples, o Microsoft Project evoluiu para se tornar uma ferramenta obrigatória para muitos gerentes de projeto. No entanto, ele tem uma curva de aprendizado um pouco maior do que muitas das ferramentas que abordamos até agora.
Com a mesma aparência da maioria dos outros aplicativos do Microsoft Office, o Project parecerá familiar se você estiver acostumado com coisas como Excel e Word. Não há muitos tutoriais ou dicas para ajudá-lo de outra forma, o que pode tornar esta ferramenta um pouco complexa. No lado positivo, você obtém ferramentas de relatórios excepcionais, fluxos de gerenciamento de projetos personalizáveis e integrações com ferramentas líderes.
O acesso a recursos como o Microsoft Teams significa que você também pode combinar suas soluções de gerenciamento de projetos com colaboração, vídeo e audioconferência. Há até suporte para coisas como arquivos e Compartilhamento de tela para ajudar as equipes a trabalharem juntas de forma mais eficaz.
O preço começa em torno $10 por usuário por mês. Você também pode adicionar suporte para o Microsoft Project ao seu ecossistema do Office se já tiver uma assinatura do Office 365.
Um dos maiores desafios para encontrar o software de gerenciamento de projetos certo é descobrir que tipo de solução você precisa. Há mais de um tipo de solução de gerenciamento de projeto, com base na implantação e no caso de uso. Por exemplo, as opções de implantação incluem:
Os tipos de uso também influenciarão o tipo de ferramenta de gerenciamento de projeto que você escolher. Por exemplo, existem ferramentas de gerenciamento de projetos de “uso único” ou “pessoais” destinadas a manter as pessoas organizadas. Você pode rastrear suas próprias listas de tarefas, mas não atribua tarefas a outros membros da equipe. Este sistema de gerenciamento de projeto é geralmente muito direto e simples, e é por isso que você pode encontrar muitos fornecedores que oferecem funcionalidade pessoal gratuitamente.
As ferramentas colaborativas de gerenciamento de projetos são muito mais comuns atualmente. São soluções que permitem que pessoas de diversos ambientes se conectem no mesmo espaço por um objetivo ou projeto alinhado. A maioria das ferramentas colaborativas vem com uma variedade de recursos para ajudar as equipes de hoje a se manterem produtivas. Por exemplo, você pode obter quadros com cartões de tarefas de arrastar e soltar e recursos de chat para que os funcionários possam se comunicar em tempo real.
A maioria das ferramentas de gerenciamento de projetos também será flexível o suficiente para se integrar a outros serviços. Isso garante que você possa construir o tipo exato de sistema de que precisa, dependendo de seu setor e de seus objetivos. Por exemplo, você também pode querer implementar recursos para gerenciamento de orçamento e faturamento ou gerenciamento de estoque
O software de gerenciamento de projetos é uma tecnologia desenvolvida para ajudar equipes e pequenas empresas a acompanhar os projetos e cumprir prazos cruciais. Essas ferramentas podem ajudar equipes remotas e híbridas a trabalharem juntas de forma mais eficiente ou simplesmente apoiar um indivíduo na realização de mais tarefas de acordo com suas programações ou necessidades específicas. Há uma ampla gama de ferramentas de gerenciamento de projetos disponíveis hoje, e algumas vêm com acesso a recursos adicionais, como controle de tempo e faturamento.
Existem todos os tipos de empresas que podem se beneficiar do acesso ao software de gerenciamento de projetos. Se sua equipe tem funcionários trabalhando remotamente ou fora do escritório, uma solução de gerenciamento de projetos deve tornar muito mais fácil para eles colaborarem em tempo real. Você pode usar esses serviços para melhorar a produtividade e garantir que tarefas importantes também sejam concluídas no prazo.
A simplicidade de sua ferramenta de gerenciamento de projetos dependerá de muitos fatores diferentes. Ferramentas mais simples com menos recursos levarão menos tempo para serem aprendidas. No entanto, a maioria dos serviços de gerenciamento de projeto é construída pensando na facilidade de uso. Isso significa que você deve ser capaz de encontrar uma solução com uma interface limpa e simples, recursos convenientes e até mesmo guias úteis para começar.
O preço de sua ferramenta de gerenciamento de projeto pode variar de uma solução simples de software gratuito a um serviço caro e complicado. As soluções corporativas feitas sob medida para empresas com requisitos específicos e necessidades de conformidade costumam ser mais caras do que as ofertas para pequenas empresas. Apesar de uma despesa inicial, uma solução de gerenciamento de projetos pode ajudá-lo a economizar dinheiro ao longo do tempo, se aumentar suas chances de realizar o trabalho rapidamente.
O software de gerenciamento de projeto certo para você depende de uma série de fatores diferentes, incluindo o tamanho do seu negócio, que tipo de metas você deseja realizar e de quantos serviços você precisa. Se você precisa de um software de gerenciamento de projetos que facilite a colaboração com membros remotos de sua equipe, ferramentas como Monday.com são extremamente úteis, com recursos de check-in e até ferramentas de mensagens para manter as pessoas conectadas.
Se você está procurando uma ferramenta confiável de gerenciamento de projetos no estilo Kanban, Trello pode ser a opção perfeita, com a funcionalidade fácil de arrastar e soltar. Para funcionalidade simples com suporte extra ao cliente, o Wrike é uma escolha fantástica, com gráficos de mosquitos fáceis de seguir.
Qual solução você escolherá? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.